Camilo faz grande largada, vence e pula para a ponta da Stock Car
Piloto chega para a decisão na Corrida do Milhão com quatro pontos de vantagem para Daniel Serra
Contando com uma grande largada e ficando longe dos pneus furados que vitimaram dois pilotos que vinham no top 4 nas duas últimas voltas, Thiago Camilo venceu a etapa de Brasília e vai para a decisão do campeonato da Stock Car na liderança.
“Tive chance de ir por fora e arrisquei. Quero agradecer a equipe maravilhosa que eu tenho. É um trabalho que começou há dois anos e está engrenado. Com essa liderança, é colocar os pés no chão e trabalhar com cabeça para São Paulo. Aprendi nestes anos de Stock que tudo acontece naturalmente”, afirmou Camilo, que foi a 185 pontos, contra 181 de Daniel Serra, que foi apenas o 12º em Brasília. Ricardo Maurício tem 178 pontos e Cacá Bueno, que abandonou na penúltima volta, ficou nos 160.
Assim, o piloto da RCM chega como líder para a Corrida do Milhão, em Interlagos, prova que venceu em duas oportunidades. “É um passo de cada vez. Começamos muito mal, deixamos o favoritismo para os outros e aparecemos na hora certa, diferentemente dos outros anos. Interlagos vale 48 pontos e tudo pode acontecer. Vamos com toda garra e humildade para buscar o título.” A decisão será dia 15 de dezembro.
Na largada, o pole Sergio Jimenez manteve a ponta e Thiago Camilo, por fora, pulou de sexto para segundo à frente de Valdeno Brito, com Cacá Bueno caindo para quarto. Logo nas primeiras curvas, Julio Campos sofreu a primeira rodada; Fogaça e Foresti também se enroscaram. A batida trouxe o primeiro Safety Car para a prova.
O líder do campeonato, Daniel Serra, teve um péssimo início de prova e caiu para a 14ª colocação. O piloto da Red Bull sofreu problemas com seu motor.
Enquanto isso, na ponta, Valdeno ultrapassou Camilo e foi para cima de Jimenez. O líder foi o primeiro dos ponteiros a parar nos boxes, apenas reabastecimento e sem trocar pneus. Logo em seguida, ainda na janela da reabastecimento, Nonô Figueredo e Rodrigo Sperafico se tocaram e acabou sobrando para Julio Campos. Enquanto isso, os líderes aproveitaram para parar. A maioria decidiu não trocar pneu, mas Valdeno passou em cima de um pedaço da carenagem do acidente e foi obrigado a fazer o pit stop completo.
O incidente trouxe o Safety Car novamente para a pista. Com 12 minutos para o final, Thiago Camilo relargou em primeiro, tendo superado Jimenez ao retardar sua parada, assim como Alan Khodair, que era quinto antes dos pit stops, com o pole em terceiro, seguido por Cacá Bueno, Ricardo Maurício e Galid Osman, que efetuou a ultrapassagem para assumir o quinto lugar na segunda volta após a relargada.
Depois de sobreviver à primeira batida, Rodrigo Sperafico se enroscou novamente, desta vez com David Muffato, e trouxe novamente o Safety Car à pista.
A bandeira verde foi dada com quatro minutos para o final. Thiago Camilo se manteve em primeiro, mas Ricardo Maurício ultrapassou Galid Osman e colou em Cacá Bueno. Na volta seguinte, o pilotou passou seu rival direto na disputa do campeonato e assumiu a quarta colocação. O piloto da Red Bull teve um pneu furado na penúltima volta, foi perdendo posições e rodou, abandonando.
No início da primeira volta, Khodair também teve um pneu furado e Maurício ganhou mais uma posição, fechando em terceiro, atrás de Jimenez e Camilo. Completando o top 5, Galid Osman e Lico Kaesemodel, conseguiram seus melhores resultados da temporada.
Confira o resultado da etapa de Brasília
1. Thiago Camilo
2. Sergio Jimenez
3. Ricardo Maurício
4. Galid Osman
5. Lico Kaesemodel
6. Átila Abreu
7. Max Wilson
8. Ricardo Zonta
9. Valdeno Brito
10. Rafa Matos
11. Rubens Barrichello
12. Daniel Serra
13. Diego Nunes
14. Rodrigo Pimenta
15. Vitor Genz
16. Duda Pamplona
17. Nonô Figueiredo
18. Popó Bueno
19. Tuka Rocha
20. Alceu Feldmann
21. Wellington Justino
22. Felipe Lapenna
23. Allam Khodair
24. Rodrigo Sperafico
25. Beto Cavaleiro
Não completaram
Cacá Bueno
David Muffato
Denis Navarro
Luciano Burti
Júlio Campos
Ricardo Sperafico
Marcos Gomes
Fábio Fogaça
Lucas Foresti
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.