Análise técnica de Giorgio Piola
Assunto

Análise técnica de Giorgio Piola

ANÁLISE: Confira detalhes minuciosos no design do novo carro da AlphaTauri

Equipe italiana apresentou versão renderizada do monoposto de 2022, onde é possível notar alguns aspectos do regulamento revisado

ANÁLISE: Confira detalhes minuciosos no design do novo carro da AlphaTauri
Carregar reprodutor de áudio

Dois carros reais de Fórmula 1 de 2022 foram revelados até agora, com McLaren e a Aston Martin oferecendo um sabor diferente em termos de design. E enquanto a AlphaTauri optou por seguir o caminho da Haas e revelar apenas algumas renderizações digitais, o que podemos ver já aponta para o AT03 ter alguma individualidade graças a vários elementos de layout distintos.

Leia também:

Primeiro, o bico e a asa dianteira interagem de uma maneira muito diferente do AMR22 (Aston Martin) e MCL36 (McLaren).

No carro da AlphaTauri, o bico se estende para a frente sobre o conjunto da asa dianteira, conectando-o a todos os quatro elementos, e a superfície se estende abaixo da linha da asa dianteira.

O design geral da asa dianteira em si não mostra muitos dos detalhes que você esperaria ver com base nos outros lançamentos até então, o que significa que podemos esperar algo um pouco diferente quando o carro for à pista para testes.

AlphaTauri AT03

AlphaTauri AT03

Photo by: AlphaTauri

Apesar da mudança da McLaren para pull-rod na frente do carro e push-rod na traseira, A AlphaTauri manteve o layout de push-rod na frente e pull-rod na traseira.

Um dos principais pontos do design nesta temporada são os sidepods, com o design geral do AT03 compartilhando algumas semelhanças com a Aston Martin.

Ambos têm a entrada em forma de caixa que alimenta para trás em uma seção mais alta, que envolve os radiadores, intercoolers e eletrônicos mais reclinados. Isso resulta em um grande rebaixo que permitirá a passagem do fluxo de ar abaixo e ao redor do sidepod, da mesma maneira que o AMR22.

AlphaTauri AT03

AlphaTauri AT03

Photo by: AlphaTauri

No entanto, onde o design do Aston Martin aproveita as brânquias de resfriamento no topo do sidepod que foram reintroduzidas este ano, a AlphaTauri rejeitou essa ideia e esses componentes no AT03 afunilam para baixo em direção ao chão.

Isso irá reduzir o fluxo de ar para a região de coke bottle, com a saída de resfriamento principal posicionada acima para ajudar a enquadrar a direção do fluxo de ar e rejeitar o calor dentro do carro sobre a asa de elemento duplo.

O uso dessa saída de resfriamento mais alta se deve em parte à maneira como a equipe empacota mais radiadores e resfriadores da unidade de energia na linha central do monoposto, com a equipe usando um arranjo de refrigerador no estilo de sela há vários anos e como visto abaixo no AT02.

AlphaTauri AT02 detail

AlphaTauri AT02 detail

Photo by: Giorgio Piola

O perímetro externo do assoalho do AT03 também está posicionado mais baixo devido ao formato do sidepod.

Ele também fica entre as duas seções mais altas da entrada do túnel e o difusor. Também é interessante que a seção do assoalho à frente do pneu traseiro é muito mais curta do que estamos acostumados.

Da parte traseira, podemos ver como todos esses recursos funcionam contra o background da grande saída do difusor.

Notavelmente, ainda há o gerador de vórtice que vimos nos últimos anos, além da asa de elemento duplo, moldada de forma inteligente para criar mais distância entre as bordas da peça na seção central do que na externa.

AlphaTauri AT03

AlphaTauri AT03

Photo by: AlphaTauri

F1: MCLAREN 'imita' Aston Martin e lança carro REAL de 2022, com esquema de cores INOVADOR; confira

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #161: O que aprovamos e reprovamos para temporada 2022 da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

compartilhar
comentários
F1: Chefe da AlphaTauri acredita que carros continuarão com dificuldades de seguir em curvas de alta
Artigo anterior

F1: Chefe da AlphaTauri acredita que carros continuarão com dificuldades de seguir em curvas de alta

Próximo artigo

F1: Williams anuncia acordo com Duracell antes do lançamento de 2022

F1: Williams anuncia acordo com Duracell antes do lançamento de 2022