Fórmula 1
02 jul
-
05 jul
Evento encerrado
09 jul
-
12 jul
Evento em andamento . . .
16 jul
-
19 jul
Próximo evento em
6 dias
R
GP de 70º aniversário
06 ago
-
09 ago
Próximo evento em
27 dias
27 ago
-
30 ago
Próximo evento em
48 dias
03 set
-
06 set
Próximo evento em
55 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Canceled
24 set
-
27 set
Próximo evento em
76 dias
08 out
-
11 out
Canceled
R
GP dos Estados Unidos
22 out
-
25 out
Próximo evento em
104 dias
29 out
-
01 nov
Próximo evento em
111 dias
12 nov
-
15 nov
Próximo evento em
125 dias
R
GP de Abu Dhabi
26 nov
-
29 nov
Próximo evento em
139 dias
Análise técnica de Giorgio Piola
Assunto

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica: o que há por trás da Alfa Romeo C39

compartilhar
comentários
Análise técnica: o que há por trás da Alfa Romeo C39
Por:
, Especialista
Co-autor: Matthew Somerfield
19 de fev de 2020 14:24

Alfa Romeo havia divulgado anteriormente imagens do C39 em um teste na semana passada; o lançamento oficial do carro na quarta permitiu analisar alguns aspectos do design

Alfa Romeo C39 detail

Alfa Romeo C39 detail

Photo by: Alfa Romeo

No ano passado, a Alfa foi pioneira com sua asa dianteira "sem carga", talvez até com a variante mais agressiva do grid. Em 2020, as coisas não mudaram muito.

Entretanto, a mudança notável estão nas aletas principal e secundária, que permitirá um maior fluxo de ar sob a asa dianteira.

Leia também:

Alfa Romeo Racing C38 front wing detail

Alfa Romeo Racing C38 front wing detail

Photo by: Giorgio Piola

Para comparar, esta é a asa dianteira do ano passado, onde podemos ver uma abordagem mais contundente que a do C39.

Alfa Romeo C39 detail

Alfa Romeo C39 detail

Photo by: Alfa Romeo

No ano passado, a Alfa já tinha um arranjo de três entradas na frente do carro, para se beneficiar do fluxo de ar capaz de passar através da estrutura.

No entanto, esse ano a equipe parece ter optado mais pelo estilo ao invés do resultado, já que a entrada central agora tem o formato distinto da grade da Alfa Romeo.

Alfa Romeo C39 detail

Alfa Romeo C39 detail

Photo by: Alfa Romeo

O arranjo do sidepod, dispositivo aerodinâmico que melhora o fluxo de ar entre as rodas dianteiras e traseiras de monopostos, é muito similar ao do ano passado, mas há alterações significativas quando se trata das bargeboards (peças da carroceria localizadas atrás das rodas dianteiras que auxiliam na aerodinâmica do carro), defletores e peças aerodinâmicas associadas. Agora, o C39 possui um arranjo em formato de bumerangue duplo, similar ao visto na Ferrari.

O elemento superior se funde com o novo painel defletor, que tem uma forma diferente do primeiro, e é acompanhado por dois painéis de estilo similar a uma veneziana.

Alfa Romeo C39 detail

Alfa Romeo C39 detail

Photo by: Alfa Romeo

A Alfa foi uma das primeiras equipes a adotar uma solução de extensão vertical em sua suspensão dianteira, que eleva o braço superior a um local mais desejável do ponto de vista aerodinâmico. No entanto, a equipe deu mais um passo adiante nesse sentido, aumentando substancialmente toda a suspensão dianteira, com o braço inferior agora muito mais próximo do centro da roda.

Alfa Romeo C39 detail

Alfa Romeo C39 detail

Photo by: Alfa Romeo

Por enquanto, não há sinal das antenas, que se projetavam no painel do carro do ano passado, mas isso não quer dizer que a equipe não tenha algo na manga para uma instalação futura.

Alfa Romeo Racing C38 fins

Alfa Romeo Racing C38 fins

Photo by: Giorgio Piola

Na imagem acima, você vê as antenas usadas pela Alfa no C38.

Alfa Romeo C39 detail

Alfa Romeo C39 detail

Photo by: Alfa Romeo

A Alfa seguiu o pioneirismo da Ferrari nesta temporada e passou a adotar uma caixa de ar trapezoidal. No entanto, um grande exaustor também foi colocado na parte de trás para alimentar o sistema de refrigeração e acessórios localizados atrás da unidade de potência.

Alfa Romeo C39 detail

Alfa Romeo C39 detail

Photo by: Alfa Romeo

A equipe dedicou também uma quantidade considerável de trabalho no contorno da asa traseira do C39, a fim de reduzir o arrasto criado nas pontas da asa. É possível notar como a borda anterior da placa final se distancia da horizontal e se curva em direção ao corte traseiro para atingir o resultado.

Alfa Romeo Racing C38 rear wing detail

Alfa Romeo Racing C38 rear wing detail

Photo by: Giorgio Piola

A Alfa introduziu esse recurso de design da placa traseira no C38, após ver a ideia aplicada no STR38.

Veja as imagens do C39

Galeria
Lista

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
1/25

Foto de: Luke Smith

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
2/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
3/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
4/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
5/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
6/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
7/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
8/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
9/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
10/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
11/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
12/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
13/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
14/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
15/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
16/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
17/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
18/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
19/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
20/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
21/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
22/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
23/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
24/25

Foto de: Alfa Romeo

Alfa Romeo C39

Alfa Romeo C39
25/25

Foto de: Alfa Romeo

VÍDEO: Qual carro de 2020 da Fórmula 1 é o mais bonito? Opine!

 

PODCAST #030 - A expectativa para a pré-temporada 2020 da F1:.

 
Próximo artigo
Bottas supera Pérez na 1ª manhã dos testes de pré-temporada da F1 2020

Artigo anterior

Bottas supera Pérez na 1ª manhã dos testes de pré-temporada da F1 2020

Próximo artigo

Daniel Ricciardo apresenta capacete em homenagem a Kobe Bryant

Daniel Ricciardo apresenta capacete em homenagem a Kobe Bryant
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Equipes Alfa Romeo
Autor Giorgio Piola