Recomendado para você

F1: Diretor da Mercedes avalia chances de velho problema aerodinâmico aparecer em 2026

F1: Diretor da Mercedes avalia chances de velho problema aerodinâmico aparecer em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Diretor da Mercedes avalia chances de velho problema aerodinâmico aparecer em 2026
F1: Sainz e Tsunoda largam do pitlane na sprint do GP de São Paulo

F1: Sainz e Tsunoda largam do pitlane na sprint do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Sainz e Tsunoda largam do pitlane na sprint do GP de São Paulo
MotoE: Líder, Zaccone vence a corrida 1 em Portugal; Granado é 2º e decisão do título fica para a corrida final

MotoE: Líder, Zaccone vence a corrida 1 em Portugal; Granado é 2º e decisão do título fica para a corrida final

MotoE
MotoE
MotoE: Líder, Zaccone vence a corrida 1 em Portugal; Granado é 2º e decisão do título fica para a corrida final
Moto3: Dettwiler segue em recuperação e poderá retornar à Suíça

Moto3: Dettwiler segue em recuperação e poderá retornar à Suíça

Moto3
Moto3
Moto3: Dettwiler segue em recuperação e poderá retornar à Suíça
MotoGP: Bezzecchi faz a pole para o GP de Portugal, com Acosta e Quartararo na primeira fila

MotoGP: Bezzecchi faz a pole para o GP de Portugal, com Acosta e Quartararo na primeira fila

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP: Bezzecchi faz a pole para o GP de Portugal, com Acosta e Quartararo na primeira fila
F1: O que deu errado para a Ferrari no quali sprint do GP de São Paulo?

F1: O que deu errado para a Ferrari no quali sprint do GP de São Paulo?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: O que deu errado para a Ferrari no quali sprint do GP de São Paulo?
F1: Chefe da Racing Bulls revela porque Red Bull adiou decisão sobre companheiro de Verstappen

F1: Chefe da Racing Bulls revela porque Red Bull adiou decisão sobre companheiro de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Chefe da Racing Bulls revela porque Red Bull adiou decisão sobre companheiro de Verstappen
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos
Últimas notícias

Diretor da Pirelli vê pneus como “parte do pacote” para as ultrapassagens

Hembery faz um balanço positivo das três primeiras provas e espera a chuva “numa daquelas circunstâncias menos prováveis”

Até o travado Albert Park foi palco de diversas ultrapassagens neste ano

Mesmo sem Safety Car ou chuva, a Fórmula 1 teve emoção de sobra nestas três primeiras provas da temporada, especialmente no GP da China. A temporada de 2011 começou com 29 ultrapassagens em Melbourne, onde a média em corridas no seco é de 16,3. Na Malásia, foram 56 manobras, o recorde do circuito, que estreou em 1999 – a maior quantidade até então havia acontecido no GP de 2001, com 44 trocas de posição na pista, debaixo de chuva. E, na China, novamente a categoria superou suas marcas anteriores: 85 ultrapassagens, contra 83 contabilizadas ano passado, também com condições climáticas variadas e a intervenção do carro de segurança.

Não há dúvidas de que a falta de durabilidade dos novos pneus Pirelli tem uma boa fatia de “culpa” por estes números. Contudo, o diretor esportivo da marca italiana, Paul Hembery, faz questão de dividir as glórias.

“Os pneus são parte do pacote trazido neste ano para aumentar o número de ultrapassagens, junto do Kers e da asa traseira móvel. Nós adicionamos o ingrediente das mudanças de estratégias. Colocando os três fatores juntos, certamente tivemos um grande início de temporada. Acredito que o público esteja gostando”, afirmou ao TotalRace.

E isso, sem que os ingredientes principais da emoção nos últimos anos tenham dado as caras. O que mais surpreende é a falta de chuva, figura fácil especialmente na China, onde metade das oito provas disputadas até hoje contaram com piso molhado.

“É incrível . Normalmente, é de se esperar que haja chuva em algum desses três primeiros eventos, mas não tivemos. Provavelmente ela vai chegar numa daquelas circunstâncias menos prováveis”, aposta Hembery.

O homem forte da Pirelli garante que tudo segue como o planejado, mas garante que ainda há o que melhorar.

“A equipe está trabalhando bem. Obviamente ainda estamos melhorando o lado operacional, porque é uma parte muito difícil. Temos um time grande trabalhando aqui, com 50 pessoas.”

Os pneus, entretanto, continuarão se desgastando. E muito provavelmente veremos outros recordes de ultrapassagens caindo no decorrer do ano. O da próxima etapa em Istambul Park, por exemplo, é de 29, batido no ano passado. 

Artigo anterior Nelsinho fecha prova em segundo na Truck Series
Próximo artigo Red Bull não consegue fazer o Kers funcionar 100% do tempo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros