Ayumu Iwasa, da Red Bull, "seria melhor que Tsunoda" na F1?
Júnior da Red Bull impressionou em seu caminho para o título da Super Formula japonesa
Foto de: Red Bull Content Pool
O júnior da Red Bull e recém-coroado campeão da Super Formula japonesa, Ayumu Iwasa, tem potencial para atuar na Fórmula 1 em um nível mais alto do que Yuki Tsunoda, afirmou o engenheiro de corrida do piloto que passou pela Fórmula 2, Tomohiko Koike.
Koike fez a afirmação após a final da temporada em Suzuka no último fim de semana, quando duas pole positions e a vitória na corrida final foram suficientes para impulsionar Iwasa, do Team Mugen, à frente do atual campeão Sho Tsuboi na classificação dos pilotos.
Nos últimos dois anos, Iwasa combinou corridas na Super Formula com as funções de piloto reserva e de simulador para as duas equipes de F1 da Red Bull, aparecendo mais recentemente com a Racing Bulls no TL1 para o GP do México no mês passado.
No entanto, o piloto japonês não parece estar no páreo pela promoção para a Racing Bulls, apesar de Tsunoda e Liam Lawson estarem enfrentando um futuro incerto na parte final da temporada de F1.
Koike, que também projetou Lawson para sua candidatura ao título da Super Formula em 2023, acredita que o conhecimento técnico de Iwasa poderia torná-lo mais adequado para a F1 do que seu compatriota Tsunoda.
"Iwasa está ficando cada vez melhor", disse Koike ao Motorsport.com. "Em termos de sua habilidade de pilotagem e de sua abordagem em relação às corridas, ele foi melhor do que na temporada passada. Nesta temporada, ele tem sido muito consistente e eu diria que seu desempenho médio tem sido o melhor de todos os pilotos, melhor do que Tsuboi e Kakunoshin [Ohta]. É muito fácil imaginá-lo na Fórmula 1. Acho que ele seria melhor do que Tsunoda".
Ayumu Iwasa, Visa Cash App RB F1 Team
Foto de: Red Bull Content Pool
"Não conheço Tsunoda pessoalmente, mas acho que Iwasa, não apenas em termos de habilidade ao volante, mas sua capacidade de configurar o carro é impressionante, no mesmo nível de [Tomoki] Nojiri. É por isso que acho que ele seria capaz de correr melhor na F1 do que alguns pilotos que estão no grid. Ele só precisa ter uma chance, essa é a coisa mais difícil".
Falando sobre seu futuro após a conquista do título, Iwasa permaneceu indeciso quanto a seus planos para 2026, na provável ausência de uma oportunidade de assumir uma vaga como titular na F1.
"Neste momento, não sei", disse Iwasa quando perguntado sobre o que a conquista do título da Super Formula poderia significar para o futuro de sua carreira. "Acho que caberá a mim fazer o melhor uso desse valor, então quero seguir em frente de uma forma que me permita fazer pleno uso do título de campeão, de ser o número um no Japão".
Koike disse que a equipe Mugen ficaria "muito agradecida" se Iwasa permanesse na equipe para defender seu título de Super Formula, acrescentando: "Acho que ele alcançará um nível ainda mais alto".
Tsuboi, que foi destronado, admite: "Este foi o ano de Iwasa"
Sho Tsuboi, VANTELIN TEAM TOM'S
Foto de: Masahide Kamio
Tsuboi foi para a corrida decisiva de domingo em Suzuka com uma margem de 12,5 pontos sobre Iwasa, o que significava que ele precisava terminar em quarto lugar para evitar que o piloto da Mugen derrubasse sua liderança.
Mas uma corrida decepcionante em oitavo, partindo do sétimo lugar no grid, fez com que o piloto da TOM'S terminasse a 4,5 pontos de se tornar o primeiro campeão consecutivo da equipe Toyota.
Em conversa com repórteres após a corrida, Tsuboi admitiu que Iwasa era o campeão legítimo do ano, destacando os pontos que seu rival perdeu em Autopolis e Motegi devido a falhas no carro.
"Em termos de velocidade pura, acho que não havia absolutamente nenhuma chance de vencer os pilotos da Honda neste fim de semana, e Iwasa quase não cometeu erros em nenhuma corrida este ano", disse Tsuboi.
"Sempre que ele terminava uma corrida, estava entre os três primeiros. Acho que este foi o ano de Iwasa. Ele teve problemas mecânicos em duas ocasiões, então, se você devolver os pontos que ele perdeu lá, ele deveria estar muito à frente neste fim de semana".
"Desse ponto de vista, foi somente por causa do infortúnio dele que consegui permanecer na briga pelo título até o fim. Na realidade, Iwasa deveria ter sido campeão antes da última corrida. É claro que estou frustrado, mas fiz tudo o que podia. Iwasa foi realmente incrível este ano".
Reportagem adicional de Kenichiro Ebii
TUDO da ESTREIA de DIOGO no teste de Valência! CORRIDA DE RUA na MotoGP? DI GRASSI, YAMAHA, M1GP, MX
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.