F1 - Wolff: Ainda penso em Abu Dhabi todos os dias

Mas chefe da Mercedes diz não ter problemas com o título de Verstappen, afirmando que o holandês mereceu o título

The Safety Car Lewis Hamilton, Mercedes W12, Lando Norris, McLaren MCL35M, Fernando Alonso, Alpine A521, the rest of the field

The Safety Car Lewis Hamilton, Mercedes W12, Lando Norris, McLaren MCL35M, Fernando Alonso, Alpine A521, the rest of the field

Sam Bloxham / Motorsport Images

A polêmica final da Fórmula 1 no GP de Abu Dhabi, que decidiu o título de 2021 a favor de Max Verstappen sobre Lewis Hamilton, ainda parece assombrar a Mercedes, com o chefe Toto Wolff confessando que ainda lembra dos eventos daquele domingo "todos os dias".

Na prova de Yas Marina, Hamilton parecia a caminho do octa após dominar a corrida. Mas uma batida de Nicholas Latifi forçou a entrada do safety car a poucas voltas do fim, o que mudou tudo.

Leia também:

A Red Bull trouxe Verstappen para os boxes, enquanto a Mercedes deixou Hamilton na pista. E na relargada, o ex-diretor Michael Masi não seguiu os procedimentos corretos, permitindo apenas que alguns carros recuperassem a volta, além de declarar bandeira verde uma volta antes do que o determinado pelo regulamento.

Isso permitiu que o holandês fizesse a ultrapassagem em cima de Hamilton na última volta para garantir seu primeiro título. 

A Mercedes protestou e parecia que levaria o caso aos tribunais, abandonando o processo dias depois. Já a FIA lançou uma investigação própria, e acabou removendo Masi do cargo, além de reformular a direção de prova.

E mesmo oito meses depois, Wolff admite que é difícil de esquecer o que aconteceu. Questionado pelo Motorsport.com em uma entrevista exclusiva se ainda pensava em Abu Dhabi, disse: "Penso nisso todos os dias. Mas tenho paz de espírito com o título de Max, porque ele mereceu"

"Como tudo aconteceu, acho que sempre gravito ao redor da justiça no esporte. É o que traz meu amor fundamental pelo esporte. E aquilo foi um golpe pra mim".

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes AMG

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes AMG

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Mas a nova direção de prova ainda sofre críticas devido à consistência e a abordagem do novo presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem. Refletindo sobre o trabalho de Sulayem até agora, Wolff diz que algumas dificuldades eram inevitáveis devido à mudança de abordagem.

"Acho que Sulayem, o modo como ele está contratando e recrutando, me mostra uma direção. Toda personalidade tem suas características. E vejo o objetivo primário de transparência e boa governança acontecendo".

"Claro, certamente haverão alguns problemas pelo caminho porque a organização de Mohammed ainda precisa se encontrar. Mas estou feliz com como as coisas estão. Eles têm a mente aberta. Não possuem opiniões. Pra mim, são transparentes, honestos e íntegros".

PODCAST: É o fim da linha para Ricciardo na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1- Marko: "Ferrari mais rápida que a Red Bull? Não é verdade"
Próximo artigo Andretti se junta a questionamento sobre poder de Wolff na Fórmula 1

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil