F1: Ferrari revela pacote de atualização de Ímola durante teste em Fiorano; saiba mais

Equipe poderia ter levado novidades para China ou Miami, mas optou por esperar devido ao fato das etapas anteriores terem sido sprint, com testes limitados

Charles Leclerc, Ferrari SF-24

Foto de: Davide Cavazza

A Ferrari fechou nesta sexta-feira seu segundo dia de filmagens na pista privada de testes de Fiorano e, com isso, pudemos ter o primeiro contato com o pacote de atualizações que será introduzido no GP da Emilia Romagna de Fórmula 1, em Ímola, no próximo final de semana.

Centrado em torno de uma mudança na filosofia do sidepod e da cobertura do motor, o restante do SF-24 também passará por uma transformação, já que a equipe busca maneiras de pressionar a Red Bull e conter a ameaça agora representada por um pacote ressurgente da McLaren.

Leia também:

A Ferrari, depois de mudar para a entrada de sidepod underbite no início da temporada, agora está usando um arranjo overbite, semelhante ao layout que vimos a Red Bull seguir em 2024. No entanto, enquanto a Red Bull conseguiu minimizar o tamanho de sua entrada de ar horizontal, a solução da Ferrari é um pouco mais ampla.

Enquanto isso, o duto de desvio vertical ao lado do chassi foi fundido com a entrada principal para formar uma entrada maior, semelhante ao arranjo visto na Alpine e na Mercedes deste ano.

O resultado disso é a remoção da saída do duto de desvio ao lado da haste traseira do halo e uma mudança no layout da aleta alojada aqui, já que uma palheta em forma de cobra agora preside a região.

A haste do espelho retrovisor externo também foi estendida para ajudar a condicionar o fluxo de ar ao longo da superfície superior da carenagem do sidepod.

Charles Leclerc, Ferrari SF-24

Charles Leclerc, Ferrari SF-24

Foto de: Davide Cavazza

A forma geral da carenagem do sidepod também foi modificada, com um corte inferior mais generoso presente, o que permitiu que os projetistas da Ferrari refizessem a forma do flanco do sidepod e ajustassem seu corte para trabalhar melhor com o assoalho em sua extensão.

A grande magnitude dessas mudanças externas, sem dúvida, exigiu que a equipe mexesse também nos componentes internos do SF-24, com os radiadores, resfriadores e outros acessórios da unidade de potência sendo movidos e/ou totalmente redesenhados para se adaptarem ao novo pacote.

Como consequência, a cobertura do motor também foi remodelada, com o painel com venezianas, que anteriormente ficava situado na seção semelhante a uma prateleira, sendo trocado por uma saída única maior no meio da região, enquanto a seção traseira é comprimida para criar espaço para que o calor seja rejeitado.

Charles Leclerc, Ferrari SF-24

Charles Leclerc, Ferrari SF-24

Foto de: Davide Cavazza

A Ferrari poderia muito bem ter colocado alguns desses componentes no carro na China e em Miami, mas a equipe sabe dos risco de fazer isso em um fim de semana de sprint, com testes bastante limitados nesses eventos.

Optar por entregar todo esse pacote de atualização em Ímola deve, portanto, representar um avanço muito maior para a Ferrari, já que ela terá mais tempo para avaliar e entender seu impacto.

Isso também deve preparar a equipe para a próxima fase da temporada, desde que haja uma boa correlação entre o comportamento dessas novas peças no mundo real e o que foi previsto por suas ferramentas de simulação.

Charles Leclerc, Ferrari SF-24

Charles Leclerc, Ferrari SF-24

Foto de: Davide Cavazza

DETALHES da oferta da MERCEDES a Sainz, o PLANO B da Audi e o PRAZO da decisão. 'Retorno' de Bottas?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #281 - Vitória muda Norris de patamar na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Além de Bearman: conheça novo candidato à vaga de Magnussen na Haas F1
Próximo artigo F1: Miami mostra que Red Bull "não está mais na zona de conforto", diz Vasseur

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil