Recomendado para você

Japoneses que vieram reconstruir fábrica da Toyota visitam a Stock Car

Japoneses que vieram reconstruir fábrica da Toyota visitam a Stock Car

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Japoneses que vieram reconstruir fábrica da Toyota visitam a Stock Car
F1: Após perder o título de 2025, Verstappen confirma qual número usará em 2026

F1: Após perder o título de 2025, Verstappen confirma qual número usará em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Após perder o título de 2025, Verstappen confirma qual número usará em 2026
Porsche Cup confirma calendário de 2026 com etapa em Le Mans e 10 datas

Porsche Cup confirma calendário de 2026 com etapa em Le Mans e 10 datas

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup confirma calendário de 2026 com etapa em Le Mans e 10 datas
F1 - Red Bull: Verstappen é o piloto mais caro, mas também o “melhor sensor que temos no carro”

F1 - Red Bull: Verstappen é o piloto mais caro, mas também o “melhor sensor que temos no carro”

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Red Bull: Verstappen é o piloto mais caro, mas também o “melhor sensor que temos no carro”
Entenda tudo sobre o teste de Verstappen com Mercedes em Estoril

Entenda tudo sobre o teste de Verstappen com Mercedes em Estoril

Geral
Geral
Entenda tudo sobre o teste de Verstappen com Mercedes em Estoril
F1 e FIA revelam novas imagens e termos dos carros de 2026

F1 e FIA revelam novas imagens e termos dos carros de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 e FIA revelam novas imagens e termos dos carros de 2026
FIA anuncia novo fabricante para a temporada 2027 do WRC, o Mundial de Rally

FIA anuncia novo fabricante para a temporada 2027 do WRC, o Mundial de Rally

WRC
WRC
FIA anuncia novo fabricante para a temporada 2027 do WRC, o Mundial de Rally
Castroneves analisa novo sistema de arbitragem da Indy e projeta 2026, com ajuda a Collet

Castroneves analisa novo sistema de arbitragem da Indy e projeta 2026, com ajuda a Collet

Indy
Indy
Castroneves analisa novo sistema de arbitragem da Indy e projeta 2026, com ajuda a Collet
Últimas notícias

Ex-presidente crê que FIA pode ter problemas com UE

Com 1% das ações da Fórmula 1, FIA está contrariando acordo feito com Comissão Europeia em 2001, diz Max Mosley

Max Mosley, FIA President
F1 and FIA flags
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid leads at the start of the race
(L to R): Jean Todt, FIA President with Bernie Ecclestone,
Sergio Perez, Sahara Force India F1 VJM09, Felipe Massa, Williams FW38, and Nico Hulkenberg, Sahara Force India F1 VJM09 at the start of the race
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid leads at the start of the race
Sergio Perez, Sahara Force India F1 VJM09 at the start of the race

Ex-presidente da FIA, Max Mosley acredita que a Comissão Europeia pode pedir explicações à FIA sobre o 1% de ações que detém da Fórmula 1, pois contradiz um acordo feito sob sua administração. Membra do parlamento britânico, Anneliese Dodds chamou a atenção de um comissário da União Europeia sobre a participação da FIA na Fórmula 1, que pode valer 33 milhões de libras (R$ 139 milhões).

Mosley concorda com a afirmação Dodds. Ele havia acordado em 2001 que a FIA deveria se limitar a seu papel de ser apenas um órgão regulador do esporte, sem envolvimento comercial.

"Na minha maneira de pensar, isso é uma violação do acordo com a Comissão Europeia", disse Mosley ao Motorsport.com. "Nós concordamos em nenhum envolvimento comercial.”

"A resposta da FIA quando interrogada pela primeira vez em 2013 foi de que era minoritária, mas isso não importa. Não vai afetar a governabilidade, porque eles só tem 1%, não é nada.”

"Você pode argumentar que é um envolvimento comercial, e que é algo que pelo menos teoricamente pode produzir mais dinheiro do que o volume de negócios que a organização tem. Eu posso ver de outro ponto de vista que 1% não é muito, e não dá nenhum poder.”

Mosley salienta que isso só se tornará um problema de a Comissão Europeia resolver fazer algo.

"A Comissão pode decidir: 'espere um minuto, você fez um acordo com a gente e quebrou o acordo, você não pode fazer isso'. Eles podem fazer isso, mas é com eles. É um acordo com eles, e eles podem se impor ou não.”

"A coisa é, se a Comissão não se incomoda, por que se preocupar?"

Artigo anterior Hamilton diz que vai à Malásia encerrar sequência de Rosberg
Próximo artigo Opinião: Nada de revolução digital, a F1 precisa de disputas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros