Recomendado para você

F1 - Steiner: Piastri deveria deixar McLaren "se não vencer o campeonato"

F1 - Steiner: Piastri deveria deixar McLaren "se não vencer o campeonato"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Steiner: Piastri deveria deixar McLaren "se não vencer o campeonato"
MotoGP: Álex Márquez domina e vence a sprint do GP de Valência

MotoGP: Álex Márquez domina e vence a sprint do GP de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Álex Márquez domina e vence a sprint do GP de Valência
F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026

F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026
F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano

F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano
Moto2: Moreira larga em 9º e González sai em 5º na decisão do GP de Valência

Moto2: Moreira larga em 9º e González sai em 5º na decisão do GP de Valência

Moto2
Moto2
Valência
Moto2: Moreira larga em 9º e González sai em 5º na decisão do GP de Valência
F1: Nova regra da FIA exigirá carros majoritariamente pintados a partir de 2026

F1: Nova regra da FIA exigirá carros majoritariamente pintados a partir de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Nova regra da FIA exigirá carros majoritariamente pintados a partir de 2026
F1: Piastri garante que relação com Norris dentro da McLaren está "melhor do que nunca"

F1: Piastri garante que relação com Norris dentro da McLaren está "melhor do que nunca"

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1: Piastri garante que relação com Norris dentro da McLaren está "melhor do que nunca"
FIA confirma que Sulayem é o único candidato elegível na eleição presidencial de dezembro

FIA confirma que Sulayem é o único candidato elegível na eleição presidencial de dezembro

Geral
Geral
FIA confirma que Sulayem é o único candidato elegível na eleição presidencial de dezembro
Últimas notícias

Domenicali defende punição a Vettel e revela danos no carro

Italiano lembra que regras mudaram após GP do Bahrein e conta ainda como foi ficar sem telemetria durante a corrida

Stefano Domenicali apoiou a decisão dos comissários de punir Sebastian Vettel pela manobra em Fernando Alonso no GP da Itália – e revelou que o carro do espanhol ficou avariado após a escapada na Curva Grande. Para o italiano, o alemão desrespeitou uma recomendação da FIA que passou a valer após o GP do Bahrein.

“Comento pelo ponto de vista puramente técnico. Depois do que aconteceu no Bahrein, houve uma clarificação vinda dos comissários de que o piloto que está à frente tem de deixar espaço se houver uma parte do carro lado a lado. Então, tecnicamente, não há o que dizer. O que foi punido foi exatamente o que está escrito nas regras.”

Na prova barenita, Nico Rosberg forçou o próprio Alonso e Lewis Hamilton para fora do traçado e não foi punido. Após a reclamação dos pilotos, os comissários determinaram que esse tipo de comportamento seria coibido.

Domenicali ainda comparou a manobra com ultrapassagem semelhante de Vettel em Alonso, na mesma curva, em 2011.

“Ouvi as pessoas perguntando por que [Fernando] não foi punido ano passado. Foi uma situação diferente se você olhar em câmera lenta – ainda que não ache que seja correto olhar essas coisas assim, porque eles estão disputando a 300km/h – e, neste ano, a regra mudou.”

“O carro ficou bastante danificado na traseira e também tivemos algo da parte mecânica quebrado. Tentamos manejar a situação, pedindo a ele que não atacasse as zebras porque poderia aumentar o problema.”

Antes do susto com a escapada, a Ferrari passara por momentos de tensão em seu pit quando todo o sistema de telemetria caiu. E isso logo antes da janela de pistops.

“Tivemos uma perda de energia no sistema e no backup, algo que nunca havia acontecido. Ficamos sem informação alguma e telemetria. Só os rádios dos pilotos estavam funcionando. Isso aconteceu em um momento crucial da corrida, perto do pit stop”, revelou Domenicali.

“Conseguimos manter a calma e passamos a acompanhar a corrida como nos velhos tempos, com cronômetro e televisão. Outra solução foi ligar para Maranello, porque eles conseguiam ver os dados. Não foi fácil do ponto de vista emocional, mas não atrapalhou em nada.” 

Artigo anterior Renault busca resolver novos problemas no alternador
Próximo artigo Vote na eleição do Destaque TotalRace do GP da Itália

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros