Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Análise

Análise: a história da foto mais comentada da semana

Quando o fotógrafo Peter Fox foi para as curvas Degner em Suzuka, durante os treinos livres do GP do Japão, mal sabia o que viria pela frente

Nico Rosberg, Mercedes F1 AMG

A foto da Mercedes de Nico Rosberg com toda a carga sobre o pneu traseiro esquerdo começou a se espalhar pelas redes sociais com os fãs e figuras-chave do esporte, elogiando a imagem, dias depois do GP do Japão. 

Mas seu impacto foi amplificado, quando o próprio Rosberg a twittou, perguntando quem foi o responsável por ela.

 

Com 1,6 milhões de seguidores, a imagem de Peter Fox foi retuitada 2.100 vezes e recebeu 5.600 likes.

O Motorsport.com falou com algumas figuras-chave de como a fotografia surgiu, e porque ela causou um impacto tão grande.

O fotógrafo

Peter Fox: Eu estava na Degner 1 para segunda sessão de treinos livres na sexta-feira e fui lá porque eu sabia que os carros teriam uma grande carga lateral. Vou lá há vários anos e tenho fotos de épocas anteriores, mas nunca vi um carro com essa carga.

Os outros carros estavam passando na mesma linha, mas mesmo os que tinham a mesma carga, tinham comportamentos diferentes e você pode ver a roda dianteira subindo. O que é particularmente interessante é que a roda traseira está com grande carga e a roda dianteira está no chão. Assim, a suspensão está funcionando perfeitamente bem.

Se você olhar para a próxima foto, que está fora de foco, o carro está completamente o oposto. A suspensão está levantada e parece que o carro está momentaneamente no ar. É incrível como ele se redefine.

Poucos dias após da corrida, Nico colocou a imagem no Twitter e perguntou de quem era. Eu não sei quem mostrou a ele, mas Nico tem muitos seguidores e uma vez que fui mencionado, tive que desligar meu celular por causa das notificações. Foram sinais sonoros à noite toda.

Quando acordei de manhã e comecei a ler o que todo mundo escreveu, isso me mostrou realmente o poder de uma imagem. Acho que foi Mark Gallagher que escreveu que esta imagem explica mais do que jamais poderia fazer com palavras.

 

O Piloto

Nico Rosberg: É uma imagem impressionante. É raro que você veja as forças em um carro de F1 tão claras em uma foto. Foi uma captura especial, muito impressionante. O pneu foi deformando. E foi uma volta normal. Não aconteceu nada específico.

A equipe

Paddy Lowe: É muito bom ver uma fotografia capturar um carro de F1 no limite. É uma foto muito dramática. Estes carros suportam cargas incríveis e se você vê algumas das peças que estão sendo testadas em laboratório e as cargas que elas suportam, as deformações podem ser realmente muito chocantes.

Acho que ele capturou um momento específico, com o pneu traseiro esquerdo estando particularmente submetido à pressão. Podemos ver como toda a parede lateral se distorcia e estou certo de que a câmera capturou o momento mais extremo da carga.

O Pneu

Mario Isola (Pirelli): Normalmente vemos este tipo de deformação do pneu nos dados, temos que levar em conta as forças laterais, vemos a compressão, vemos as ondas e muitos parâmetros que trabalham nos pneus. Então, quando você vê uma imagem como essa, ela te traz um efeito diferente. Eu também estava observando algumas vezes no monitor e você vê a deformação do pneu. É bastante impressionante e algo que nós conhecemos, e que consideramos em nossa simulação.

Mas a imagem é realmente extrema. Posso imaginar que se você tirar uma foto na Eau Rouge, por exemplo, você poderá ver algo muito semelhante.

Esta fotografia é um bom item para mostrar a todos que as forças que atuam sobre os pneus dos carros da F1 são muito, muito extremas. Então, quando estamos falando de um aumento de 1 ou 2 PSI de pressão, você pode facilmente compreender a partir disso. Precisamos de ar dentro do pneu para suportar este tipo de stress.

A imagem do carro de Rosberg foi usada com permissão de Peter Fox (@ peterjfoxf1). Mais informações e outras fotografias podem ser encontradas em http://www.peterjfox.com

Artigo anterior Massa admite superioridade da Force India após classificação
Próximo artigo Pilotos da F1 elogiam ‘regra Max Verstappen’ em disputas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros