Dakar: Piloto espanhol precisou ser ressuscitado após acidente e está internado em coma induzido

Carles Falcón disputa o Dakar pela segunda vez; espanhol foi enviado a Riyadh para tratamento

Carles Falcón

O piloto espanhol Carles Falcón está internado em Riyadh, capital da Arábia Saudita após sofrer um grave acidente durante a disputa da segunda etapa do Dakar 2024. Falcón está em coma induzido para tratar um edema cerebral e uma fratura na vértebra C2.

"O espanhol Carles Falcón (#135) sofreu uma queda no quilômetro 448 da especial de hoje às 1552, horário local", disse o Dakar em comunicado.

Leia também:

"Alertados imediatamente por um piloto que vinha próximo, os organizadores enviaram o helicóptero médico, que atendeu ao piloto ferido em estado considerado grave. Falcón foi enviado ao hospital Al Duwadimi. Nas próximas horas disponibilizaremos um comunicado completo".

Essa é a segunda participação do piloto catalão na prova mais dura do mundo. Em 2022, ele foi 68º no geral e 16º colocado na classe "Original by Motul", uma modalidade na qual os pilotos estão só diante do perigo, tendo inclusive que fazer os reparos em suas máquinas.

Além disso, Falcón queria completar a edição do ano passado com um objetivo especial: "Meu companheiro de equipe, Isaac Feliu, sofreu um forte acidente na nona etapa, e agora voltamos juntos para acabar o que não pudemos. Vamos mentalmente preparados após a experiência de 2022".

O diretor da prova, David Castera, reuniu os veículos de imprensa no fim do dia para dar detalhes sobre o acidente de Falcón:

"Ele caiu no fim do estágio, não lembro o quilômetro exato, acho que o 482º, estou dizendo isso de cabeça. Então, chegamos com o médico que o encontrou em um estado complicado. Ele não tinha pulso e precisou ser ressuscitado".

"Seu batimento está melhor agora, ele está no hospital e estamos testando tudo para ver o que faremos, se podemos operá-lo ou estabilizá-lo primeiro antes de levá-lo a Riyadh. Porém, o que não tenho agora é a informação completa sobre o que podemos e o que precisamos fazer. Ele está estável, e isso é o mais importante".

Quando questionado sobre o que havia acontecido, Castera indicou que ainda é cedo para dizer: "Não tenho como responder porque o médico ainda está no hospital. Cada um diz uma coisa, mas sei que ele sofreu uma queda e nós chegamos 16 minutos depois com o helicóptero".

"Temos que esperar mais para saber se sua vida está em perigo. Temos que esperar o exame para ver o que aconteceu. Parece que ele tem efusão, pulmões comprimidos, mas esse não é sério. O importante é ver a cabeça. Ele bateu com a cabeça, então estamos vendo se houve uma fratura. Ele já mexeu a cabeça, então estamos focados nisso".

Já no fim da noite, a equipe divulgou um boletim da situação de Falcón, confirmando uma fratura da vértebra C2:

"Ele se encontra em coma induzido e tem um edema cerebral. As perspectivas de recuperação ainda são incertas neste estágio, e o piloto deve ficar pelo menos uma semana no hospital em Riyadh".

"O piloto da TwinTrail Racing Team Carles Falcón, que participava do Dakar pela segunda vez, sofreu um acidente sério no fim do segundo estágio. Ele foi evacuado de helicóptero. Inicialmente, Carlos estava inconsciente e sem um pulso, mas os médicos conseguiram ressuscitá-lo".

"Ele foi admitido ao hospital em Al Duwadimi, onde foi submetido a testes. Foi confirmada a fratura da C2, que precisa ser operada urgentemente. Ele será transferido para o hospital de Riyadh ainda hoje. Carles será mantido sedado pelos próximos dias para monitorar a evolução do edema em sua cabeça".

"Isaac Feliu, seu companheiro de equipe, não continuará na corrida, e viajou com a imprensa para estar ao seu lado. Assim que tivermos notícias, vamos informá-los sobre sua condição e evolução. A equipe e a família estão gratos por todas as mensagens de apoio que recebemos".

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e McLAREN

Podcast #263 – Max mais incomodado? Briga pela P2 acirrada? O que esperar da F1 2024?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Em dia de recorde para o lendário Peterhansel, brasileiros seguem em busca de pódio
Próximo artigo Moraes faz história e se torna o primeiro brasileiro a vencer uma especial no Dakar entre os carros

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil