F1 - Wolff: Ainda penso em Abu Dhabi todos os dias

Mas chefe da Mercedes diz não ter problemas com o título de Verstappen, afirmando que o holandês mereceu o título

The Safety Car Lewis Hamilton, Mercedes W12, Lando Norris, McLaren MCL35M, Fernando Alonso, Alpine A521, the rest of the field

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

A polêmica final da Fórmula 1 no GP de Abu Dhabi, que decidiu o título de 2021 a favor de Max Verstappen sobre Lewis Hamilton, ainda parece assombrar a Mercedes, com o chefe Toto Wolff confessando que ainda lembra dos eventos daquele domingo "todos os dias".

Na prova de Yas Marina, Hamilton parecia a caminho do octa após dominar a corrida. Mas uma batida de Nicholas Latifi forçou a entrada do safety car a poucas voltas do fim, o que mudou tudo.

Leia também:

A Red Bull trouxe Verstappen para os boxes, enquanto a Mercedes deixou Hamilton na pista. E na relargada, o ex-diretor Michael Masi não seguiu os procedimentos corretos, permitindo apenas que alguns carros recuperassem a volta, além de declarar bandeira verde uma volta antes do que o determinado pelo regulamento.

Isso permitiu que o holandês fizesse a ultrapassagem em cima de Hamilton na última volta para garantir seu primeiro título. 

A Mercedes protestou e parecia que levaria o caso aos tribunais, abandonando o processo dias depois. Já a FIA lançou uma investigação própria, e acabou removendo Masi do cargo, além de reformular a direção de prova.

E mesmo oito meses depois, Wolff admite que é difícil de esquecer o que aconteceu. Questionado pelo Motorsport.com em uma entrevista exclusiva se ainda pensava em Abu Dhabi, disse: "Penso nisso todos os dias. Mas tenho paz de espírito com o título de Max, porque ele mereceu"

"Como tudo aconteceu, acho que sempre gravito ao redor da justiça no esporte. É o que traz meu amor fundamental pelo esporte. E aquilo foi um golpe pra mim".

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes AMG

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes AMG

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Mas a nova direção de prova ainda sofre críticas devido à consistência e a abordagem do novo presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem. Refletindo sobre o trabalho de Sulayem até agora, Wolff diz que algumas dificuldades eram inevitáveis devido à mudança de abordagem.

"Acho que Sulayem, o modo como ele está contratando e recrutando, me mostra uma direção. Toda personalidade tem suas características. E vejo o objetivo primário de transparência e boa governança acontecendo".

"Claro, certamente haverão alguns problemas pelo caminho porque a organização de Mohammed ainda precisa se encontrar. Mas estou feliz com como as coisas estão. Eles têm a mente aberta. Não possuem opiniões. Pra mim, são transparentes, honestos e íntegros".

PODCAST: É o fim da linha para Ricciardo na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1- Marko: "Ferrari mais rápida que a Red Bull? Não é verdade"
Próximo artigo Andretti se junta a questionamento sobre poder de Wolff na Fórmula 1

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil