Recomendado para você

Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025

Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025
Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?

Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?

MotoGP
MotoGP
Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?
F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda
F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri

F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri
F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA

F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA
F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025

F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP
Últimas notícias

Diretor da Pirelli vê pneus como “parte do pacote” para as ultrapassagens

Hembery faz um balanço positivo das três primeiras provas e espera a chuva “numa daquelas circunstâncias menos prováveis”

Até o travado Albert Park foi palco de diversas ultrapassagens neste ano

Mesmo sem Safety Car ou chuva, a Fórmula 1 teve emoção de sobra nestas três primeiras provas da temporada, especialmente no GP da China. A temporada de 2011 começou com 29 ultrapassagens em Melbourne, onde a média em corridas no seco é de 16,3. Na Malásia, foram 56 manobras, o recorde do circuito, que estreou em 1999 – a maior quantidade até então havia acontecido no GP de 2001, com 44 trocas de posição na pista, debaixo de chuva. E, na China, novamente a categoria superou suas marcas anteriores: 85 ultrapassagens, contra 83 contabilizadas ano passado, também com condições climáticas variadas e a intervenção do carro de segurança.

Não há dúvidas de que a falta de durabilidade dos novos pneus Pirelli tem uma boa fatia de “culpa” por estes números. Contudo, o diretor esportivo da marca italiana, Paul Hembery, faz questão de dividir as glórias.

“Os pneus são parte do pacote trazido neste ano para aumentar o número de ultrapassagens, junto do Kers e da asa traseira móvel. Nós adicionamos o ingrediente das mudanças de estratégias. Colocando os três fatores juntos, certamente tivemos um grande início de temporada. Acredito que o público esteja gostando”, afirmou ao TotalRace.

E isso, sem que os ingredientes principais da emoção nos últimos anos tenham dado as caras. O que mais surpreende é a falta de chuva, figura fácil especialmente na China, onde metade das oito provas disputadas até hoje contaram com piso molhado.

“É incrível . Normalmente, é de se esperar que haja chuva em algum desses três primeiros eventos, mas não tivemos. Provavelmente ela vai chegar numa daquelas circunstâncias menos prováveis”, aposta Hembery.

O homem forte da Pirelli garante que tudo segue como o planejado, mas garante que ainda há o que melhorar.

“A equipe está trabalhando bem. Obviamente ainda estamos melhorando o lado operacional, porque é uma parte muito difícil. Temos um time grande trabalhando aqui, com 50 pessoas.”

Os pneus, entretanto, continuarão se desgastando. E muito provavelmente veremos outros recordes de ultrapassagens caindo no decorrer do ano. O da próxima etapa em Istambul Park, por exemplo, é de 29, batido no ano passado. 

Artigo anterior Nelsinho fecha prova em segundo na Truck Series
Próximo artigo Red Bull não consegue fazer o Kers funcionar 100% do tempo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros