Avanço da eletrificação complica negociação entre Honda e Red Bull
Honda está em fase de negociação para continuar como fornecedora da Red Bull para além de 2021, mas a mudança para veículos elétricos da empresa pode complicar a situação
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Ao redor do mundo, as montadoras de automóveis estão passando por situações complicadas devido à diminuição dos números e tipos de carros com motor a combustão que podem ser vendidos. As legislações estão forçando elas a mudarem as produções para veículos elétricos, onde o investimento necessário é maior e a margem de lucro, menor.
A situação se complica ainda mais em países ao redor do mundo que estão tentando banir motores que usam gasolina e diesel ou híbridos até 2040.
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No momento, a Honda está comprometida com a F1 apenas até o fim do próximo ano, após estender seu contrato com a Red Bull e a AlphaTauri por apenas uma temporada. E apesar dos indicativos mostrarem que pode estar indo para a temporada de maior sucesso na F1 desde o seu retorno em 2015, a Honda admitiu que o principal problema para o futuro não são os resultados em pista, mas como os problemas do mercado global de automóveis pode afetar sua condição financeira.
Falando com exclusividade ao Motorsport.com, o diretor da Honda F1 Masashi Yamamoto falou sobre as discussões para o futuro: "Estamos conversando com a Red Bull sobre a continuidade após 2021. Mas o outro ponto que temos que considerar é que toda a indústria automobilística está enfrentando uma situação muito difícil com a eletrificação".
"Muitas companhias tem que investir bastante, então meio que estamos pensando pelo lado dos negócios e a efetividade que teríamos para manter o programa. Esse é o ponto".
Os comentários de Yamamoto sobre o impacto das restrições regulatórias vêm apenas algumas semanas depois do diretor não-executivo da Renault, Alain Prost, ter demonstrado preocupações sobre as restrições governamentais ao que as empresas de automóveis poderão fazer.
"Nós ainda não sabemos qual tecnologia teremos nos próximos 10 anos na indústria", disse. "Há muitas regulações estúpidas rolando. Vamos matar a indústria automobilística na Europa. É absolutamente estúpido".
Enquanto a mudança forçada para carros elétricos pode tornar a Fórmula E mais atrativa para as montadoras como a Honda a curto prazo, Yamamoto disse que a F1 continua a ser a prioridade da Honda.
"Obviamente temos algum interesse na Fórmula E e vamos continuar analisando", disse. "Mas no momento queremos focar apenas na F1 e não temos planos de nos juntarmos à Fórmula E. Nós temos que focar na F1"
GALERIA: Relembre a trajetória da Honda na Fórmula 1
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