Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Ayrton me levou a outro nível, conta atual diretor da Williams

Pat Symonds, que trabalho com Senna na Toleman, além de Schumacher e Alonso, relembra brasileiro

Atual diretor técnico da Williams de Felipe Massa, Pat Symonds tem um currículo invejável em seus mais de 30 anos de Fórmula 1. Nesse meio tempo, o inglês trabalhou Michael Schumacher e Fernando Alonso, mas confessa que jamais alguém o impressionou tanto quanto um tal de Ayrton Senna, que conheceu quando ambos ainda estavam em início da carreira, na Toleman, em 1984.

Aquele era o ano de estreia do brasileiro na categoria, mas não parecia se tratar de um novato, contou Symonds ao TotalRace. “Ele foi o primeiro piloto com absoluto profissionalismo com quem trabalhei. Havia trabalhado com bons e maus pilotos, alguns de quem eu gostava, outros em que via grande potencial. Até que eu conheci Ayrton e percebi que havia um outro nível que as pessoas podiam atingir.”

E Symonds não se refere à pilotagem mas, sim, à determinação fora do comum que o brasileiro demonstrava. “Éramos ambos jovens, no início de nossas carreiras na F-1 e com muito a aprender. Acho que aprendemos muito juntos e ele certamente me abriu os olhos para o que é possível atingir quando se acredita em si mesmo.”

A prova mais famosa que os dois disputaram juntos na Toleman foi o GP de Mônaco de 1984, quando o mundo percebeu que o menino franzino se agigantava nas pistas, especialmente em pista molhada. Naquela prova, Senna largou em 13º e estava em segundo, se aproximando do líder Alain Prost, quando a corrida foi interrompida pela chuva. A história conta que a suspensão do carro do brasileiro estaria danificada depois de um toque na zebra da chicane e estaria prestes a quebrar no momento da interrupção, mas Symonds não tem certeza do que aconteceria.

“Não havia uma certeza de que ela quebraria. Era uma suspensão dianteira pull-rod fixada num ponto do assoalho e este ponto estava rachado quando desmontamos o carro depois da corrida. Se teria durado a corrida inteira? Não sei. Nunca saberemos.”
Artigo anterior "Schumacher nunca chegou perto de ser o que Ayrton era", diz ex-assessor
Próximo artigo "Ele viveu por seu sonho": a história de Roland Ratzenberger

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros