Bottas bate Hamilton e conquista a pole para o GP da Rússia
Finlandês dá o bote no Q3 e garante posição de honra no palco de sua primeira vitória na F1; Vettel fecha em terceiro
Valtteri Bottas conquistou a pole position para o GP da Rússia, em Sochi, superando Lewis Hamilton na última fase da classificação. Já Sebastian Vettel parte em terceiro.
O finlandês da Mercedes se destacou no Q3 ao marcar uma volta em 1min31s387, enquanto que Hamilton, que pintava como favorito à pole, errou em sua tentativa final e ficou em segundo.
A Ferrari cravou a segunda fila, mas ainda distante da Mercedes: Vettel ficou 0s5 atrás, enquanto que Kimi Raikkonen teve 0s8 de atraso.
A Red Bull não avançou ao Q3, já que ambos seus pilotos sofreram punições no grid de largada por troca de motor e não atuaram na segunda fase do treino. Assim, Kevin Magnussen e Esteban Ocon garantiram a terceira fila. Veja como foi:
Q1: Hamilton sobra em 1-2 da Mercedes
Ninguém perdeu tempo no início do Q1, sendo que todos os pilotos deixaram a garagem logo de cara com pneus hipermacios, os mais velozes do fim de semana. Os pilotos da Ferrari, que foram os primeiros ponteiros a marcar tempos, ditaram as ações, com Vettel anotando 1min33s534.
Mas a Mercedes tomou as rédeas assim que Hamilton e Bottas anotaram suas voltas. O finlandês primeiramente assumiu a ponta, mas o líder do Mundial emendou tentativas fortes para fechar à frente, com 1min32s410. Isso foi suficiente para o deixar com meio segundo de vantagem para o parceiro.
A Red Bull, com as punições no grid confirmadas, veio à pista somente nos instantes finais para escapar da zona de eliminação. Verstappen terminou em terceiro, imediatamente à frente de Ricciardo e das duas Ferrari – que tiveram Raikkonen em quinto, Vettel em sexto, este mais de 1s atrás.
Assim, a zona de eliminação acabou com Brendon Hartley, Fernando Alonso, Sergey Sirotkin, Stoffel Vandoorne e Lance Stroll. O russo, piloto da casa, provocou o maior susto do Q1 ao rodar nos lances finais e tocar levemente no muro, o que provocou uma bandeira amarela nos instantes decisivos.
Q2: Hamilton na frente em fase parada
Os ponteiros iniciaram a segunda fase da classificação com uma estratégia diferente. Hamilton, Bottas, Vettel e Raikkonen partiram de ultramacios, já que, caso conseguissem avançar ao Q3 com estes compostos, usariam o pneu demarcado em roxo na primeira fase da corrida.
Hamilton continuou ditando o ritmo ao registrar 1min32s595, ficando 0s1 à frente de Bottas. A Ferrari continuou a apresentar um déficit de rendimento, com Vettel e Raikkonen, respectivamente terceiro e quarto, a 0s4 do tempo do inglês.
O quarteto chegou a voltar à pista ao fim do Q2 com pneus hipermacios, mas nenhum melhorou seu tempo. Isso significa que Mercedes e Ferrari largarão para a prova com ultramacios, em tese mais duráveis que os hipermacios.
No entanto, no pelotão intermediário, a estratégia de pneus e as punições de grid já confirmadas previamente deixaram a fase um pouco parada, sem muita ação na pista. Os únicos demais que marcaram tempos avançaram ao Q3: Leclerc, Grosjean, Ocon, Magnussen, Pérez e Ericsson. Os demais não registraram voltas cronometradas.
Q3: Bottas reage e crava pole
Por mais que Hamilton viesse dominando as ações até então, foi Bottas quem levou a melhor no primeiro “round” na luta pela pole position: o finlandês virou em sua primeira tentativa 1min31s528, apenas 0s004 à frente do parceiro de equipe.
Novamente a Ferrari apareceu com uma desvantagem significativa na primeira tentativa, já que Vettel ficou 0s6 atrás de Hamilton e Raikkonen praticamente 0s1 atrás.
Hamilton iniciou a segunda tentativa disposto a dar o troco, mais de 0s2 mais rápido do que Bottas na primeira parcial. No entanto, o inglês errou na segunda parcial, e, ainda por cima, o finlandês melhorou seu tempo com 1min31s387, garantindo a pole.
Magnussen ficou com o quinto posto no grid, à frente de Ocon, Leclerc, Pérez, Grosjean e Ericsson.
Como fica o grid:
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Tempo | Diferença | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 1'31.387 | 230.369 | |
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 1'31.532 | 0.145 | 230.004 |
3 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 1'31.943 | 0.556 | 228.976 |
4 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 1'32.237 | 0.850 | 228.246 |
5 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 1'33.181 | 1.794 | 225.934 |
6 | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 1'33.413 | 2.026 | 225.373 |
7 | 16 | Charles Leclerc | Sauber | Ferrari | 1'33.419 | 2.032 | 225.358 |
8 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 1'33.563 | 2.176 | 225.012 |
9 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 1'33.704 | 2.317 | 224.673 |
10 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 1'35.196 | 3.809 | 221.152 |
11 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Renault | Renault | 1'34.626 | 3.239 | 222.484 |
12 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 1'34.655 | 3.268 | 222.416 |
13 | 35 | Sergey Sirotkin | Williams | Mercedes | 1'35.612 | 4.225 | 220.189 |
14 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Renault | 1'35.977 | 4.590 | 219.352 |
15 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 1'36.437 | 5.050 | 218.306 |
16 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Renault | 1'35.504 | 4.117 | 220.438 |
17 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 1'33.247 | 1.860 | 225.774 |
18 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 1'33.048 | 1.661 | 226.257 |
19 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Honda | 1'34.383 | 2.996 | 223.057 |
20 | 28 | Brendon Hartley | Toro Rosso | Honda | 1'35.037 | 3.650 | 221.522 |
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