ANÁLISE: Quais serão os próximos passos de Sebastian Vettel e Ferrari?

A saída de Vettel da Ferrari levanta muitas dúvidas sobre os próximos passos de ambos na F1

ANÁLISE: Quais serão os próximos passos de Sebastian Vettel e Ferrari?
Carregar reprodutor de áudio

As duas maiores questões levantadas pelo desenvolvimento sensacional dos últimos dias são: Vettel irá para outra equipe na Fórmula 1? E quem será seu substituto em uma das vagas mais cobiçadas no esporte?

A dinâmica em Maranello mudou drasticamente ao longo de 2019 quando Charles Leclerc se mostrou ainda mais competitivo do que qualquer um poderia esperar.

Leia também:

A Ferrari e o mundo sempre souberam que ele era bom, mas desde o início ele estava indo melhor que Vettel constantemente nas classificações e nas corridas, e cometeu menos erros críticos. E fez tudo isso com um estilo e modo que fez todos gostarem dele.

Ao assinar um acordo de cinco anos com o monegasco, a Ferrari deixou claro que vê em Leclerc seu futuro.

Com o contrato atual de Vettel chegando ao final em 2020, sempre houve um debate intrigante entre a equipe e o tetracampeão, com a situação ficando ainda mais complexa com a paralisação do esporte.

A Ferrari tinha que decidir - considerando que a primeira opção era realmente renovar com Vettel - por quanto tempo eles queriam mantê-lo, enquanto continuavam procurando por jovens pilotos promissores que, como Leclerc, representam o futuro.

Com vários contratos chegando ao fim esse ano, a Ferrari tinha um objetivo claro em mente: não chegar no meio do ano em uma situação onde a maioria dos candidatos que desejavam já estivessem comprometidos com outras equipes a longo prazo.

Sebastian Vettel, Ferrari

Sebastian Vettel, Ferrari

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Em uma entrevista com jornalistas há um mês, Vettel havia sugerido que o assunto poderia ser resolvido antes do início da temporada.

"Obviamente depende de onde teremos a primeira corrida", disse. "E há uma chance de termos que resolver isso antes mesmo da prova, porque, no momento, parece que não teremos corridas antes de junho, julho".

"Então acho que estamos esperando. Mas, como disse antes, a minha prioridade, em um primeiro momento, é garantir que estamos lidando com a situação de modo certo, e com isso, a discussão foi colocada em segundo plano. E acredito que isso esteja acontecendo por aí também".

Quando perguntado sobre a possibilidade dele estar correndo na nova era da F1, em 2022, ele disse que sua intenção é estar presente.

"Acho que, não importa qual será o acordo, acho que estarei confortável na equipe que estiver. Então, em termos de duração, não sei. Normalmente, todos os contratos que assinei no passado eram de três anos".

"Eu sei que sou um dos pilotos mais experientes na F1, mas não sou o mais velho e não acho que há um limite de idade para isso. Então, como disse, vou me decidir com base no que estiver mais confortável"

Foi apurado que Vettel recebeu uma oferta de um ano, com a opção de renovação por mais um ano, e que ele preferia um comprometimento a longo prazo com a equipe.

Como foi noticiado, ele também recebeu uma oferta de salário menor do que estava acostumado - com algumas fontes afirmando que isso significava ter um "status igual" a seu companheiro de equipe, mais jovem e com menos experiência.

Essas negociações são sempre complexas quando envolvem os grandes nomes de uma era, e do lado do piloto, a satisfação é uma combinação de salário oferecido e uma sensação de que você é visto como parte essencial da equação - e o primeiro é, obviamente, um fator derivado do segundo.

Charles Leclerc, Ferrari, and Sebastian Vettel, Ferrari

Charles Leclerc, Ferrari, and Sebastian Vettel, Ferrari

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

No comunicado oficial divulgado pela Ferrari hoje, Vettel negou que o dinheiro foi o motivo, mas ele está intrinsecamente ligado ao ponto-chave.

"A equipe e eu percebemos que não existe mais um desejo comum de continuarmos juntos além desta temporada", disse. "A questão financeira não pesou nessa decisão conjunta. Esse não é o modo que eu tomo certas decisões na vida, e nunca será".

A frustração para ambas as partes é que a temporada não começou. Nesse momento, já deveriam ter acontecido seis corridas, com uma visão clara começando a surgir sobre a posição competitiva das equipes, após a controvérsia do motor ilegal do ano passado. Mas, principalmente, como que ficaria o duelo entre Vettel e Leclerc. Claramente o tetracampeão tinha a esperança de desafiar seu companheiro de equipe, para colocar as decepções de 2019 para trás.

Sobre seu futuro, vamos ter que esperar para ver se ele aceita que a temporada de 2020 será sua última ou se ele já está buscando outras opções pelo grid.

Vettel é um homem de família, e completará 33 anos em julho. Assim como os demais, ele se acostumou a um tipo de vida diferente da que ele estava acostumado desde que começou sua carreira no kart.

Talvez ele não esteja mais tão decidido a fazer o tipo de comprometimento necessário para se manter no topo do esporte.

Ele já deu pistas sobre isso no comunicado de hoje: "O que vem acontecendo nos últimos meses nos levaram a refletir sobre quais são nossas verdadeiras prioridades na vida. É necessário usar a imaginação e adotar uma nova abordagem para uma situação que mudou. Eu mesmo vou usar o tempo para refletir sobre o que realmente importa sobre meu futuro".

Então, o que acontece se ele quiser correr em 2021? O problema é que há muita incerteza sobre o futuro do esporte e seu lado financeiro. Nenhuma equipe assinou ainda o novo Pacto de Concórdia, então é difícil para qualquer uma se comprometer a longo prazo, especialmente em termos de um mega salário.

Vettel teria um grande apelo para a Mercedes, e é fácil especular sobre uma troca simples com Hamilton. Mas o hexacampeão já deixou claro diversas vezes que ele está comprometido com sua casa atual, buscando até um papel de embaixador a longo prazo, como foi com Stirling Moss.

Porém, terminar a carreira na Ferrari é tentador para todos, e sabemos que ambas as partes já estiveram em contato.

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10, leads Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10, leads Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images

O que pode pesar para Hamilton é que o futuro da Mercedes ainda é meio nebuloso, ainda mais sobre a posição de Toto Wolff, que deixou uma saída futura como possibilidade há um ou dois anos. O relacionamento entre Lewis e Toto é parte fundamental da equação, e estamos interessados em saber o que vai acontecer.

Um retorno de Vettel à Red Bull tem uma cara legal, e sem dúvidas deixaria a Honda feliz. Mas entrar em uma equipe que está construída ao redor de Max Verstappen pode não ser a melhor saída para Vettel. E a equipe também está satisfeita com Alex Albon, que é rápido, barato e sem comprometimentos, e que teve um final de 2019 bom.

A McLaren também foi mencionada, e o nome de Vettel tem certo apelo para Andreas Seidl, que já trabalhou com ele na época de BMW Sauber. Um acordo também colocaria Vettel mais próximo da Mercedes, devido ao acordo de fornecimento de motores com a McLaren.

Porém, é difícil acreditar que a equipe que está lutando duramente pela redução do orçamento teria verba para pagar o tipo de salário de Vettel. Há também uma dúvida sobre Vettel estar disposto a aceitar um "projeto" como o de seu amigo Kimi Raikkonen na Alfa Romeo, correndo um ou dois anos em uma equipe do meio do grid, buscando um Top 6 nas corridas.

A lista da Ferrari tem, realisticamente, três nomes: Antonio Giovinazzi, Carlos Sainz e Daniel Ricciardo.

O primeiro é um pupilo da Ferrari e o piloto reserva da equipe, e seria lógico ver ele seguindo a rota de Leclerc, saindo da Alfa. Ele teve um início difícil em 2019, mas entregou boas performances no final do ano.

Porém, sua relativa falta de experiência pesa contra ele, apesar do fato de Leclerc ter feito a mudança com apenas um ano no grid.

Ao longo das férias, ele se esforçou para melhorar, e tinha a esperança de ir melhor que Raikkonen em 2020 - mas a falta de corridas significa que ele não teve a chance fundamental de ganhar quilometragem e mostrar o que poderia fazer contra Kimi. O lado positivo é que ele está ali, e não vai a lugar nenhum.

Ricciardo e Sainz são candidatos ideais para a Ferrari - simplesmente parece encaixar.

Mencionado a mais tempo nessa disputa pela vaga, o australiano é mais velho, tem mais experiência e já venceu corridas. Enquanto isso, Sainz tem um bom 2019 a seu favor, e está ficando melhor com o tempo.

Ambos trazem características similares, como velocidade e um talento completo. Eles também seriam bons companheiros de equipe, que podem se ligar a Leclerc para sobreviver no ambiente hostil da Ferrari.

Ricciardo tem também um ponto positivo em seu currículo: ter mostrado em 2014 que era capaz de correr ao lado e vencer Vettel.

Os dois tem trajetórias similares, com seus caminhos se cruzando diversas vezes. Se Sainz sair da McLaren, Ricciardo - que quase assinou com a equipe anteriormente - seria um candidato ideal para a vaga em Woking.

Uma coisa é certa - podemos não ter muita ação de pista na F1 no momento, mas há muita coisa acontecendo nos bastidores. E vocês podem ter certeza que um certo Fernando Alonso vai deixar claro seu interesse em ocupar essa vaga na Ferrari...

Fernando Alonso

Fernando Alonso

Photo by: Steven Tee / Motorsport Images

GALERIA: Relembre todas as vitórias de Sebastian Vettel na F1

GP da Itália de 2008
GP da Itália de 2008
1/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da China de 2009
GP da China de 2009
2/53

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

GP da Grã-Bretanha de 2009
GP da Grã-Bretanha de 2009
3/53

Foto de: XPB Images

GP do Japão de 2009
GP do Japão de 2009
4/53

Foto de: XPB Images

GP de Abu Dhabi de 2009
GP de Abu Dhabi de 2009
5/53

Foto de: XPB Images

GP da Malásia de 2010
GP da Malásia de 2010
6/53

Foto de: XPB Images

GP da Europa de 2010
GP da Europa de 2010
7/53

Foto de: XPB Images

GP do Japão de 2010
GP do Japão de 2010
8/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP do Brasil de 2010
GP do Brasil de 2010
9/53

Foto de: XPB Images

GP de Abu Dhabi de 2010
GP de Abu Dhabi de 2010
10/53

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

GP da Austrália de 2011
GP da Austrália de 2011
11/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Malásia de 2011
GP da Malásia de 2011
12/53

Foto de: XPB Images

GP da Turquia de 2011
GP da Turquia de 2011
13/53

Foto de: XPB Images

GP da Espanha de 2011
GP da Espanha de 2011
14/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP de Mônaco de 2011
GP de Mônaco de 2011
15/53

Foto de: XPB Images

GP da Europa de 2011
GP da Europa de 2011
16/53

Foto de: XPB Images

GP da Bélgica de 2011
GP da Bélgica de 2011
17/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Itália de 2011
GP da Itália de 2011
18/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP de Singapura de 2011
GP de Singapura de 2011
19/53

Foto de: XPB Images

GP da Coreia de 2011
GP da Coreia de 2011
20/53

Foto de: XPB Images

GP da Índia de 2011
GP da Índia de 2011
21/53

Foto de: XPB Images

GP do Bahrein de 2012
GP do Bahrein de 2012
22/53

Foto de: XPB Images

GP de Singapura de 2012
GP de Singapura de 2012
23/53

Foto de: XPB Images

GP do Japão de 2012
GP do Japão de 2012
24/53

Foto de: XPB Images

GP da Coreia de 2012
GP da Coreia de 2012
25/53

Foto de: XPB Images

GP da Índia de 2012
GP da Índia de 2012
26/53

Foto de: XPB Images

GP da Malásia de 2013
GP da Malásia de 2013
27/53

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

GP do Bahrein de 2013
GP do Bahrein de 2013
28/53

Foto de: XPB Images

GP do Canadá de 2013
GP do Canadá de 2013
29/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Alemanha de 2013
GP da Alemanha de 2013
30/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Bélgica de 2013
GP da Bélgica de 2013
31/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Itália de 2013
GP da Itália de 2013
32/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP de Singapura de 2013
GP de Singapura de 2013
33/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Coreia de 2013
GP da Coreia de 2013
34/53

Foto de: XPB Images

GP do Japão de 2013
GP do Japão de 2013
35/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Índia de 2013
GP da Índia de 2013
36/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP de Abu Dhabi de 2013
GP de Abu Dhabi de 2013
37/53

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

GP dos Estados Unidos de 2013
GP dos Estados Unidos de 2013
38/53

Foto de: XPB Images

GP do Brasil de 2013
GP do Brasil de 2013
39/53

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

GP da Malásia de 2015
GP da Malásia de 2015
40/53

Foto de: XPB Images

GP da Hungria de 2015
GP da Hungria de 2015
41/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP de Singapura de 2015
GP de Singapura de 2015
42/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Austrália de 2017
GP da Austrália de 2017
43/53

Foto de: XPB Images

GP do Bahrein de 2017
GP do Bahrein de 2017
44/53

Foto de: LAT Images

GP de Mônaco de 2017
GP de Mônaco de 2017
45/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Hungria
GP da Hungria
46/53

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

GP do Brasil de 2017
GP do Brasil de 2017
47/53

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

GP da Austrália de 2018
GP da Austrália de 2018
48/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP do Bahrein de 2018
GP do Bahrein de 2018
49/53

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP do Canadá de 2018
GP do Canadá de 2018
50/53
GP da Grã-Bretanha de 2018
GP da Grã-Bretanha de 2018
51/53

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

GP da Bélgica de 2018
GP da Bélgica de 2018
52/53

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

GP de Singapura de 2019
GP de Singapura de 2019
53/53

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

GALERIA: Todos os pilotos e carros da história da Ferrari na Fórmula 1

1950: Ferrari 125
1950: Ferrari 125
1/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Giovanni Bracco, Raymond Sommer, Luigi Villoresi, Peter Whitehead
1950-1951: Ferrari 375
1950-1951: Ferrari 375
2/75

Foto de: Ferrari Media Center

Piloto: Alberto Ascari, Dorino Serafini, Luigi Villoresi, Piero Taruffi, Jose Froilan Gonzalez, Chico Landi
1952-1953: Ferrari 500
1952-1953: Ferrari 500
3/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, André Simon, Piero Taruffi, Luigi Villoresi
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
4/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Piero Carini, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Robert Manzon
1954-1955: Ferrari 625
1954-1955: Ferrari 625
5/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Eugenio Castellotti, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
6/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Giuseppe Farina, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Harry Schell, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
7/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Juan Manuel Fangio, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Luigi Musso, André Pilette, Wolfgang von Trips
1957: Lancia-Ferrari 801
1957: Lancia-Ferrari 801
8/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Luigi Musso, Cesare Perdisa, Maurice Trintignant, Wolfgang von Trips
1958-1960: Ferrari 246
1958-1960: Ferrari 246
9/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Cliff Allison, Jean Behra, Tony Brooks, Peter Collins, Olivier Gendebien, Ritchie Ginther, Jose-Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Mike Hawthorn, Phil Hill, Willy Mairesse, Luigi Musso, Wolfgang von Trips
1960: Ferrari 246P
1960: Ferrari 246P
10/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Ritchie Ginther
1961-1962: Ferrari 156
1961-1962: Ferrari 156
11/75

Foto de: Sutton Motorsport Images

Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Olivier Gendebien, Richie Ginther, Phil Hill, Willy Mairesse, Pedro Rodriguez, Ricardo Rodriguez, Wolfgang von Trips
1963: Ferrari 156/63
1963: Ferrari 156/63
12/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Willy Mairesse, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1964-1965: Ferrari 158
1964-1965: Ferrari 158
13/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, John Surtees, Nino Vaccarella
1964-1965: Ferrari 1512
1964-1965: Ferrari 1512
14/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Pedro Rodriguez, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1966: Ferrari 246/66
1966: Ferrari 246/66
15/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti
1966-1967: Ferrari 312
1966-1967: Ferrari 312
16/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Mike Parkes, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1967-1968: Ferrari 312/67
1967-1968: Ferrari 312/67
17/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Lorenzo Bandini, Derek Bell, Andrea de Adamich, Jacky Ickx, Ludovico Scarfiotti, Jonathan Williams
1968-1969: Ferrari 312/68
1968-1969: Ferrari 312/68
18/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Derek Bell, Jacky Ickx, Pedro Rodriguez
1969: Ferrari 312/69
1969: Ferrari 312/69
19/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Tino Brambilla, Pedro Rodriguez
1969-1971: Ferrari 312B
1969-1971: Ferrari 312B
20/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Mario Andretti, Ignazio Giunti, Jacky Ickx, Clay Regazzoni
1971-1973: Ferrari 312B/2
1971-1973: Ferrari 312B/2
21/75

Foto de: Lucien Harmegnies

Piloto: Mario Andretti, Nanni Galli, Jacky Ickx, Arturo Merzario, Clay Regazzoni
1973: Ferrari 312B3-73
1973: Ferrari 312B3-73
22/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Jacky Ickx, Arturo Merzario
1974-1975: Ferrari 312B3-74
1974-1975: Ferrari 312B3-74
23/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1975-1976: Ferrari 312T
1975-1976: Ferrari 312T
24/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1976-1978: Ferrari 312T2
1976-1978: Ferrari 312T2
25/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann, Gilles Villeneuve
1978-1979: Ferrari 312T3
1978-1979: Ferrari 312T3
26/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Carlos Reutemann, Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1979: Ferrari 312T4
1979: Ferrari 312T4
27/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1980: Ferrari 312T5
1980: Ferrari 312T5
28/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1981: Ferrari 126CK
1981: Ferrari 126CK
29/75

Foto de: Ercole Colombo

Piloto: Didier Pironi, Gilles Villeneuve
1982: Ferrari 126C2
1982: Ferrari 126C2
30/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Mario Andretti, Didier Pironi, Patrick Tambay, Gilles Villeneuve
1983: Ferrari 126C2B
1983: Ferrari 126C2B
31/75

Foto de: Ercole Colombo

Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1983: Ferrari 126C3
1983: Ferrari 126C3
32/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1984: Ferrari 126C4
1984: Ferrari 126C4
33/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Rene Arnoux
1985: Ferrari 156/85
1985: Ferrari 156/85
34/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, René Arnoux, Stefan Johansson
1986: Ferrari 156/85
1986: Ferrari 156/85
35/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Stefan Johansson
1987: Ferrari F1-87
1987: Ferrari F1-87
36/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1988: Ferrari F1-87/88C
1988: Ferrari F1-87/88C
37/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1989: Ferrari 640
1989: Ferrari 640
38/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Gerhard Berger, Nigel Mansell
1990: Ferrari 641
1990: Ferrari 641
39/75

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Nigel Mansell, Alain Prost
1991: Ferrari 642
1991: Ferrari 642
40/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Alain Prost
1991: Ferrari 643
1991: Ferrari 643
41/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gianni Morbidelli, Alain Prost
1992: Ferrari F92A
1992: Ferrari F92A
42/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli, Nicola Larini
1992: Ferrari F92AT
1992: Ferrari F92AT
43/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli
1993: Ferrari F93A
1993: Ferrari F93A
44/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1994: Ferrari 412T1
1994: Ferrari 412T1
45/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger, Nicola Larini
1994: Ferrari 412T1B
1994: Ferrari 412T1B
46/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1995: Ferrari 412T2
1995: Ferrari 412T2
47/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1996: Ferrari F310
1996: Ferrari F310
48/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1997: Ferrari F310B
1997: Ferrari F310B
49/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1998: Ferrari F300
1998: Ferrari F300
50/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1999: Ferrari F399
1999: Ferrari F399
51/75

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Eddie Irvine, Mika Salo, Michael Schumacher
2000: Ferrari F1-2000
2000: Ferrari F1-2000
52/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2001-2002: Ferrari F2001
2001-2002: Ferrari F2001
53/75

Foto de: Ferrari Media Center

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2002-2003: Ferrari F2002
2002-2003: Ferrari F2002
54/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2003: Ferrari F2003-GA
2003: Ferrari F2003-GA
55/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2004: Ferrari F2004
2004: Ferrari F2004
56/75

Foto de: Bridgestone Corporation

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2005: Ferrari F2005
2005: Ferrari F2005
57/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2006: Ferrari 248F1
2006: Ferrari 248F1
58/75

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Michael Schumacher
2007: Ferrari F2007
2007: Ferrari F2007
59/75

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2008: Ferrari F2008
2008: Ferrari F2008
60/75

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2009: Ferrari F60
2009: Ferrari F60
61/75

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Pilotos: Luca Badoer, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2010: Ferrari F10
2010: Ferrari F10
62/75

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2011: Ferrari F150
2011: Ferrari F150
63/75

Foto de: Ferrari Media Center

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2012: Ferrari F2012
2012: Ferrari F2012
64/75

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2013: Ferrari F138
2013: Ferrari F138
65/75

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2014: Ferrari F14 T
2014: Ferrari F14 T
66/75

Foto de: Rainier Ehrhardt

Pilotos: Fernando Alonso, Kimi Räikkönen
2015: Ferrari SF-15T
2015: Ferrari SF-15T
67/75

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2016: Ferrari SF16-H
2016: Ferrari SF16-H
68/75

Foto de: Pirelli

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2017: Ferrari SF70H
2017: Ferrari SF70H
69/75

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2018: Ferrari SF71H
2018: Ferrari SF71H
70/75

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2019: Ferrari SF90
2019: Ferrari SF90
71/75

Foto de: Ferrari

Pilotos: Charles Leclerc, Sebastian Vettel
2020: Ferrari SF1000
2020: Ferrari SF1000
72/75

Foto de: Ferrari

Pilotos: Charles Leclerc e Sebastian Vettel
2020: Ferrari SF1000
2020: Ferrari SF1000
73/75

Foto de: Ferrari

2020: Ferrari SF1000
2020: Ferrari SF1000
74/75

Foto de: Ferrari

2020: Ferrari SF1000
2020: Ferrari SF1000
75/75

Foto de: Ferrari

Charles Leclerc, Mattia Binotto e Sebastian Vettel

VÍDEO: Massa relembra dia que Raikkonen 'zoou' Schumacher

PODCAST: Os cinco maiores mitos e verdades da F1

 

compartilhar
comentários
Ricciardo diz que não quer esperar até julho para definir equipe para 2021
Artigo anterior

Ricciardo diz que não quer esperar até julho para definir equipe para 2021

Próximo artigo

Leclerc agradece Vettel pelas lições apesar de "momentos tensos na pista"

Leclerc agradece Vettel pelas lições apesar de "momentos tensos na pista"
Carregar comentários