Fórmula 1
25 jul
-
28 jul
Evento encerrado
01 ago
-
04 ago
Evento encerrado
29 ago
-
01 set
Evento encerrado
05 set
-
08 set
Evento encerrado
26 set
-
29 set
Próximo evento em
8 dias
10 out
-
13 out
Próximo evento em
22 dias
24 out
-
27 out
Próximo evento em
36 dias
31 out
-
03 nov
Próximo evento em
43 dias
14 nov
-
17 nov
R
GP de Abu Dhabi
28 nov
-
01 dez
Próximo evento em
71 dias

Coluna do Vicente Sfeir: como medir o retorno dos investimentos no automobilismo

compartilhar
comentários
Coluna do Vicente Sfeir: como medir o retorno dos investimentos no automobilismo
Por:
, Colunista de mercado do Motorsport.com Brasil
15 de abr de 2019 19:49

Colunista do Motorsport.com traz novidades sobre o mundo dos negócios no automobilismo, explicando o que é ROI

Em um final de semana com tantas competições como o último, faltam horas para que possamos acompanhar todos os detalhes dos eventos de esporte a motor no Brasil e no mundo.

Leia também:

F1 com a sua milésima corrida, Moto GP e seu incrível momento, Fórmula Indy, Nascar, Fórmula E, Copa Truck e até os campeonatos regionais. São tantas provas, que ficamos até desnorteados de como e o que priorizar.

Na maioria desses eventos existem milhões de Euros, Dólares e Reais investidos por empresas dos mais variados segmentos. Mas, no fundo, o que esperam essas empresas?

O esporte a motor é um grande laboratório de testes, que está em constante evolução. Motores, combustíveis e componentes são desenvolvidos e testados e levados ao limite extremo.

Muitos usam a performance e resultados do esporte a motor para se diferenciar dos seus concorrentes. Exemplo: qual é a única empresa de combustíveis que pode falar que é desenvolvida em parceria com a Scuderia Ferrari da F1? Certamente esse endosso só ela terá para se apresentar perante o mercado global.

Charles Leclerc, Ferrari SF90

Charles Leclerc, Ferrari SF90

Photo by: Zak Mauger / LAT Images

Joey Logano, Team Penske, Ford Mustang Shell Pennzoil

Joey Logano, Team Penske, Ford Mustang Shell Pennzoil

Photo by: Nigel Kinrade / NKP / LAT Images

E o quanto vale investir em cada uma dessas parcerias ou iniciativas?

A sigla ROI que no inglês quer dizer “return on investment” pode ser uma linha de partida.

O ROI pode ser usado para identificar o retorno que um investimento traz para o negócio.

Exemplo: uma montadora no salão do automóvel. Não é difícil medir o valor que a empresa investiu em seu stand versus o número de negócios que fechou com os seus dealers ou consumidores durante o período do salão. Ou até mesmo o quanto as
vendas aumentaram após a divulgação dos lançamentos no salão.

O ROI pode ser usado também para identificar o retorno que o investimento traz para a marca.

Neste caso podemos usar como exemplo os patrocínios.

Feito o investimento para exposição da marca em uma categoria, com ferramentas fornecidas por empresas de monitoramento de mídia, podemos valorar o retorno que aquela exposição trouxe para a marca.

Vou dar como exemplo o patrocínio da Shell na Stock Car. Sabemos que os orçamentos não são baixos, e, por isso, o pacote de mídia da categoria tem que estar equivalente ao retorno do investimento. Caso contrário, as equipes não conseguirão captar esses recursos no mercado e consequentemente o negócio não será sustentável.

Átila Abreu e Mark Winterbottom

Átila Abreu e Mark Winterbottom

Então a empresa de monitoramento envia um relatório mensal para o patrocinador, dizendo quanto tempo a marca esteve exposta no veículo de comunicação X (TV) e para quantas pessoas (audiência). São somados os tempos da transmissão dos treinos, da corrida, das reportagens de TV, das matérias da mídia on line e por último a mídia impressa. Consideramos também o publico impactado diretamente nos autódromos e tentamos também proporcionar uma experiência de marca para elas, através de visita aos boxes, entrega de kits com bonés e camisetas e etc.

Cada detalhe conta para mexer o ponteiro.

E, a cada ano, o marketing tem mais dificuldade de justificar os seus investimentos. Nesse sentido, o ROI é um dos KPIs (“key performance indicator”) sinalizador de sucesso de cada iniciativa.

Próximo artigo
Rosberg diz que Leclerc merecia mais tempo na frente antes de ordem da Ferrari

Artigo anterior

Rosberg diz que Leclerc merecia mais tempo na frente antes de ordem da Ferrari

Próximo artigo

Hamilton: Ferrari não está extraindo seu potencial completo

Hamilton: Ferrari não está extraindo seu potencial completo
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1 , Stock Car Brasil
Autor Vicente Sfeir