Mau tempo desafia parte boliviana do Dakar
Previsão de chuva para os próximos dias na Bolívia ameaça realização do maior rali do mundo
A chuva vem. As nuvens escuras cobriram La Paz no dia de descanso, nesta sexta-feira e as previsões são unânimes: choverá nos próximos três dias. Mas a organização do Dakar parece não estar preocupada.
"Planejamos as especiais sabendo o contexto que encontraríamos na Bolívia. Nunca é fácil e acredito e espero que nos afetem da menor maneira possível", disse Marc Coma ao Motorsport.com no bivouac de La Paz.
"Na quinta-feira, tivemos uma primeira complicação (cortaram 118 quilômetros cronometrados das motocicletas e quads). Tivemos que aproveitar o resto do dia para reestruturar tudo, mas não temos nenhuma mudança de planos no momento."
Na quinta-feira, precisamente, a organização desviou os participantes que entraram no final da tarde no segundo estágio especial (194 km) do lago Titicaca devido à neve que estava caindo e à lama em que o curso se tornou.
Para o sábado, a primeira parte da maratona que se afastará de La Paz em direção a Uyuni depois de passar por Oruro, se espera chuvas leves durante a manhã e uma tempestade de raios durante o dia na área de Oruro, onde há um ano o Dakar teve que cancelar um estágio e evacuar o bivouac. Os pilotos chegarão a 3.900 metros de altitude.
Para domingo, na segunda parte da Maratona, os pilotos estarão acima de 3.800 metros e chegarão a 4.800. Nesse dia, tempestades são esperadas em Uyuni e chuvas intensas e tempestades em Tupiza, onde o bivouac será instalado.
E para segunda-feira, com o estágio que começa em Tupiza e atinge Salta, 755 km depois, a situação não deve mudar.
"Viemos de uma ideia ambiciosa porque sabemos que as condições que podemos encontrar podem ser complicadas, nosso objetivo é sempre fazer 100%, mas se tivermos de sair de algum lugar, faremos isso sem nenhum problema."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.