Com carro "dinossauro", Pirelli não entra em acordo com equipes
Empresa quer se livrar do Toyota de 2009 que vem usando, mas ninguém quer sair perdendo em relação ao s pneus
Eles tiveram sucesso na difícil missão de criar um pneu que, ao mesmo tempo, se degradasse de forma acelerada e fosse seguro. No entanto, a Pirelli reconhece que vem tendo grandes dificuldades no campo dos testes.
Isso porque vem utilizando, desde que começou a desenvolver os pneus para a F-1, em 2010, um Toyota feito para a temporada 2009, um “dinossauro” nas palavras do diretor esportivo da marca, Paul Hembery.
“A verdade é que ainda não temos um acordo em relação a isso. Estamos tentando negociar com o esporte para tentar encontrar um carro representativo para fazer os três testes que queremos”, afirmou em entrevista acompanhada pelo TotalRace em Abu Dhabi.
A questão é que dificilmente as equipes entrarão em acordo para um dos times existentes atualmente ceder seu carro e acabar tendo um pneu mais sob medida. Isso vez até com que a Pirelli imaginasse fazer cada teste com um carro, mas as ideias ainda não saíram do papel. Por enquanto, a maior parte do trabalho é feita em simuladores.
“Estamos trabalhando no caminho da simulação, assim como as equipes investiram muito pesado nesta área depois de que o número de testes foi reduzido. De fora parece um grande PlayStation, mas lá os pilotos podem avaliar o carro. Grande parte de nosso investimento em pesquisa e desenvolvimento é nesta área.”
Mas isso também tem seus desafios, pois os níveis de simulação de cada equipe também são diferentes.
“No papel, desenvolver novos produtos virtualmente pode parecer simples, mas na realidade as equipes têm capacidades diferentes e alguns até fizeram um molde de pneu melhor do que o nosso. Então, se criarmos uma relação de parceria com uma equipe em particular, teríamos que lidar com uma situação muito sensível.”
(colaboraram Luis Fernando Ramos e Felipe Motta)
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.