Recomendado para você

Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas

Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas
Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá

Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência
Comentários

ANÁLISE: Chegada de Nielsen impede "guerra" entre FIA e F1

Novo diretor esportivo parece agradar "gregos e troianos" em um momento na qual FIA e F1 aparentam ter uma relação estremecida

Mohammed bin Sulayem, President, FIA with Stefano Domenicali, CEO, Formula 1

A reorganização da FIA anunciada nesta quarta-feira (18) traz uma boa notícia. Se tentarmos ir além do comunicado, surge uma imagem muito clara: a Fórmula 1 decidiu apoiar a Federação Internacional de Automobilismo em um momento certamente delicado da reestruturação iniciada pelo presidente Mohammed ben Sulayem.

A notícia pode ser interpretada dessa forma porque Steve Nielsen, o novo diretor esportivo, era uma figura-chave na gestão da F1, sendo o número três do staff de Stefano Domenicali.

Leia também:

Nielsen, que acumula passagens por Lotus, Tyrrell, Benetton e AlphaTauri, terá um papel fundamental na nova estrutura, sendo responsável por todos os assuntos esportivos, começando pela supervisão da direção de prova e do centro de operações remotas, além das mudanças no regulamento esportivo.

A notícia tem um importante reflexo político, porque a chegada de Nielsen à FIA pode ser lida como um "desabafo" ao promotor do campeonato ou o início de uma colaboração. Fica cada vez mais claro que se trata de um apoio da F1 à Federação em uma etapa delicada.

Steve Nielsen

Steve Nielsen

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Nielsen não era o único nome na lista para a vaga. Segundo rumores, foram consideradas pessoas como Ron Meadows, da Mercedes, e Jonathan Wheatley, da Red Bull, mas, por serem personagens ativos em equipes de ponta e pelo seu envolvimento em polêmicas recentes com a direção de prova, suas contratações poderiam ser mal-interpretadas.

Esses não era o único problema, porque qualquer um dos dois teria que passar por um ano de "quarentena" antes de assumir o cargo, enquanto a FIA precisava de alguém imediatamente. Nielsen é uma das poucas pessoas universalmente respeitadas pelo paddock por seu profissionalismo, sendo considerada uma figura "neutra", ideal para o papel que terá.

Domenicali se deu conta de que, com uma F1 capaz de despertar a curiosidade de uma nova geração de fãs, que já ajudam a bater recorde de presença nos circuitos, além de uma visibilidade midiática sem precedentes, não é possível ter uma FIA fragilizada, constantemente no centro das polêmicas.

As declarações de Sulayem sobre a entrada da Andretti na F1 com a Cadillac, que contrastam radicalmente com as de Domenicali, sugerem uma forte divisão de opiniões, que precede uma verdadeira guerra de poder. E esse não é o primeiro episódio. No ano passado, o bloqueio da FIA sobre a expansão das corridas sprints já indicava um clima azedo entre as partes.

Nielsen, por sua vez, parece ser o ponto de encontro entre dois mundos com objetivos completamente diferentes: a F1 se preocupa com o crescimento da categoria em busca do máximo de benefício comercial, permitindo uma entrada maior de receita, enquanto a FIA garantirá a gestão do campeonato, definindo as regras do jogo.

Em alguns aspectos, isso parece relembrar as disputas entre Bernie Ecclestone, ex-chefão da F1, e Max Mosley, ex-presidente da FIA, há alguns anos. Nesse período, eles discutiam tudo às claras, enquanto fechavam acordos amistosos nos bastidores. Seria Nielsen uma trégua na luta pelo poder ou o começo de novos problemas?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #212 – Polêmica: as verdades inconvenientes sobre a F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Russell se adaptou melhor ao W13 do que Hamilton, segundo Mercedes
Próximo artigo F1: GP de Miami anuncia recapeamento e novo paddock, mas sem mudanças ao layout da pista

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros