Chefe diz que Alfa tem provas para reverter punições da Alemanha

Fred Vasseur alega que a equipe tem material e motivos para apelar da decisão dos comissários em Hockenheim

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38, rejoins after a trip into the gravel

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38, rejoins after a trip into the gravel

Sam Bloxham / Motorsport Images

Chefe de equipe da Alfa Romeo na Fórmula 1, Fred Vasseur disse que a escuderia tem “motivos e provas” para fazer com que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) reavalie as punições impostas a Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi no GP da Alemanha. O time vai apelar das penalidades, que tiraram a dupla da zona de pontuação em Hockenheim, promovendo Lewis Hamilton e Robert Kubica aos pontos, no que significa o primeiro da Williams em 2019.

Raikkonen e Giovinazzi terminaram em sétimo e oitavo lugares em Hockenheim, mas ambos receberam penalidades de 30 segundos, caindo para a 12ª e 13ª posição. Os comissários da FIA consideraram que as embreagens dos dois carros operavam de uma maneira que potencialmente dava aos pilotos uma vantagem na largada, imitando o controle de tração no C38 (relembre os primeiros carros da Alfa Romeo na história da F1 em galeria especial no fim desta matéria).

Leia também:

As circunstâncias da largada, a primeira de 2019 em pista molhada, foram altamente incomuns, com quatro voltas de formação atrás do safety car. Após o veredito, o Alfa enviou uma notificação de sua intenção de apelar da decisão.

"É extremamente decepcionante ter ambos os carros penalizados e eliminados dos pontos em uma corrida tão empolgante", disse Vasseur em um comunicado da equipe. “A situação surgiu durante as voltas que passamos atrás do safety car antes da largada - sofremos uma disfunção da embreagem que estava além de nosso controle e vamos investigar mais a questão”.

“Nós respeitamos o processo da FIA e o trabalho dos comissários, mas apelaremos desta decisão, pois acreditamos que temos os fundamentos e as evidências para que ela seja anulada. Nesse sentido, entraremos em contato com a FIA em breve”.

Ao Motorsport.com, Vasseur admitiu ainda que a equipe esperava um resultado melhor, especialmente tendo em vista que Daniil Kvyat levou uma escuderia do pelotão intermediário ao pódio. “Acho que perdemos a oportunidade no final. A questão é que estamos lutando com a Toro Rosso e eles marcaram mais pontos do que nós. Você sempre quer mais nesses tipos de condições, você sempre quer estar no tempo certo para os pit stops e assim por diante".

GALERIA: Relembre as primeiras passagens da Alfa Romeo na Fórmula 1

Juan Manuel Fangio, Alfa Romeo 158 (1950, campeão: Nino Farina)

Juan Manuel Fangio, Alfa Romeo 158 (1950, campeão: Nino Farina)

Foto de: LAT Images

Juan Manuel Fangio, Alfa Romeo 159 (1951, campeão: Fangio)

Juan Manuel Fangio, Alfa Romeo 159 (1951, campeão: Fangio)

Foto de: LAT Images

Consalvo Sanesi, Alfa Romeo 159B (1951)

Consalvo Sanesi, Alfa Romeo 159B (1951)

Foto de: LAT Images

Juan Manuel Fangio, Alfa Romeo 159A (1951)

Juan Manuel Fangio, Alfa Romeo 159A (1951)

Foto de: LAT Images

Richie Ginther, BRM P57 à frente Piet de Klerk, Alfa Romeo Special (1963)

Richie Ginther, BRM P57 à frente Piet de Klerk, Alfa Romeo Special (1963)

Foto de: LAT Images

Bruno Giacomelli, Alfa Romeo 177 (1979)

Bruno Giacomelli, Alfa Romeo 177 (1979)

Foto de: LAT Images

Bruno Giacomelli, Alfa Romeo 179 (1980)

Bruno Giacomelli, Alfa Romeo 179 (1980)

Foto de: LAT Images

John Watson, McLaren MP4/1-Ford Cosworth à frente de Mario Andretti, Alfa Romeo 179C (1981)

John Watson, McLaren MP4/1-Ford Cosworth à frente de Mario Andretti, Alfa Romeo 179C (1981)

Foto de: LAT Images

Bruno Giacomelli, Alfa Romeo 179B à frente de Mario Andretti, Alfa Romeo 179B (1981)

Bruno Giacomelli, Alfa Romeo 179B à frente de Mario Andretti, Alfa Romeo 179B (1981)

Foto de: LAT Images

Andrea de Cesaris, Alfa Romeo 179D (1981)

Andrea de Cesaris, Alfa Romeo 179D (1981)

Foto de: LAT Images

Andrea de Cesaris, Alfa Romeo 182 (1982)

Andrea de Cesaris, Alfa Romeo 182 (1982)

Foto de: Sutton Motorsport Images

Andrea de Cesaris, Alfa Romeo 182B (1982)

Andrea de Cesaris, Alfa Romeo 182B (1982)

Foto de: LAT Images

Mauro Baldi, Alfa Romeo 183T (1983)

Mauro Baldi, Alfa Romeo 183T (1983)

Foto de: LAT Images

Eddie Cheever, Alfa Romeo 184T (1984)

Eddie Cheever, Alfa Romeo 184T (1984)

Foto de: LAT Images

Eddie Cheever, Alfa Romeo 185T (1985)

Eddie Cheever, Alfa Romeo 185T (1985)

Foto de: LAT Images

15

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Haas: Ordens de equipe podem ser a única solução após acidentes
Próximo artigo Verstappen: Triunfo na Alemanha não muda perspectiva no campeonato

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil