Verstappen ficou impressionado com atenção da Honda aos detalhes
Holandês da Red Bull destacou a confiabilidade do motor Honda e disse se identificar com a forma de trabalho focada e silenciosa dos japoneses

Max Verstappen, terceiro colocado no mundial de Fórmula 1 de 2019, disse ter adorado trabalhar com a Honda, nova fornecedora de motores da Red Bull, por conta das práticas de trabalho e atenção aos detalhes da fabricante japonesa, até mesmo na precisão como manuseiam "fios e adesivos".
Leia também:
A Red Bull, de Verstappen, fez uma parceria com a Honda em 2019, depois de se separar da Renault, fornecedora de longa data, com que Verstappen teve um relacionamento tenso devido aos motores pouco potentes e confiáveis da fabricante francesa.
Apesar de a Honda ter começado o ano com um déficit de potência significativo, teve boa evolução ao longo da temporada. permitindo a Verstappen vencer três corridas e conquistar duas poles, enquanto a confiabilidade dos motores Honda foi perfeita com a Red Bull.
Verstappen disse ao Motorsport.com que estava encantado com a Honda nesta temporada, não apenas pelo que produziu na pista, mas também por seus métodos de trabalho.
"Acho que tudo correu muito bem", disse ele. "No começo, era um mistério o que eles trariam ao longo do ano, mas acho que eles fizeram grandes melhorias. O que foi muito importante em comparação com o que tínhamos antes em termos de confiabilidade.
"Neste ano, nunca abandonamos por causa de um problema com a Honda. E se você quiser lutar por um campeonato mundial, é disso que precisa. Então, estou muito impressionado com a maneira como eles estão trabalhando."
"Eu realmente amo trabalhar com eles, porque são pessoas de poucas palavras, exatamente como eu, mas muito focadas no que têm que fazer. Eu realmente gosto de trabalhar com eles. São muito profissionais".
"Eles [dão atenção até] a como os fios se conectam ao motor, à correspondência dos adesivos. São pequenas coisas, mas para mim é muito importante. São detalhes e essa atenção a isso, que é algo que precisa existir".
A Honda produziu quatro motores diferentes ao longo da temporada, um a mais do que seus rivais, na tentativa de alcançar Ferrari e Mercedes em termos de desempenho. Embora as atualizações tenham causado punições aos pilotos da Red Bull, o holandês afirmou que valeu a pena.
"Especialmente a quarta atualização", disse ele. "Sabíamos que seria um grande passo. E foi um bom passo à frente. Eles continuam se esforçando muito para tentar trazer as melhorias e para eles não há limites. Farão tudo para alcançar isso".
Embora tenha terminado a temporada à frente dos pilotos da Ferrari, em terceiro na classificação geral, Verstappen disse que "sempre queremos mais, nunca ficamos satisfeitos".
Sobre a rivalidade entre as três equipes de ponta e sobre o desempenho da Red Bull Honda em classificatórios, algo que também representou uma evolução ao longo de 2019, o holandês destacou a proximidade para os rivais.
"Acho que a classificação depende um pouco do layout da pista", disse ele sobre como seu time se compara aos rivais. "De um fim de semana para o outro, foi muito próximo entre as três equipes. Estamos em uma boa posição. Mas, é claro, sempre queremos mais. Portanto, ainda há muito trabalho a fazer."
Verstappen, vitorioso em grandes corridas
Em tempos de pleno domínio da Mercedes e lampejos da Ferrari, o piloto da Red Bull conquistou vitórias marcantes. E sempre se superou para chegar aos triunfos. Na galeria especial abaixo, o Motorsport.com relembra as vitórias espetaculares do holandês. Confira:
GP da Espanha de 2016

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP da Espanha de 2016

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
GP da Espanha de 2016

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
GP da Espanha de 2016

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP da Espanha de 2016

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP da Malásia de 2017

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Malásia de 2017

Foto de: Red Bull Content Pool
GP da Malásia de 2017

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Malásia de 2017

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Malásia de 2017

Foto de: Red Bull Content Pool
GP do México de 2017

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do México de 2017

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
GP do México de 2017

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
GP do México de 2017

GP do México de 2017

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
GP da Áustria de 2018

Foto de: Manuel Goria / Motorsport Images
GP da Áustria de 2018

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
GP da Áustria de 2018

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
GP da Áustria de 2018

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP da Áustria de 2018

Foto de: Manuel Goria / Motorsport Images
GP do México de 2018

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
GP do México de 2018

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
GP do México de 2018

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
GP do México de 2018

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
GP do México de 2018

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
GP da Áustria de 2019

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
GP da Áustria de 2019

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP da Áustria de 2019

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP da Áustria de 2019

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP da Áustria de 2019

Foto de: Honda
GP da Alemanha de 2019

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
GP da Alemanha de 2019

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
GP da Alemanha de 2019

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
GP da Alemanha de 2019

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
GP da Alemanha de 2019

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
GP do Brasil de 2019

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
GP do Brasil de 2019

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
GP do Brasil de 2019

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
GP do Brasil de 2019

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
GP do Brasil de 2019

Foto de: LAT Images
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Artigo anterior
F1 divulga aumento de presença de público nos autódromos em 2019
Próximo artigo
Ricciardo sobre Renault: "Ainda temos muito trabalho a fazer"

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Equipes | Red Bull Racing |
Autor | Scott Mitchell |