Recomendado para você

F1: "Estava me borrando de medo de andar ao lado de Verstappen", admite Bearman sobre disputa no GP do México

F1: "Estava me borrando de medo de andar ao lado de Verstappen", admite Bearman sobre disputa no GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: "Estava me borrando de medo de andar ao lado de Verstappen", admite Bearman sobre disputa no GP do México
Invicta Racing confirma Rafa Câmara para temporada 2026 da Fórmula 2

Invicta Racing confirma Rafa Câmara para temporada 2026 da Fórmula 2

FIA F2
FIA F2
Invicta Racing confirma Rafa Câmara para temporada 2026 da Fórmula 2
F1: Sauber ainda almeja sexto lugar nos construtores em 2025

F1: Sauber ainda almeja sexto lugar nos construtores em 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Sauber ainda almeja sexto lugar nos construtores em 2025
F1: Aston Martin anuncia Jak Crawford como piloto reserva para 2026

F1: Aston Martin anuncia Jak Crawford como piloto reserva para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Aston Martin anuncia Jak Crawford como piloto reserva para 2026
F1 - Marko revela que Red Bull não acreditava em pódio de Verstappen no México: "Ninguém quis apostar comigo"

F1 - Marko revela que Red Bull não acreditava em pódio de Verstappen no México: "Ninguém quis apostar comigo"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Marko revela que Red Bull não acreditava em pódio de Verstappen no México: "Ninguém quis apostar comigo"
F1: Julgamento de Massa sobre título de 2008 vive semana decisiva; entenda

F1: Julgamento de Massa sobre título de 2008 vive semana decisiva; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Julgamento de Massa sobre título de 2008 vive semana decisiva; entenda
Novo proprietário da KTM culpa donos anteriores por crise e anuncia redução de 50% que pode afetar esporte a motor

Novo proprietário da KTM culpa donos anteriores por crise e anuncia redução de 50% que pode afetar esporte a motor

MotoGP
MotoGP
Novo proprietário da KTM culpa donos anteriores por crise e anuncia redução de 50% que pode afetar esporte a motor
F1 - "Tenho muita história com o Brasil": Verstappen mostra capacete especial para GP de São Paulo

F1 - "Tenho muita história com o Brasil": Verstappen mostra capacete especial para GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - "Tenho muita história com o Brasil": Verstappen mostra capacete especial para GP de São Paulo
Comentários

Cobertura deve provocar revisão no design dos carros da F1

A F1 deve enfrentar grandes mudanças com o advento da cobertura do cockpit, mas como fazê-los parecer tão legal quanto uma Lotus de 1972?

Emerson Fittipaldi, bicampeão da F1 com sua Lotus 72D
Ferrari Design Formula 1 Conceito, http://f1concept.ferrari.com/
Ferrari Design Formula 1 Conceito, http://f1concept.ferrari.com/
McLaren MP4-X Concept
McLaren MP4-X Concept
McLaren MP4-X Concept
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12 with the aeroscreen in the pits
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12 with the aeroscreen
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12 with the aeroscreen
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12 with the aeroscreen
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12 with the aeroscreen
The media crowd around Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12 with the aeroscreen
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12 with the aeroscreen
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12 with the aeroscreen
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12 with the aeroscreen
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12 climbs the aeroscreen

Dizem que a beleza está nos olhos de quem vê. E quando há milhões de olhos nos carros da F1, milhões de pessoas estão contemplando essas máquinas. Assim, quando algo tão sísmico, como a adição da proteção dos cockpits, como Aeroscreen da Red Bull é cogitado, muitas opiniões aparecem.

Então aqui está a minha...

Carros da F1 são monopostos abertos desde o primeiro dia de sua existência. No entanto, você pode argumentar que em meados dos anos 1950, a Mercedes W196 "Tipo Monza" provou que seja possível reverter esta tendência.

Os tempos mudam, assim como as necessidades, mas você deve reconhecer também que esta é uma das grandes.

Ela vai ofender a sensibilidade das pessoas. Estou certo de que mais pessoas estarão irritadas do que satisfeitas. Uma pequena parte provavelmente vai jurar que nunca mais vai assistir a uma corrida (bem, até a próxima). Mas se salva uma vida, vale a pena. E eu gosto dos astros da F1 vivos.

O meu verdadeiro problema com coberturas dos carros da F1 é esta: vai ficar bonito. E ainda vai dar para ver os capacetes dos pilotos claramente.

Cockpits podem ser legais

Hoje, Jenson Button disse que prefere o visual de um carro de F1 com cobertura, se baseando na experiência dos powerboats, competição que que via quando criança. Algo como ficção científica.

Mas eu coloco meus olhos através de Daniel Ricciardo Red Bull na pista de Sochi nesta manhã. Em vez de uma aparência coesa fluir - como a da Lotus de 1972, que tinha um grande cockpit e envolvente , vi superfícies que tinham sido limitadas pelas regras da F1, com uma frente que mais parecia que foi projetada por pelo menos três pessoas diferentes que não conversaram entre si.

E quando você considera os milhões de dólares que são gastos para cima e para baixo a cada ano, que resultou nestes carros parecendo tão irregulares, você tem que questionar o sentido de tudo isso.

Tempo de transformar o conceito em realidade

Outro pensamento vindo do meu passado: quando eu era criança, estava realmente irritado que eu veria esses gloriosos carros-conceito em feiras de automóveis, mas os carros de produção que saiam das fábricas ainda eram quadrados e feios.

Por que eles não os deixam apenas legais?

São como que esses carros-conceitos que vimos recentemente da Red Bull, Ferrari e McLaren sobre a sua visão para o futuro da F1. Traga isso já!

Você não iria construir um supercarro feio, então por que devemos aceitar menos da F1? Especialmente com a oportunidade das novas regras para 2017.

Vou recordar uma conversa que tive com Peter Stevens, o criador icônico da McLaren, que qualificou os atuais bicos a F1 como "abominações visuais", quando estrearam em 2014.

Ele sugeriu que profissionais que trabalham com aerodinâmica tinham esquecido (ou talvez nunca foi ensinado a eles) a arte de fazer alguma coisa bonita e que "há sempre a oportunidade de apresentar uma solução de design boa em vez de uma horrível".

Concordo com isso 100%. Quem neste momento está trabalhando nisso agora?

Artigo anterior Alonso sobre cockpit fechado: a F1 não precisa de heróis
Próximo artigo Em duelo da Mercedes, Hamilton leva a melhor no TL3

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros