Alonso diz que tem ideia clara sobre seu futuro, mas fora da F1
"Eu tenho uma ideia clara do que vou fazer. Não estou esperando alguém da F1 me ligar", disse o bicampeão da Fórmula 1
Em meio às especulações sobre seu futuro, Fernando Alonso voltou a negar que voltará à Fórmula 1 em breve, dizendo que está focado em melhores desafios em outras categorias do automobilismo mundial.
Depois de vencer as 24 Horas de Le Mans pela segunda vez, o espanhol encerrou sua passagem pelo Campeonato Mundial de Endurance (WEC) com o título. O sucesso de Alonso nas corridas longas veio após o fracasso na tentativa de correr as 500 Milhas de Indianápolis neste ano.
Altos e baixos à parte, o fato é que o bicampeão da F1 não tem seu futuro definido para a temporada 2020, já que confirmou sua saída do WEC e negou a possibilidade de correr na IndyCar em tempo integral.
Outro caminho cogitado para Alonso foi o rali, já que o piloto espanhol testou a Hilux com a qual a Toyota disputou o Rally Dakar em 2019. Entretanto, o piloto negou que participará de campeonatos off road.
Assim, um retorno do bicampeão à F1 (relembre suas atuações mais destacadas na categoria em galeria no fim desta matéria) voltou a ganhar força nos últimos dias, especialmente após a evolução da McLaren na atual temporada. O espanhol deixou a equipe no fim da temporada passada, mas ainda têm vínculo com o time de Woking.
Entretanto, a escuderia britânica confirmou a manutenção de sua atual dupla de pilotos, Carlos Sainz e Lando Norris, para a temporada 2020, fechando a porta para Alonso e o brasileiro Sérgio Sette Câmara.
Desta forma, outras opções ventiladas para o espanhol foram Ferrari e Red Bull. No caso da escuderia italiana, o bicampeão poderia ocupar a vaga de Sebastian Vettel, que estaria cogitando seu retorno justamente para a Red Bull. O alemão, porém, tem contrato com o time de Maranello até o fim de 2020.
Já no caso da Red Bull, caso Vettel de fato fique na Ferrari, a vaga para a qual Alonso poderia rumar seria a de Pierre Gasly, que vem decepcionando em sua temporada de estreia pelo time de energéticos. Entretanto, o consultor da equipe, Helmut Marko, deixou claro que a contratação do espanhol é inviável por causa de sua desgastada relação com a Honda.
Alonso comentou: "Nos últimos anos, o que a F1 pode me oferecer em nível pessoal não é atraente o suficiente. Foi uma experiência excepcional para mim, mas hoje não encontro na F1 os desafios que quero”.
O bicampeão também falou sobre seu futuro, mas sem dar pistas: "Eu tenho uma ideia clara do que vou fazer. Não estou esperando alguém da F1 me ligar. Sempre escolhi onde e quando queria correr, porque me decido com base no que me faz feliz. O que farei no futuro está na minha cabeça e será conhecido no devido tempo".
O espanhol comentou ainda sobre sua experiência com a Toyota Hilux do Rally Dakar: "É um evento atraente, o mais importante do rali, mas também oposto às minhas qualidades ou modo de pilotar. Eu nunca competi no rali, então tentar o mais difícil do mundo de repente seria algo extremo".
GALERIA: As 25 atuações mais destacadas de Alonso na Fórmula 1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.