Últimas notícias

Caterham espera incomodar o meio do pelotão com novo carro

A ex-equipe Lotus confia nas parcerias com Renault e Red Bull e avisa que é melhor se acostumar com os bicos de 2012

Novo carro da Caterham

 

A Caterham lançou oficialmente hoje seu carro para a temporada 2012 falando em dar um passo adiante em relação às duas décimas colocações no Mundial de Construtores de 2010 e 2011. Para isso, a equipe conta com a continuidade das parcerias com Renault e Red Bull e aposta no banimento do difusor soprado para igualar o jogo com as rivais mais próximas.

“É o primeiro ano de estabilidade real em nosso corpo técnico, e ao manter o motor Renault e o câmbio Red Bull, sabemos exatamente com o que estamos trabalhando e o que esperar. Isso significa que podemos dar um passo muito maior em termos de detalhamento do design”, afirmou o diretor técnico Mike Gascoyne.

O engenheiro explicou que os grandes desafios do projeto foram trabalhar com o novo desenho de bico, determinado pelas novas regras que visa aumentar a segurança dos pilotos em colisões frontais.

Além disso, como agora os carros terem de passar por todos os crash tests antes de entrar na pista na pré-temporada, houve um adiantamento em todo o processo para aprontar tudo antes do Natal.

Porém, Gascoyne adiantou que o bico pouco convencional apresentado pela Caterham deve ser a tendência deste ano, ainda que não seja dos mais agradáveis visualmente. “Como somos o primeiro carro é claro que criou muito debate, mas devido ao regulamento de 2012 acho que provavelmente veremos mais bicos desse tipo na maioria dos carros deste ano.”

Gascoyne se diz animado com a ampliação dos trabalhos no túnel de vento, que hoje são feitos tanto na Itália, quanto no túnel alugado junto à Williams. “Isso significa que teremos um carro melhor e mais competitivo e estamos ansiosos para testá-lo e comprovar o que os números estão nos dizendo.”

O engenheiro acredita que o banimento do difusor soprado ajuda equipes como a Caterham, que não tinham o sistema tão desenvolvido. “Isso elimina um pouco de nossos rivais em termos de desenvolvimento técnico.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Para chefe do circuito de Barcelona, só "terremoto" impediria GP
Próximo artigo Para Alonso, tanto faz ter companheiro forte ou escudeiro

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil