Andretti se junta a questionamento sobre poder de Wolff na Fórmula 1

Mario Andretti fez uma postagem nas redes sociais em que aplaude indagação à respeito do chefe da Mercedes

Emerson Fittipaldi and Mario Andretti with Adrian Newey, Chief Technology Officer, Red Bull Racing

Emerson Fittipaldi and Mario Andretti with Adrian Newey, Chief Technology Officer, Red Bull Racing

Steven Tee / Motorsport Images

Mario Andretti não é apenas um campeão do mundo de Fórmula 1, sua personalidade fez com que ele se transformasse um embaixador ideal para o automobilismo nos Estados Unidos, sempre aberto a falar e discutir ideias, mas também com desejo de ver o sobrenome da sua família crescer.

A operação Andretti Autorsport começou com a iniciativa do seu filho Michael na Indy Car, expandindo para outras categoria de suporte à série americana como a Indy Lights ou Indy Pro 2000, conseguindo pilotos importantes em suas fileiras, como Patricio O'Ward ou Colton Herta.

Leia também:

Mas a empresa se internacionalizou com o passar dos anos, com uma primeira aventura na extinta A1GP operando a equipe dos Estados Unidos. Atualmente, contam com uma equipe na Fórmula E, Extreme E e o campeonato australiano de Super Carros, mas seu principal objetivo principal continua sendo a Fórmula 1.

Durante 2021, o grupo Andretti esteve perto de comprar a Sauber, mas as negociações fracassaram por conta de uma diferença na organização da equipe e na tomada de decisão pós-venda. Desde este momento, Michael Andretti está buscando uma forma de conseguir um lugar no grid da F1 com conversas diretas com o presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem e pedindo a algumas equipes que apoiassem sua proposta com algumas assinatura durante o GP de Miami. 

Essa petição não foi bem recebida por alguns, como no caso do chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, que considera que a entrada de Andretti poderia não ser benéfica para a categoria quanto seria a chegada da Audi.

Emerson Fittipaldi, Zak Brown, CEO, McLaren Racing, Mario Andretti

Emerson Fittipaldi, Zak Brown, CEO, McLaren Racing, Mario Andretti

Photo by: Jerry Andre / Motorsport Images

"Creio que quem chegue como uma décima primeira escuderia, quem consiga entrar, tem que mostrar que pode servir para o negócio", disse Wolff. "Andretti é um grande homem, penso que já fez coisas excepcionais nos Estados Unidos, mas este é um esporte e um negócio, então temos que ver o que eles podem trazer para a mesa."

“Com dez equipes que esperamos que possam aumentar o valor, você não vai aumentá-lo apenas admitindo novas equipes com pessoas que não podem aumentar o valor da Fórmula 1”, explicou Wolff nos últimos dias.

Até agora, os Andretti tinha mantido a tranquilidade, mas na última quinta-feira, Mario Andretti mostrou seu desgosto nas redes sociais com o que parece ser o poder de Wolff na Fórmula 1. Ele escreveu em sua conta: "Precisava dizer. Já era hora", isso em referência a um artigo na internet onde se questiona: "Toto Wolff é muito poderoso para a F1?"

 

A família norte-americana não encerrou seu desejo em ter uma equipe na Fórmula 1, mas a categoria parece não estar disposta, neste momento, a abrir uma nova vaga. Mesmo com a Audi, existe a possibilidade de comprar uma equipe.

PODCAST: É o fim da linha para Ricciardo na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Wolff: Ainda penso em Abu Dhabi todos os dias
Próximo artigo F1: Tudo que se sabe sobre união Red Bull-Porsche em 2026

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil