F1 - Norris: McLaren ainda é "muito ruim" em curvas de baixa velocidade

Chefe da equipe, Andrea Stella falou sobre a importância dos desafios da próxima etapa, na Hungria, para que o time tenha uma melhor noção de seu potencial

Lando Norris, McLaren MCL60, Oscar Piastri

Andy Hone / Motorsport Images

Segundo colocado no GP da Grã-Bretanha com a McLaren, Lando Norris celebrou a evolução de sua equipe na Fórmula 1 2023, mas ressaltou que o MCL60 ainda é "muito ruim" em curvas de baixa velocidade.

A análise do britânico vem após o time de Woking introduzir, em Silverstone, a segunda de três partes de um grande pacote de atualizações, cuja aplicação inicial começou apenas com Norris na Áustria, onde Lando foi quarto.

O editor recomenda:

Na Inglaterra, o companheiro de Norris, Oscar Piastri, da Austrália, também teve as novidades, que serão 'completadas' para o novato e o inglês no GP da Hungria. De qualquer forma, o pacote já surtiu efeito: além dos resultados de Lando, o rookie da McLaren chegou em quarto em Silverstone.

Entretanto, mesmo superando a Mercedes dos compatriotas Lewis Hamilton, terceiro, e George Russell, quinto, Norris afirma que o monoposto da escuderia laranja ainda é "muito ruim" em curvas de baixa.

Lando ponderou ainda que o melhor gerenciamento do desgaste de pneus na Grã-Bretanha também pode ser explicado pelas características de Silverstone, de modo que é prematura para tirar conclusões sobre o real potencial do revisado MCL60 com relação a diferentes tipos de pista na F1.

Ao Motorsport.com, o piloto da McLaren comentou sobre a degradação dos compostos: "Em Bahrein, foi exatamente o oposto. Essas pistas [como Silverstone] nos permitem cuidar bem dos pneus".

"Somos muito, muito competitivos em alta velocidade e estamos quase no mesmo nível do que a Red Bull pode alcançar. E, na verdade, em velocidade média, como na curva 15 aqui, a Stowe, eu diria que estamos perto de ter o melhor carro do grid."

Lando Norris, McLaren MCL60, Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, Oscar Piastri, McLaren MCL60

Lando Norris, McLaren MCL60, Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, Oscar Piastri, McLaren MCL60

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Ponderando sobre os pontos fortes e fracos do pacote da McLaren, Norris disse que ainda há um grande problema nas curvas lentas -- nas quais Hamilton conseguiu colocá-lo sob pressão no fim do GP.

"Temos um carro ruim, e quando digo ruim, quero dizer péssimo, nas curvas de baixa velocidade. É extremamente difícil de pilotar. Sinto que [as pessoas] estão empolgadas e aceito isso, mas vamos para algumas pistas onde tenho certeza de que as pessoas vão dizer: 'O que aconteceu agora? Como  ficou tão ruim de repente?'. Então, melhoramos muitas coisas, mas é que essa pista nos permitiu cuidar bem dos pneus e mantê-los em boas condições. É simples assim."

"Muito disso é específico da pista. Não quero me empolgar demais. A atualização trouxe coisas boas, mas ainda há muitas coisas que estão a quilômetros de distância. Portanto, há muito mais trabalho a ser feito em muitas áreas."

As claras fraquezas do pacote da McLaren são o motivo pelo qual o chefe da equipe, Andrea Stella, está ansioso pelos desafios da próxima corrida, na Hungria, já que o traçado apertado e sinuoso de Hungaroring exporá problemas.

"De certa forma, estamos ansiosos pela Hungria, para verificar de forma mais abrangente onde realmente estamos. Não há tantas curvas de alta, é uma pista dominada por velocidades baixas e médias. Além disso, há o calor, que, mais uma vez, representará um desafio para nós", afirmou Stella.

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate caos dos limites de pista na Áustria: qual a solução?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior RETA FINAL: Norris manda real sobre McLaren, Ricciardo ameaça Nyck. Pérez fica?
Próximo artigo F1: Ida de Ricciardo para a AlphaTauri no lugar de De Vries é questão de tempo, diz Ralf Schumacher

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil