Peterhansel vence e lidera; brasileiros têm problemas
Mesmo com o contratempo de um acidente, Stephane Peterhansel vence décimo estágio e lidera entre os carros; Leandro Torres e Lourival Roldan enfrentam problemas e perdem ponta nos UTVs
Sebastian Loeb cruzou em primeiro lugar o décimo estágio do Dakar, realizado nesta quinta-feira (12). Entretanto, após a Stephane Peterhansel colidir com uma moto e perder tempo, o que fez com que o francês seguisse na liderança geral entre os carros.
O trecho entre Chilecito e San Juan teve uma seção cronometrada de 449 km, dividido por uma zona neutra de 90 km.
Peterhansel se aproximava de Loeb ao chegar ao primeiro checkpoint e se envolveu em um incidente com Simon Marcic, piloto da KTM. O atual campeão da competição parou por cerca de dez minutos para socorrer Marcic até que o socorro chegasse - suspeita-se que o esloveno tenha uma fratura em uma das pernas.
Loeb, então, apertou o ritmo e terminou em primeiro a disputa desta quinta, com Cyril Despres em segundo, a 2min33s do vencedor. Apesar dos contratempos, Peterhansel foi o terceiro, a praticamente sete minutos de Loeb.
Após o término do estágio, a organização da competição devolveu 14min13s para Peterhansel, que se tornou então o vencedor do estágio e reconquistou a liderança na classificação geral, com Loeb em segundo, a 5min50s do líder. Despres é o terceiro, a quase 26 minutos de Peterhansel.
Em dia de punição e problemas para Quintanilha, Sunderland segue líder
O décimo estágio do Dakar para as motos foi de muita confusão para os líderes, que se perderam com erros de navegação.
Inicialmente, a vitória ficara nas mãos de Michael Metge. Seria a primeira vitória em estágio da carreira, mas o francês recebeu uma punição de uma hora e Joan Barreda herdou o primeiro lugar na disputa desta quinta.
O dia também foi marcado pelos problemas enfrentados por Pablo Quintanilha. Além do tempo perdido com um defeito mecânico, o chileno ainda sofreu uma queda e chegou a desmaiar, perdendo posições na classificação geral. Sam Sunderland, apesar das dificuldades na navegação, segue na liderança geral.
Nos quadriciclos, Sergey Karyakin venceu o décimo estágio e se aproximou do título. Agora, o russo possui 21min05s de vantagem sobre Ignacio Casale, o segundo colocado.
Torres/Roldan enfrentam problemas e perdem liderança nos UTVs
Nos UTVs, o que vinha sendo uma campanha histórica para Leandro Torres e Lourival Roldan, líderes da competição na categoria, acabou se tornando um pesadelo nesta quinta-feira.
A dupla enfrentou problemas antes do segundo ponto de checagem e não aparecia na classificação geral até o final desta quinta. Em uma grande reviravolta na competição, os russos Maganov Ravil e Kirill Shubin subiram para a liderança da competição, com Wang Fujiang e Li Wei em segundo.
Nikolaev assume ponta nos caminhões
Eduard Nikolaev, campeão da competição entre os caminhões em 2013, venceu o décimo estágio e assumiu a liderança entre os veículos pesados. Dimitry Sotnikov, que era o líder da classificação geral até então e agora está a cinco minutos do novo líder.
Gerard de Rooy foi o terceiro, a mais de dez minutos do vencedor do dia, e agora está a 23min43s do líder da competição - com poucas chances de título, portanto.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.