Bottas diz que erro de cálculo levou a problemas no GP da Áustria

Altas temperaturas na Europa neste fim de semana contribuíram para superaquecimento dos carros da Mercedes, que foram mal configurados para a corrida

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Valtteri Bottas teve um resultado a amargo no GP da Áustria de Fórmula 1, disputado neste domingo. O finlandês teve problemas que o impediram de lutar pela vitória e de se defender dos ataques de Max Verstappen. No entanto, somou mais pontos do que Lewis Hamilton e se aproximou do líder do campeonato.

Leia também:

O piloto da Mercedes disse que um erro de cálculo contribuiu para os problemas de resfriamento que a equipe enfrentou no GP da Áustria. Por isso Bottas e Hamilton tiveram que administrar as temperaturas de suas unidades de potência, fazendo uso extensivo de uma estratégia de economia.

Bottas terminou em terceiro, atrás de Max Verstappen e Charles Leclerc, conseguindo evitar o ataque de Sebastian Vettel na bandeirada. O finlandês chamou a corrida de "mais difícil" que ele já fez em termos de cuidar de sua unidade de energia.

"Sabíamos que hoje seria um dia quente, mas também calculamos mal", disse Bottas. “Eu também acho que a estimativa de economia de combustível e pneus não estava ajustada. Quanto mais economia precisamos fazer, mais tempo perdemos”.

"Para mim, foi a corrida mais difícil em termos de gerenciamento de potência e de temperatura. Nunca tive que administrar tanto. Não poderíamos usar toda a potência do motor, devido às temperaturas, de modo que isso também custaria muito tempo."

"Então era complicado, atacar e defender era praticamente impossível, e sempre que havia um carro na minha frente eu recebia avisos luminosos no painel (sobre o superaquecimento). Então, essa foi definitivamente uma corrida que precisamos tomar como aprendizado e fazer melhorias, porque haverá mais corridas quentes."

Bottas disse que foi particularmente difícil quando ele estava dentro da faixa DRS para ultrapassar outros carros.

"Foi bastante sensível. Estávamos o tempo todo no limite. Com este motor ainda precisamos fazer muitas corridas, então ainda queremos jogar do lado da segurança. Com as circunstâncias da Áustria, fiquei feliz de estar no pódio, porque Sebastian também estava ficando muito próximo no final”.

"Se tivesse havido mais algumas voltas, teria sido difícil mantê-lo atrás de mim, ele estava claramente mais rápido, talvez ele também tivesse pneus mais novos, e com a gestão que eu tinha que fazer, teria sido fácil”.

"Quando você vem para uma sessão que eu estou para baixo para você fazer perguntas, e nós conversar depois, e nós encontramos uma maneira de dividi-lo, ou você me deixar com isso teria sido complicado. Mas a corrida é de 71 voltas e nós calculamos a estratégia para isso, e estávamos à frente ".

Bottas disse que pelo menos alcançou um objetivo na Áustria, o de superar Hamilton, o que lhe ajudou a reduzir em cinco pontos a diferença para o inglês na batalha pelo título.

"Hoje foi um dia positivo. Estar no pódio e começar a beber champanhe grátis, isso é sempre bom! É um fato. Ainda mais conseguindo alguns pontos contra Lewis no final."

"Estou em segundo no campeonato, e meu objetivo é a diferença de Lewis, e esse objetivo foi alcançado neste fim de semana, apesar de que teria sido bom subir mais alto no pódio. Poderia ter sido um fim de semana pior em termos de pontos ".

Veja como ficou o resultado completo da corrida na Áustria:

1 - Max Verstappen, Red Bull Racing RB15
2 - Charles Leclerc, Ferrari SF90
3 - Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
4 - Sebastian Vettel, Ferrari SF90
5 - Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
6 - Lando Norris, McLaren MCL34,
7 - Pierre Gasly, Red Bull Racing RB15
8 - Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34
9 - Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38
10 - Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38
11 - Sergio Perez, Racing Point RP19
12 - Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19
13 - Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19
14 - Lance Stroll, Racing Point RP19
15 - Alexander Albon, Toro Rosso STR14
16 - Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19
17 - Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14
18 - George Russell, Williams Racing FW42
19 - Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19
20 - Robert Kubica, Williams FW42
20

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior FIA explica demora na decisão sobre Verstappen/Leclerc na Áustria
Próximo artigo ANÁLISE: Verstappen dá emoção à monótona Fórmula 1 da atualidade

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil