Fórmula 1
25 mar
Próximo evento em
58 dias
06 mai
Próximo evento em
100 dias
20 mai
Próximo evento em
114 dias
R
GP do Azerbaijão
03 jun
Próximo evento em
128 dias
10 jun
Próximo evento em
135 dias
24 jun
Próximo evento em
149 dias
R
GP da Áustria
01 jul
Próximo evento em
156 dias
R
GP da Grã-Bretanha
15 jul
Próximo evento em
170 dias
29 jul
Próximo evento em
184 dias
R
GP da Bélgica
26 ago
Próximo evento em
212 dias
02 set
Próximo evento em
219 dias
09 set
Próximo evento em
226 dias
23 set
Próximo evento em
240 dias
R
GP de Singapura
30 set
Próximo evento em
247 dias
07 out
Próximo evento em
254 dias
21 out
Próximo evento em
268 dias
28 out
Próximo evento em
275 dias
05 nov
Próximo evento em
283 dias
R
GP da Austrália
18 nov
Próximo evento em
296 dias
R
GP da Arábia Saudita
03 dez
Próximo evento em
311 dias
R
GP de Abu Dhabi
12 dez
Próximo evento em
320 dias
Análise técnica de Giorgio Piola
Assunto

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica: o que há por trás da Alfa Romeo C39

compartilhar
comentários
Análise técnica: o que há por trás da Alfa Romeo C39
Por:
, Especialista
Co-autor: Matthew Somerfield

Alfa Romeo havia divulgado anteriormente imagens do C39 em um teste na semana passada; o lançamento oficial do carro na quarta permitiu analisar alguns aspectos do design

Alfa Romeo C39 detail

Alfa Romeo C39 detail

Photo by: Alfa Romeo

No ano passado, a Alfa foi pioneira com sua asa dianteira "sem carga", talvez até com a variante mais agressiva do grid. Em 2020, as coisas não mudaram muito.

Entretanto, a mudança notável estão nas aletas principal e secundária, que permitirá um maior fluxo de ar sob a asa dianteira.

Leia também:

Alfa Romeo Racing C38 front wing detail

Alfa Romeo Racing C38 front wing detail

Photo by: Giorgio Piola

Para comparar, esta é a asa dianteira do ano passado, onde podemos ver uma abordagem mais contundente que a do C39.

Alfa Romeo C39 detail

Alfa Romeo C39 detail

Photo by: Alfa Romeo

No ano passado, a Alfa já tinha um arranjo de três entradas na frente do carro, para se beneficiar do fluxo de ar capaz de passar através da estrutura.

No entanto, esse ano a equipe parece ter optado mais pelo estilo ao invés do resultado, já que a entrada central agora tem o formato distinto da grade da Alfa Romeo.

Alfa Romeo C39 detail

Alfa Romeo C39 detail

Photo by: Alfa Romeo

O arranjo do sidepod, dispositivo aerodinâmico que melhora o fluxo de ar entre as rodas dianteiras e traseiras de monopostos, é muito similar ao do ano passado, mas há alterações significativas quando se trata das bargeboards (peças da carroceria localizadas atrás das rodas dianteiras que auxiliam na aerodinâmica do carro), defletores e peças aerodinâmicas associadas. Agora, o C39 possui um arranjo em formato de bumerangue duplo, similar ao visto na Ferrari.

O elemento superior se funde com o novo painel defletor, que tem uma forma diferente do primeiro, e é acompanhado por dois painéis de estilo similar a uma veneziana.

Alfa Romeo C39 detail

Alfa Romeo C39 detail

Photo by: Alfa Romeo

A Alfa foi uma das primeiras equipes a adotar uma solução de extensão vertical em sua suspensão dianteira, que eleva o braço superior a um local mais desejável do ponto de vista aerodinâmico. No entanto, a equipe deu mais um passo adiante nesse sentido, aumentando substancialmente toda a suspensão dianteira, com o braço inferior agora muito mais próximo do centro da roda.

Alfa Romeo C39 detail

Alfa Romeo C39 detail

Photo by: Alfa Romeo

Por enquanto, não há sinal das antenas, que se projetavam no painel do carro do ano passado, mas isso não quer dizer que a equipe não tenha algo na manga para uma instalação futura.

Alfa Romeo Racing C38 fins

Alfa Romeo Racing C38 fins

Photo by: Giorgio Piola

Na imagem acima, você vê as antenas usadas pela Alfa no C38.

Alfa Romeo C39 detail

Alfa Romeo C39 detail

Photo by: Alfa Romeo

A Alfa seguiu o pioneirismo da Ferrari nesta temporada e passou a adotar uma caixa de ar trapezoidal. No entanto, um grande exaustor também foi colocado na parte de trás para alimentar o sistema de refrigeração e acessórios localizados atrás da unidade de potência.

Alfa Romeo C39 detail

Alfa Romeo C39 detail

Photo by: Alfa Romeo

A equipe dedicou também uma quantidade considerável de trabalho no contorno da asa traseira do C39, a fim de reduzir o arrasto criado nas pontas da asa. É possível notar como a borda anterior da placa final se distancia da horizontal e se curva em direção ao corte traseiro para atingir o resultado.

Alfa Romeo Racing C38 rear wing detail

Alfa Romeo Racing C38 rear wing detail

Photo by: Giorgio Piola

A Alfa introduziu esse recurso de design da placa traseira no C38, após ver a ideia aplicada no STR38.

Veja as imagens do C39

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
1/25

Foto de: Luke Smith

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
2/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
3/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
4/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
5/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
6/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
7/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
8/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
9/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
10/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
11/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
12/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
13/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
14/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
15/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
16/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
17/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
18/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
19/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
20/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
21/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
22/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
23/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
24/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
25/25

Foto de: Alfa Romeo

VÍDEO: Qual carro de 2020 da Fórmula 1 é o mais bonito? Opine!

 

PODCAST #030 - A expectativa para a pré-temporada 2020 da F1:.

 
Bottas supera Pérez na 1ª manhã dos testes de pré-temporada da F1 2020

Artigo anterior

Bottas supera Pérez na 1ª manhã dos testes de pré-temporada da F1 2020

Próximo artigo

Daniel Ricciardo apresenta capacete em homenagem a Kobe Bryant

Daniel Ricciardo apresenta capacete em homenagem a Kobe Bryant
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Equipes Alfa Romeo
Autor Giorgio Piola