Uma punição e uma entrada errada nos boxes da McLaren. Felipe Massa encontrou empecilhos duríssimos para alcançar o terceiro lugar e subir ao pódio no Grande Prêmio do Brasil. Ciente dos erros neste domingo, o piloto brasileiro se exibiu de forma emocionada ao falar no pódio diante dos fãs que invadiram a pista do Autódromo de Interlagos.
[publicidade]Entrevistado por Nelson Piquet, Massa agradeceu ao carinho da torcida e comemorou demais o terceiro lugar no pódio, quebrando o protocolo e respondendo em português.
“Estou de saco cheio de falar inglês (risos)”, disse, para enorme festa dos torcedores. “Não consigo segurar minha emoção com essa torcida maravilhosa. Esse lugar está para sempre no meu coração”, discursou o piloto brasileiro da Williams.
Passada a adrenalina da festa do pódio, Massa admitiu os erros cometidos durante a prova, mas mostrou alívio por não ter o resultado comprometido. “Foi um resultado fantástico para mim, em uma prova que teve um lado difícil, no qual muitas coisas aconteceram por culpa minha”, discursou.
O piloto brasileiro afirmou que o botão do orientador de bordo, peça que limita a velocidade nos boxes, não funcionou como deveria. A partir de então, Massa procurou brecar para evitar a punição, mas perdeu tempo com a manobra. O número 19 no grid precisou pagar um ‘stop and go’ de 5s por ultrapassar o limite.
Em outra parada, Felipe Massa quase parou o carro nos boxes da McLaren. Alertado pelos funcionários da escuderia de Woking, o brasileiro evitou o ‘mico’ e perdeu pouco tempo com esse equívoco.
“Acabei confundindo o prata com o branco, aí acabei perdendo ainda mais tempo. Mas o ritmo está ótimo, estava conseguindo ultrapassar carros, ter um ritmo perfeito e recuperar. Estou emocionado com tudo que passei no final de semana. Sinto que a torcida precisava disso”, declarou.
“Daqui para frente, espero que essa corrida de hoje faça efeito. Quem sabe volto aqui ano que vem para brigar pelo campeonato, como foi em 2008”, encerrou o brasileiro, ainda mais motivado e confiante para o futuro dentro da categoria mais famosa do automobilismo mundial.
Bottas sofre com erros da Williams
Enquanto Massa acusou os próprios erros, Valtteri Bottas sofreu com equívocos da Williams durante a prova deste domingo. O piloto permaneceu durante parte da corrida com o cinto de segurança solto; a equipe demorou a mais nos boxes durante uma parada para fixar devidamente a peça. O finlandês preferiu não reclamar depois do 10º lugar.
"Ao frear, eu precisava muito segurar os braços, então foi bem difícil. Foi uma corrida na qual enfrentei alguns problemas, e no final não foi o meu dia. Mas sempre é bom obter pontos para o time", disse.