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'Esnobado' por Senna, Massa usou episódio para dar lição em Schumi

Piloto brasileiro da Venturi contou emocionantes histórias envolvendo dois dos maiores ídolos da história da F1

Felipe Massa, Scuderia Ferrari and Michael Schumacher, Test Driver, Scuderia Ferrari

Vice-campeão da Fórmula 1 pela Ferrari em 2008 e atualmente na Fórmula E, Felipe Massa concedeu entrevista exclusiva ao Motorsport.com via live de Instagram e revelou que, quando criança, foi esnobado por Ayrton Senna ao pedir um autógrafo ao tricampeão mundial.

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O piloto da Venturi também disse que usou o episódio para dar uma espécie de lição de moral no alemão Michael Schumacher, que foi seu companheiro na Ferrari. No vídeo abaixo, você confere o relato incrível de Massa com Senna e com o heptacampeão da F1. Veja:

"Quando eu era criança, infelizmente o Senna me negou um autógrafo. Aquilo foi muito difícil para mim porque eu era uma criança com o papelzinho na mão junto com outras duas ou três que estavam comigo", relatou Massa

"Fiquei sem o autógrafo do Senna e foi algo que eu levei para a minha vida inteira. Cheguei na F1, consegui ser piloto de F1, consegui correr em equipes grandes, como a Ferrari, e ter sempre muita gente pedindo autógrafo".

Felipe Massa, Scuderia Ferrari, dá autógrafos a fãs
Michael Schumacher e fãs
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"E eu nunca consegui falar não para uma criança, porque sempre me lembrei daquele momento. E uma vez a gente estava em um jantar com o Schumacher em Barcelona. Estava tendo a corrida de F1 e a gente foi jantar numa cidadezinha ali perto de Montmeló".

"Era uma cidadezinha bem pequena e estávamos eu, ele, o Jean Todt, o Nicolas Todt. E aí, na hora que a gente estava saindo do restaurante, o Schumacher entrou no carro e estava a cidade inteira atrás dele", seguiu o brasileiro.

Michael Schumacher, Ferrari, Felipe Massa, Ferrari
Michael Schumacher e Felipe Massa
Felipe Massa e Michael Schumacher
Felipe Massa e Michael Schumacher
Felipe Massa e Michael Schumacher
Michael Schumacher, Mercedes GP,Felipe Massa, Scuderia Ferrari
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"Ele saiu, entrou no carro, eu entrei junto. Ele sempre guiava, estava no volante e esperando todas as pessoas entrarem no carro para a gente sair. E em volta do carro um monte de gente esperando e batendo na janela para pedir autógrafo e ele nem se mexia".

"Tinha um menininho com a cara colada no vidro pedindo ‘pelo amor de Deus, me dá um autógrafo, faz alguma coisa, abre o vidro’, sei lá, qualquer coisa. E aquele menininho estava me deixando maluco".

"[Eu pensava] não é possível, não é possível que ele não vá abrir. Aí eu cutuquei ele [Schumacher] e falei assim: ‘Michael, pelo amor de Deus, pelo menos para o menininho. Faz isso, por favor’", relembra. Recorde a carreira do piloto do Brasil na F1 na galeria abaixo:

Massa conquistou seu primeiro ponto na F1 logo em sua segunda corrida no mundial, na Malásia em 2002. Um sexto posto.
Em 2002, Massa foi ordenado a ceder posição para o parceiro Nick Heidfeld por duas vezes, no GP da Europa (onde não obedeceu) e no GP da Alemanha (quando acatou). Com clima ruim, ele saiu do time no fim do ano.
Massa liderou uma corrida pela primeira vez no GP do Brasil de 2004, por duas voltas, já de volta a Sauber.
Conquistando um sexto lugar em sua despedida da Sauber na China em 2005 – naquela que foi a última corrida da Sauber antes da entrada da BMW - Felipe Massa ganhou seu carro de presente do chefe, Peter Sauber.
Ele conquistou 41 pódios na carreira. O primeiro foi no GP da Europa de 2006.
A 1ª vitória de Massa na F1 (Turquia/2006) foi possibilitada apenas devido a uma rodada de Vitantonio Liuzzi. Com um Safety Car, ele e Schumacher foram para o box ao mesmo tempo, com o alemão saindo em 3º, atrás de Alonso. A Ferrari não pôde inverter as posições.
De todas as 11 vitórias na F1, em nenhuma Felipe Massa saiu de uma posição pior que o segundo lugar no grid.
Em 2007, Massa dividiu o recorde de pole positions com Lewis Hamilton: seis para cada um.
Massa ficou a um ponto do título de 2008, mas foi quem mais venceu provas na temporada: seis contra cinco do campeão, Lewis Hamilton.
Massa liderou o mundial por duas vezes na carreira, se tornando o único brasileiro a conseguir a façanha após Ayrton Senna. Foi após os GPs da França de 2008 e da Malásia de 2010.
O acidente mais sério de sua carreira foi no GP da Hungria de 2009, quando uma mola se desprendeu do carro de Rubens Barrichello e acertou sua cabeça. Massa só voltou a correr em 2010.
Massa é o brasileiro que mais subiu ao pódio no GP do Brasil. Foram cinco vezes, duas como vencedor.
Sua última de 16 pole positions foi conquistada no GP da Áustria de 2014. Foi a única vez que um carro que não fosse Mercedes, Ferrari ou Red Bull largou em primeiro na era turbo-híbrida da F1.
O último pódio de Massa (e também ultimo do Brasil na F1) foi no GP da Itália de 2015.
Massa foi desclassificado em dois GPs: GP do Canadá 2007 (por sair do box com a luz vermelha acesa) e GP do Brasil 2015 (por seu pneu traseiro ultrapassar a temperatura limite durante a prova).
A última vez que Massa liderou uma corrida foi na Inglaterra, em 2015. Foi por 19 voltas. Ao todo ele liderou 936 voltas na carreira.
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"Aí ele olhou, baixou o vidro, deu o autógrafo para o menininho, logicamente deu mais uns dez autógrafos e aí a gente foi embora. Aí eu contei a história para ele do que tinha acontecido e ele gostou de ouvir a história".

"Ele falou: ‘É, você tinha razão mesmo’. Só que isso mostra o jeito do cara. O jeito do cara é isso, não tem emoção. E a gente tem muita emoção, o brasileiro. Então, no final, foi uma história interessante que aconteceu que vale a pena contar".

Schumacher era fechado, mas ficava descontraído no Brasil

Felipe Massa, Michael Schumacher e Rubens Barrichello
Felipe Massa, Michael Schumacher e Rubens Barrichello
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"Ele gostava muito do Brasil. Ele tinha uma relação comigo muito próxima, né... Não só comigo, mas com a minha família, com o meu irmão Dudu. Ele sempre tinha um carinho muito grande. E é impressionante como ele gostava do Desafio das Estrelas, uma corrida de kart [no Brasil]".

"Ele sempre foi muito ligado ao kart, ele sempre foi apaixonado por kart. Sempre que ele tinha um tempo livre, ele andava de kart. Ele era mecânico e piloto ao mesmo tempo. E no Desafio das Estrelas, ele era um cara que você via que estava gostando", conta Massa.

"Ele ficava até diferente, mais aberto, falava, curtia. Tava em todos os almoços e jantares com todos os pilotos. Ele realmente gostava muito daquilo, então a gente se divertia muito no Desafio das Estrelas de kart com ele aqui no Brasil".

GALERIA: Relembre todos os carros e a carreira de Michael Schumacher na F1

1991: Jordan/Benetton - 14º lugar, 4 pontos, 6 GPs
1991: Jordan/Benetton - 14º lugar, 4 pontos, 6 GPs
1992: Benetton - 3º lugar, 1 vitória, 53 pontos, 16 GPs
1993: Benetton - 4º lugar, 1 vitória, 52 pontos, 16 GPs
1994: Benetton - Campeão, 8 vitórias, 92 pontos, 16 GPs
1995: Benetton - Campeão, 9 vitórias, 102 pontos, 17 GPs
1996: Ferrari - 3º lugar, 3 vitórias, 59 pontos, 16 GPs
1997: Ferrari - Desclassificado (2º lugar), 5 vitórias, 78 pontos, 17 GPs
1998: Ferrari - 2º lugar, 6 vitórias, 86 pontos, 16 GPs
1999: Ferrari - 5º lugar, 2 vitórias, 44 pontos, 10 GPs
2000: Ferrari - Campeão, 9 vitórias, 108 pontos, 17 GPs
2001: Ferrari - Campeão, 9 vitórias, 123 pontos, 17 GPs
2002: Ferrari - Campeão, 11 vitórias, 144 pontos, 17 GPs
2003: Ferrari - Campeão, 6 vitórias, 93 pontos, 16 GPs
2004: Ferrari - Campeão, 13 vitórias, 148 pontos, 18 GPs
2005: Ferrari - 3º lugar, 1 vitória, 62 pontos, 19 GPs
2006: Ferrari - 2º lugar, 7 vitórias, 121 pontos, 18 GPs
2010: Mercedes - 9º lugar, 72 pontos, 19 GPs
2011: Mercedes - 8º lugar, 76 pontos, 19 GPs
2012: Mercedes - 13º lugar, 49 pontos, 20 GPs
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"Em Madonna di Campiglio, que a Ferrari organizava junto com a Philip Morris, era um evento incrível e ele amava aquilo também, se divertia. Mas ele era um cara duro, fechado. Se ele não conhecesse a pessoa, não tinha esse negócio de risada".

"Ele era um cara fechado, ele era realmente um alemão fechado, então você tinha que conhecê-lo, entendê-lo, para que, na hora que ele relaxasse com você, aí ele iria demonstrar realmente tudo aquilo que ele era".

GALERIA: Relembre todas as vitórias da carreira de Michael Schumacher na F1

GP da Bélgica 1992
GP de Portugal 1993
GP do Brasil 1994
GP do Pacífico 1994
GP de San Marino 1994
GP de Mônaco 1994
GP do Canadá 1994
GP da França 1994
GP da Hungria 1994
GP da Europa 1994
GP do Brasil 1995
GP da Espanha 1995
GP de Mônaco 1995
GP da França 1995
GP da Alemanha 1995
GP da Bélgica 1995
GP da Europa 1995
GP do Pacífico 1995
GP do Japão 1995
GP da Espanha 1996
GP da Bélgica 1996
GP da Itália 1996
GP de Mônaco 1997
GP do Canadá 1997
GP da França 1997
GP da Bélgica 1997
GP do Japão 1997
GP da Argentina 1998
GP do Canadá 1998
GP da França 1998
GP da Grã-Bretanha 1998
GP da Hungria 1998
GP da Itália 1998
GP de San Marino 1999
GP de Mônaco 1999
GP da Austrália 2000
GP do Brasil 2000
GP de San Marino 2000
GP da Europa 2000
GP do Canadá 2000
GP da Itália 2000
GP dos EUA 2000
GP do Japão 2000
GP da Malásia 2000
GP da Austrália 2001
GP da Malásia 2001
GP da Espanha 2001
GP de Mônaco 2001
GP da Europa 2001
GP da França 2001
GP da Hungria 2001
GP da Bélgica 2001
GP do Japão 2001
GP da Austrália 2002
GP do Brasil 2002
GP de San Marino 2002
GP da Espanha 2002
GP da Áustria 2002
GP do Canadá 2002
GP da Grã-Bretanha 2002
GP da França 2002
GP da Alemanha 2002
GP da Bélgica 2002
GP do Japão 2002
GP de San Marino 2003
GP da Espanha 2003
GP da Áustria 2003
GP do Canadá 2003
GP da Itália 2003
GP dos EUA 2003
GP da Austrália 2004
GP da Malásia 2004
GP do Bahrein 2004
GP de San Marino 2004
GP da Espanha 2004
GP da Europa 2004
GP do Canadá 2004
GP dos EUA 2004
GP da França 2004
GP da Grã-Bretanha 2004
GP da Alemanha 2004
GP da Hungria 2004
GP do Japão 2004
GP dos EUA 2005
GP de San Marino 2006
GP da Europa 2006
GP dos EUA 2006
GP da França 2006
GP da Alemanha 2006
GP da Itália 2006
GP da China 2006
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VÍDEO: Barrichello relembra o dia em que Senna deu soco em Irvine na F1; confira

PODCAST Motorsport.com: Quais pilotos mereciam ganhar títulos da F1 e não levaram?

 

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