Com pista suja, Bottas lidera TL1 no México; Hamilton é 2º
Finlandês se utiliza de boa volta com pneus ultramacios para ser 0s466 mais veloz que britânico; Massa é 9º
No final de semana que pode assegurar o tetracampeonato mundial, Lewis Hamilton iniciou seu trabalho sendo batido pelo companheiro de equipe Valtteri Bottas. Vencedor de duas corridas neste ano, o finlandês cravou o tempo de 1min17s824 e foi o único a passar da casa de 1min18s em um asfalto ainda bem sujo no Circuito Hermanos Rodriguez.
Hamilton ficou 0s466 atrás do parceiro, fazendo o tempo de 1min18s290 também com os pneus ultramacios.
A dupla da Red Bull veio logo atrás, com Max Verstappen e Daniel Ricciardo. Os pilotos do time austríaco foram seguidos pelos da Ferrari, com Sebastian Vettel – único que ainda pode tirar o título de Hamilton – à frente de Kimi Raikkonen.
O brasileiro Felipe Massa ficou em nono lugar, atrás de Sergio Perez e Fernando Alonso, mas à frente das Renaults de Nico Hulkenberg e Carlos Sainz Jr.
A sessão chegou a ser paralisada após um acidente de Alfonso Celis Jr. Piloto da casa, o mexicano perdeu a traseira na última curva e bateu.
Brendon Hartley também provocou um Safety Car Virtual, após parar com problemas de motor, mas retornar em seguida.
O treino
Com a pista bastante suja, a sessão demorou para aquecer. Nos primeiros 24 minutos, apenas o italiano Antonio Giovinazzi – que substituiu Romain Grosjean no carro da Haas nesta sessão – marcou voltas rápidas.
Nos primeiros momentos, Stoffel Vandoorne e Alfonso Celis Jr utilizaram o Halo.
O primeiro a de fato fazer uma volta competitiva foi o finlandês Valtteri Bottas, pouco antes da primeira meia hora de treino. Ele e Lewis Hamilton trocaram melhores voltas no início da sessão.
Com meia hora de treino, Bottas liderava com o tempo de 1min19s614, 0s063 à frente de Vettel e 0s201 à frente de Lewis Hamilton. No entanto, o britânico reagiu e cravou 1min19s373.
A evolução da pista era notável, e os tempos cada vez mais caiam. Vettel foi o primeiro a fazer uma volta abaixo de 1min19s, com 1min18s824. De pneu ultramacios, Bottas cravou o tempo de 1min17s824 passou para a ponta.
Na última meia hora de treinos, Celis Jr acertou de traseira o muro da última curva e destruiu a traseira de sua Force India. O mexicano trouxe a bandeira vermelha à sessão.
Quem também teve problemas foi Brendon Hartley, que chegou a provocar um Safey Car Virtual no início da sessão.
O segundo treino livre está marcado para logo mais, às 17h.
Resultado
Pos. | Piloto | Chassis | Motor | Vts. | Tempo | Dif. |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 42 | 1'17.824 | |
2 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 35 | 1'18.290 | 0.466 |
3 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 16 | 1'18.395 | 0.571 |
4 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 28 | 1'18.421 | 0.597 |
5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 28 | 1'18.586 | 0.762 |
6 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 27 | 1'19.008 | 1.184 |
7 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 21 | 1'19.240 | 1.416 |
8 | Fernando Alonso | McLaren | Honda | 20 | 1'19.346 | 1.522 |
9 | Felipe Massa | Williams | Mercedes | 32 | 1'19.443 | 1.619 |
10 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 19 | 1'19.552 | 1.728 |
11 | Carlos Sainz Jr. | Renault | Renault | 24 | 1'19.554 | 1.730 |
12 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 34 | 1'19.772 | 1.948 |
13 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 16 | 1'20.644 | 2.820 |
14 | Pascal Wehrlein | Sauber | Ferrari | 30 | 1'20.971 | 3.147 |
15 | Antonio Giovinazzi | Haas | Ferrari | 26 | 1'21.269 | 3.445 |
16 | Charles Leclerc | Sauber | Ferrari | 28 | 1'21.446 | 3.622 |
17 | Sean Gelael | Toro Rosso | Renault | 29 | 1'21.639 | 3.815 |
18 | Brendon Hartley | Toro Rosso | Renault | 10 | 1'21.747 | 3.923 |
19 | Alfonso Celis Jr. | Force India | Mercedes | 17 | 1'22.342 | 4.518 |
20 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Honda | 3 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.