Carey: Equipes da F1 não precisarão aprovar mudanças no calendário afetado por Covid-19
Em comunicado divulgado nesta quinta, o CEO da F1 falou sobre os resultados da reunião feita com os chefes de equipe e o presidente da FIA
O CEO da Fórmula 1, Chase Carey, afirmou que a categoria está "totalmente comprometida a iniciar a temporada 2020 o mais rápido possível" - e ele confirmou que as equipes não terão que aprovar formalmente as mudanças que serão necessárias para encaixar as etapas adiadas no calendário.
O calendário foi um dos principais assuntos em pauta na teleconferência feita hoje envolvendo Carey, Ross Brawn, todos os dez chefes de equipe e Jean Todt, presidente da FIA, onde foram discutidas as consequências da pandemia do Covid-19.
Carey afirmou que não é necessária aprovação formal das equipes e isso dará à F1 e à FIA maior flexibilidade para a revisão do calendário. A outra decisão chave foi a de adiar a introdução do novo pacote técnico, passando de 2021 para 2022. Esta terá que passar pelo processo formal de aprovação.
Em um comunicado, Carey explicou o que foi acordado hoje: "Durante este período excepcional, devido ao adiamento de diversas etapas e a decisão unânime do Conselho Mundial do Esporte a Motor para adiantar as férias de verão da Fórmula 1 para março e abril, nós e a FIA discutimos com as equipes a necessidade de uma maior flexibilidade para acomodar o novo calendário logo que a situação do Covid-19 melhore".
"Na reunião, tivemos total apoio para os planos de realocar o maior número possível de etapas adiadas. A Fórmula 1 e a FIA vão trabalhar para finalizar um calendário revisado de 2020 e consultará as equipes, mas acordamos na reunião que o novo calendário não precisará de aprovação formal".
"Isso nos dará a flexibilidade necessária para revisar tudo com as organizações das corridas afetadas e assim estaremos prontos para começar a correr no momento certo".
Sobre o adiamento da introdução do pacote de 2021, ele acrescentou: "Devido ao atual cenário financeiro volátil criado pela situação, foi acordado com as equipes que eles utilizarão os chassis de 2020 em 2021, com o potencial congelamento de componentes como pauta de discussões futuras. A introdução e implementação do teto orçamentário será introduzido normalmente em 2021".
"Estamos muito felizes com as discussões positivas e a opinião unânime de todos os envolvidos de começar a correr em 2020 tão logo que a situação global permita. A Fórmula 1 continua comprometida a iniciar a temporada 2020 o mais rápido possível".
Veja como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor
VÍDEO: Dicas de filmes e séries sobre automobilismo para ver durante quarentena do coronavírus
PODCAST: O calendário da F1 2020, o coronavírus e a Porsche Cup Brasil em Interlagos
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.