Recomendado para você

F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site

F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site
Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional

Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional
F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025

F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025
Crawford lidera testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi; Bortoleto é 18º

Crawford lidera testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi; Bortoleto é 18º

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
Crawford lidera testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi; Bortoleto é 18º
F1: Red Bull oficializa saída de Helmut Marko após 20 anos

F1: Red Bull oficializa saída de Helmut Marko após 20 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull oficializa saída de Helmut Marko após 20 anos
F1: Ferrari conquista título de pit stops de 2025; veja números

F1: Ferrari conquista título de pit stops de 2025; veja números

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Ferrari conquista título de pit stops de 2025; veja números
F1: CEO da McLaren apostou carro milionário com Norris caso piloto fosse campeão

F1: CEO da McLaren apostou carro milionário com Norris caso piloto fosse campeão

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: CEO da McLaren apostou carro milionário com Norris caso piloto fosse campeão
F1: Pirelli revela pneus de 2026; veja o que você precisa saber sobre eles

F1: Pirelli revela pneus de 2026; veja o que você precisa saber sobre eles

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Pirelli revela pneus de 2026; veja o que você precisa saber sobre eles
Últimas notícias

Ex-presidente crê que FIA pode ter problemas com UE

Com 1% das ações da Fórmula 1, FIA está contrariando acordo feito com Comissão Europeia em 2001, diz Max Mosley

Max Mosley, FIA President
F1 and FIA flags
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid leads at the start of the race
(L to R): Jean Todt, FIA President with Bernie Ecclestone,
Sergio Perez, Sahara Force India F1 VJM09, Felipe Massa, Williams FW38, and Nico Hulkenberg, Sahara Force India F1 VJM09 at the start of the race
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid leads at the start of the race
Sergio Perez, Sahara Force India F1 VJM09 at the start of the race

Ex-presidente da FIA, Max Mosley acredita que a Comissão Europeia pode pedir explicações à FIA sobre o 1% de ações que detém da Fórmula 1, pois contradiz um acordo feito sob sua administração. Membra do parlamento britânico, Anneliese Dodds chamou a atenção de um comissário da União Europeia sobre a participação da FIA na Fórmula 1, que pode valer 33 milhões de libras (R$ 139 milhões).

Mosley concorda com a afirmação Dodds. Ele havia acordado em 2001 que a FIA deveria se limitar a seu papel de ser apenas um órgão regulador do esporte, sem envolvimento comercial.

"Na minha maneira de pensar, isso é uma violação do acordo com a Comissão Europeia", disse Mosley ao Motorsport.com. "Nós concordamos em nenhum envolvimento comercial.”

"A resposta da FIA quando interrogada pela primeira vez em 2013 foi de que era minoritária, mas isso não importa. Não vai afetar a governabilidade, porque eles só tem 1%, não é nada.”

"Você pode argumentar que é um envolvimento comercial, e que é algo que pelo menos teoricamente pode produzir mais dinheiro do que o volume de negócios que a organização tem. Eu posso ver de outro ponto de vista que 1% não é muito, e não dá nenhum poder.”

Mosley salienta que isso só se tornará um problema de a Comissão Europeia resolver fazer algo.

"A Comissão pode decidir: 'espere um minuto, você fez um acordo com a gente e quebrou o acordo, você não pode fazer isso'. Eles podem fazer isso, mas é com eles. É um acordo com eles, e eles podem se impor ou não.”

"A coisa é, se a Comissão não se incomoda, por que se preocupar?"

Artigo anterior Hamilton diz que vai à Malásia encerrar sequência de Rosberg
Próximo artigo Opinião: Nada de revolução digital, a F1 precisa de disputas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros