Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

ANÁLISE F1: Entenda falhas na performance da Ferrari na Austrália

Scuderia saiu da corrida em Melbourne com 'gosto amargo na boca'

Lewis Hamilton, Ferrari

A Ferrari saiu do GP da Austrália da Fórmula 1 com um sétimo lugar no campeonato de construtores, atrás da Sauber. Em Melbourne, surgiram não apenas deficiências técnicas, mas também estratégicas e no relacionamento entre os pilotos que lutam para permanecer na zona de pontos.

O SF-25, o carro de 2025 da Scuderia, foi abaixo das expectativas iniciais: será apenas um problema envolvendo as condições de Albert Park ou um sinal de alerta?

Leia também:

Da dupla da Ferrari, Charles Leclerc terminou em oitavo e Lewis Hamilton em décimo, atrás do C45 de Nico Hulkenberg, equipado com a mesma unidade de potência, considerado o carro mais fraco do grid.

Esse é o número que fotografa um início de campeonato que não poderia ter sido pior. O ex-chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto, pode ter sorrido com a situação, mas a Ferrari expôs todas as suas deficiências nesse início de temporada.

O SF-25 foi abaixo das expectativas, enquanto os engenheiros estavam convencidos de que haviam preparado a viagem para Albert Park da melhor maneira possível depois de processar os dados coletados nos testes do Bahrein.

A Ferrari foi a única das principais equipes a chegar a Melbourne com uma asa de carga aerodinâmica média, enquanto as rivais optaram por configurações mais baixas em busca de desempenho.

Lewis Hamilton, Ferrari

Lewis Hamilton, Ferrari

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Na sexta-feira, com uma pista 'limpa', o carro vermelho se defendeu, alimentando a ideia de que poderia ser a segunda força atrás da favorita McLaren, mas depois, com o aumento da aderência do asfalto, a performance do carro vermelho se deteriorou.

O treino classificatório foi abaixo do esperado (Leclerc, sétimo, e Hamilton, oitavo) e algumas vozes fizeram acreditar que a corrida seria diferente, pela previsão de chuva. A asa carregada, de fato, poderia ter sido uma vantagem em relação à água e havia a esperança de que a corrida corrigisse um pouco as coisas.

O resultado, no entanto, foi ainda pior. O carro provou ser muito baixo na sexta-feira e, quando foi levantado para evitar estragar a derrapagem, perdeu downforce.

Um problema sério, porque o SF-25 foi projetado com um mapa aerodinâmico agressivo e, se acrescentarmos a isso o fato de que ele tinha um "paraquedas" atrás, podemos entender por que ele não teve desempenho.

A Austrália não é um circuito importante para julgar um carro, teremos que esperar o que aconterá na China e, acima de tudo, no Japão para ter uma ideia do verdadeiro valor do carro da Scuderia.

Lewis Hamilton, Ferrari

Lewis Hamilton, Ferrari

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

O monoposto não pode ser tão ruim assim: no entanto, é necessário identificar o problema de equilíbrio que tirou a confiança de Lewis Hamilton, que parecia muito desajeitado em sua estreia na Ferrari.

Já se sabia que ele ainda não tinha alcançado a confiança com a SF-25, mas o inglês nem mesmo encontrou a sensação com o engenheiro de pista, Riccardo Adami: pelo rádio, houve algumas "asperezas" durante o GP como prova de uma afinação que ainda não existe.

E é certo que... a aspereza também foi vista na pista com Charles, quando as duas Ferraris disputaram não a vitória, mas a permanência nos pontos.

Charles Leclerc, Ferrari

Charles Leclerc, Ferrari

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

E Leclerc, além de uma excelente largada em que ganhou algumas posições, nunca teve o ritmo necessário para almejar posições honrosas no campeonato. Como 'cereja do bolo', houve também a estratégia errada com o pit stop atrasado na volta 34.

A Ferrari precisa virar a página e pensar imediatamente em Xangai, na esperança de que o desastre australiano continue sendo um episódio isolado. A temporada ainda tem 23 etapas pela frente...

NORRIS 1º, PIASTRI ERRA, MAX 2º! BORTOLETO abandona em CHUVA CAÓTICA no GP; Hamilton 10º

Watch: F1 AO VIVO: Tudo do GP DA AUSTRÁLIA, com ESTREIA DE BORTOLETO e CAOS NA CHUVA de Melbourne | PÓDIO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #325 – As certezas que veremos no GP da Austrália, com Tiago Mendonça, da Band

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo! 

Artigo anterior ANÁLISE F1: Entenda como Bortoleto e Antonelli impressionaram em suas estreias na Austrália
Próximo artigo F1 - Galvão: "Quando vejo o Hamilton na Ferrari, vejo um pouco de Senna"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros