
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica: veja por que o DRS duplo da Mercedes foi banido
Mago do desenho técnico do Motorsport.com, Giorgio Piola revela os bastidores da tecnologia das Flechas de Prata

Nem todas as soluções técnicas da Fórmula 1 que enfrentam escrutínio regulatório foram totalmente proibidas. De fato, muitas obtiveram ‘autorização’ para pelo menos uma pequena 'permanência' na categoria.
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Em 2012, um sistema introduzido pela Mercedes passou exatamente por isso, pois a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) liberou o que ficou conhecido como DRS duplo para uso durante todo o campeonato.
Era um sistema construído com base em outra solução em que a Mercedes estava trabalhando durante as últimas fases da temporada 2011 e havia sido descoberta por Giorgio Piola naquela época.
GALERIA: Relembre todos os carros da Mercedes na Fórmula 1
1954: Mercedes-Benz W 196 R

Foto de: Daimler AG
1954: Mercedes-Benz W 196 R

Foto de: Daimler AG
1955: Mercedes-Benz W 196 R

Foto de: Daimler AG
2010: Mercedes MGP W01

Foto de: XPB Images
2011: Mercedes MGP W02

Foto de: XPB Images
2012: Mercedes F1 W03

Foto de: XPB Images
2013: Mercedes F1 W04

Foto de: XPB Images
2014: Mercedes F1 W05 Hybrid

Foto de: XPB Images
2015: Mercedes F1 W06 Hybrid

Foto de: XPB Images
2016: Mercedes F1 W07 Hybrid

Foto de: XPB Images
2017: Mercedes F1 W08 Hybrid

Foto de: Mercedes AMG
2018: Mercedes AMG F1 W09 EQ Power+

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
2019: Mercedes AMG W10

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
2020: Mercedes AMG F1 W11

Foto de: Mercedes AMG
2020: Mercedes AMG F1 W11

Foto de: Mercedes AMG
2020: Mercedes AMG F1 W11

Foto de: Mercedes AMG
2020: Mercedes AMG F1 W11

Foto de: Mercedes AMG
A Mercedes tinha várias soluções diferentes de asa dianteira disponíveis no GP do Japão em 2011, e Piola notou como a equipe optou por não exibir seu novo design de asa ao movê-la ao redor do box.
Supondo que a equipe estava procurando esconder algo, Piola fez o possível para obter confirmação. Depois de esperar um pouco, o mago do desenho técnico finalmente conseguiu fazer uma ilustração.

Mercedes W02
Photo by: Giorgio Piola
O acidente de Michael Schumacher na Coréia do Sul confirmou a inovação, pois Piola conseguiu capturar imagens das saídas de ar na parte inferior da asa quando o carro foi içado no caminhão de resgate.
O então chefe da equipe, Ross Brawn, mais tarde encontraria Piola e o parabenizaria por sua descoberta e desenho do sistema, sabendo que o designer era capaz de replicar com precisão o tamanho e a posição sem sequer vê-los.
O duto W, como foi apelidado, era uma solução que procurava alterar as características da asa dianteira conforme a velocidade aumentava, para que o downforce e o arrasto reduzissem de acordo com o uso do DRS.
De qualquer forma, a existência da solução teria vida curta, já que a FIA fez alterações nos regulamentos que estipulavam que a entrada de ar no final do bico não poderia mais ser usada para nada além de propósitos de resfriamento do piloto.


Refinamento do DRS Duplo
O sistema não era extremamente complexo, mas contava com espaço deixado dentro do chassi para permitir o roteamento de toda a tubulação. Como tal, as outras equipes procuraram proibi-lo, em vez de criar suas próprias versões.
Embora a ideia fosse boa, não teria futuro longo. A FIA declarou que só poderia ser usada para 2012. Este era um momento da história da F1 em que as asas flexíveis eram as mais proeminentes, uma característica que a Mercedes não conseguiu explorar totalmente.

Mercedes W03
Photo by: Giorgio Piola
Por exemplo, as placas da asa traseira da equipe tinham que ter uma certa espessura, não apenas para incluir a tubulação do sistema, mas também o método de atuação do DRS. Mas a Red Bull achou adequado desenvolver sua própria versão do DRS duplo de forma diferente.
A solução, apresentada pela Red Bull em Suzuka, duraria apenas algumas corridas, devido às mudanças iminentes nas regras. Mas a equipe decidiu que ainda valia a pena o esforço e usou tubulações na asa traseira e no DRS.

Red Bull RB8
Photo by: Giorgio Piola
DRS e cia: relembre as inovações tecnológicas mais importantes da história da F1
Efeito solo

Foto de: LAT Images
Motor turbo

Foto de: Sutton Motorsport Images
Chassi de fibra de carbono

Foto de: LAT Images
Suspensão ativa

Foto de: LAT Images
Câmbio no volante

Foto de: Sutton Motorsport Images
Pedal extra de freio como controle de tração

Foto de: LAT Images
Amortecedor de massa

Foto de: LAT Images
Difusor duplo

Foto de: Sutton Motorsport Images
Duto F

Foto de: Sutton Motorsport Images
Difusor soprado

Foto de: Sutton Motorsport Images
Sistemas híbridos

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
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Categoria | Fórmula 1 |
Autor | Giorgio Piola |