Recomendado para você

VÍDEO: Honda divulga som do motor da MotoGP 2027; teste de estreia em Sepang é prejudicado pela chuva

VÍDEO: Honda divulga som do motor da MotoGP 2027; teste de estreia em Sepang é prejudicado pela chuva

MotoGP
MotoGP
VÍDEO: Honda divulga som do motor da MotoGP 2027; teste de estreia em Sepang é prejudicado pela chuva
F1: Bortoleto faz balanço do ano de estreia e afirma não sentir mais pressão como piloto da Audi

F1: Bortoleto faz balanço do ano de estreia e afirma não sentir mais pressão como piloto da Audi

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Bortoleto faz balanço do ano de estreia e afirma não sentir mais pressão como piloto da Audi
Caso Mercedes: FIA busca solução para evitar caos no GP da Austrália de F1

Caso Mercedes: FIA busca solução para evitar caos no GP da Austrália de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Caso Mercedes: FIA busca solução para evitar caos no GP da Austrália de F1
F1 - CEO da Red Bull revela detalhes sobre saída de Horner: "Tínhamos que fazer alguma coisa"

F1 - CEO da Red Bull revela detalhes sobre saída de Horner: "Tínhamos que fazer alguma coisa"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - CEO da Red Bull revela detalhes sobre saída de Horner: "Tínhamos que fazer alguma coisa"
Binotto 'abre o jogo' sobre posição da Audi em ranking de motores da F1 2026

Binotto 'abre o jogo' sobre posição da Audi em ranking de motores da F1 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Binotto 'abre o jogo' sobre posição da Audi em ranking de motores da F1 2026
F1 - Russell deseja ter Verstappen como companheiro: "É com ele que eu gostaria de competir"

F1 - Russell deseja ter Verstappen como companheiro: "É com ele que eu gostaria de competir"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Russell deseja ter Verstappen como companheiro: "É com ele que eu gostaria de competir"
F1: Motores de 2026 podem gerar potência mesmo sem aceleração; entenda

F1: Motores de 2026 podem gerar potência mesmo sem aceleração; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Motores de 2026 podem gerar potência mesmo sem aceleração; entenda
F1 - Verstappen aprovou demissão de Horner: "Estilo da Red Bull havia se perdido"

F1 - Verstappen aprovou demissão de Horner: "Estilo da Red Bull havia se perdido"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Verstappen aprovou demissão de Horner: "Estilo da Red Bull havia se perdido"
Últimas notícias

Domenicali defende punição a Vettel e revela danos no carro

Italiano lembra que regras mudaram após GP do Bahrein e conta ainda como foi ficar sem telemetria durante a corrida

Stefano Domenicali apoiou a decisão dos comissários de punir Sebastian Vettel pela manobra em Fernando Alonso no GP da Itália – e revelou que o carro do espanhol ficou avariado após a escapada na Curva Grande. Para o italiano, o alemão desrespeitou uma recomendação da FIA que passou a valer após o GP do Bahrein.

“Comento pelo ponto de vista puramente técnico. Depois do que aconteceu no Bahrein, houve uma clarificação vinda dos comissários de que o piloto que está à frente tem de deixar espaço se houver uma parte do carro lado a lado. Então, tecnicamente, não há o que dizer. O que foi punido foi exatamente o que está escrito nas regras.”

Na prova barenita, Nico Rosberg forçou o próprio Alonso e Lewis Hamilton para fora do traçado e não foi punido. Após a reclamação dos pilotos, os comissários determinaram que esse tipo de comportamento seria coibido.

Domenicali ainda comparou a manobra com ultrapassagem semelhante de Vettel em Alonso, na mesma curva, em 2011.

“Ouvi as pessoas perguntando por que [Fernando] não foi punido ano passado. Foi uma situação diferente se você olhar em câmera lenta – ainda que não ache que seja correto olhar essas coisas assim, porque eles estão disputando a 300km/h – e, neste ano, a regra mudou.”

“O carro ficou bastante danificado na traseira e também tivemos algo da parte mecânica quebrado. Tentamos manejar a situação, pedindo a ele que não atacasse as zebras porque poderia aumentar o problema.”

Antes do susto com a escapada, a Ferrari passara por momentos de tensão em seu pit quando todo o sistema de telemetria caiu. E isso logo antes da janela de pistops.

“Tivemos uma perda de energia no sistema e no backup, algo que nunca havia acontecido. Ficamos sem informação alguma e telemetria. Só os rádios dos pilotos estavam funcionando. Isso aconteceu em um momento crucial da corrida, perto do pit stop”, revelou Domenicali.

“Conseguimos manter a calma e passamos a acompanhar a corrida como nos velhos tempos, com cronômetro e televisão. Outra solução foi ligar para Maranello, porque eles conseguiam ver os dados. Não foi fácil do ponto de vista emocional, mas não atrapalhou em nada.” 

Artigo anterior Renault busca resolver novos problemas no alternador
Próximo artigo Vote na eleição do Destaque TotalRace do GP da Itália

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros