Fórmula 1
25 mar
Próximo evento em
62 dias
06 mai
Próximo evento em
104 dias
20 mai
Próximo evento em
118 dias
R
GP do Azerbaijão
03 jun
Próximo evento em
132 dias
10 jun
Próximo evento em
139 dias
24 jun
Próximo evento em
153 dias
R
GP da Áustria
01 jul
Próximo evento em
160 dias
R
GP da Grã-Bretanha
15 jul
Próximo evento em
174 dias
29 jul
Próximo evento em
188 dias
R
GP da Bélgica
26 ago
Próximo evento em
216 dias
02 set
Próximo evento em
223 dias
09 set
Próximo evento em
230 dias
23 set
Próximo evento em
244 dias
R
GP de Singapura
30 set
Próximo evento em
251 dias
07 out
Próximo evento em
258 dias
21 out
Próximo evento em
272 dias
28 out
Próximo evento em
279 dias
05 nov
Próximo evento em
287 dias
R
GP da Austrália
18 nov
Próximo evento em
300 dias
R
GP da Arábia Saudita
03 dez
Próximo evento em
315 dias
R
GP de Abu Dhabi
12 dez
Próximo evento em
324 dias

Diretor de provas da F1, Masi acredita que danos na barreira eram inevitáveis na batida de Grosjean

compartilhar
comentários
Diretor de provas da F1, Masi acredita que danos na barreira eram inevitáveis na batida de Grosjean
Por:

Michael Masi explicou também o processo de reconstrução da barreira, trocando o guard-rail por blocos de concreto

O diretor de provas da Fórmula 1, Michael Masi, afirmou que o nível de danos ao guard-rail na batida de Romain Grosjean no GP do Bahrein foi resultado da grande quantidade de energia envolvida no acidente, sendo algo inevitável pelas condições.

Após o contato com Daniil Kvyat, Grosjean bateu com força na barreira, a 221 km/h em um ângulo agudo, desfazendo as camadas do guard-rail e permitindo que o chassi fosse parar do outro lado, com metade do carro ficando do lado de dentro da pista.

Leia também:

Masi, que supervisionou a substituição das barreiras de metal por blocos de concreto antes da relargada, concordou que o incidente deixa lições que precisam ser aprendidas.

"A quantidade de energia que vimos, após estar ali no local, olhando tudo, há um limite no que aquilo pode aguentar", disse à Sky Sports. "Mas nós, como FIA, vamos olhar para tudo, conduzir uma investigação completa do incidente para ver o que podemos aprender".

"Seja segurança do carro, equipamentos dos pilotos, itens de segurança em um circuito, tudo que pudermos tirar disso".

Perguntado se o acidente foi uma "aberração", ele disse: "Acho que sim. Essa quantidade de energia precisa ir para algum lugar. Olhem para o carro - a célula de sobrevivência cumpriu sua função, mantendo o piloto seguro e intacto. O halo também fez, mas isso são observações iniciais".

"Vamos revisar o incidente, e ver se há algo para aprender a curto prazo. Mas certamente em termos de integridade das barreiras, vamos avançar já. O reparo que fizeram foi o mais eficiente possível, e o melhor que poderia ser feito naquela situação".

"O Circuito do Bahrein e como eles realizaram tudo de maneira profissional é um caso de olhar para o que tem ao redor e ver o que seria o ideal nas circunstâncias do momento. Eu já estive em diversas situações dessas na minha carreira, e você sempre aprende sobre o que dá e não dá para fazer".

Masi explicou que a principal razão para a barreira ser substituída por blocos de concreto para a relargada é que demoraria demais para garantir a integridade de novas placas de ferro, devido à escala do impacto na barreira e na área.

"Obviamente, o objetivo inicial era controlar o incidente. Assim que isso foi resolvido, iniciamos os reparos. Fui ao local para inspecionar e falei com os engenheiros do circuito sobre o que poderia ser feito".

"É preciso considerar cada circuito, cada tipo de terreno e mais. Então aqui, pela natureza, temos um solo arenoso. Então integridade estrutural é algo que precisa ser pensado. E vários lugares tinham barreiras de concreto disponíveis".

Masi elogiou todos os envolvidos com o incidente.

"O pessoal fez um trabalho incrível. E precisamos dar crédito onde ele merece com a resposta ao incidente. Falo de fiscais, nossa equipe médica com Alan van der Merwe e o Dr. Ian Roberts e o gerenciamento da prova. Não é apenas uma peça. São todos trabalhando juntos".

Pietro Fittipaldi é confirmado pela Haas e vai correr no lugar de Grosjean no GP do Sakhir

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

PODCAST: Domínio da Mercedes tira mérito de Hamilton em suas conquistas?

 

Vettel critica "falha" de guard rail e fogo em carro de Grosjean

Artigo anterior

Vettel critica "falha" de guard rail e fogo em carro de Grosjean

Próximo artigo

Em coletiva 'bizarra', Pérez diz que tem opções para voltar à F1 em 2022

Em coletiva 'bizarra', Pérez diz que tem opções para voltar à F1 em 2022
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Evento GP do Bahrein
Pilotos Romain Grosjean
Autor Adam Cooper