Recomendado para você

MotoGP: Honda “não teve muito o que testar” em Valência, mas está no caminho certo, revela Puig

MotoGP: Honda “não teve muito o que testar” em Valência, mas está no caminho certo, revela Puig

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Honda “não teve muito o que testar” em Valência, mas está no caminho certo, revela Puig
Chefes de equipe entram em "duelo técnico" na disputa pelo título overall da NASCAR Brasil

Chefes de equipe entram em "duelo técnico" na disputa pelo título overall da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Chefes de equipe entram em "duelo técnico" na disputa pelo título overall da NASCAR Brasil
NASCAR Brasil encerrará temporada com homenagem internacional ao campeão

NASCAR Brasil encerrará temporada com homenagem internacional ao campeão

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil encerrará temporada com homenagem internacional ao campeão
Sanchez, Martins e Trevisan miram vitória nos 500km da Porsche Endurance em Interlagos

Sanchez, Martins e Trevisan miram vitória nos 500km da Porsche Endurance em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Sanchez, Martins e Trevisan miram vitória nos 500km da Porsche Endurance em Interlagos
De olho em pódio, Wagner Pontes fecha temporada da Porsche Cup em Interlagos

De olho em pódio, Wagner Pontes fecha temporada da Porsche Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
De olho em pódio, Wagner Pontes fecha temporada da Porsche Cup em Interlagos
Porsche Cup: Conheça as duplas e trios confirmadas para os 500km de Interlagos

Porsche Cup: Conheça as duplas e trios confirmadas para os 500km de Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Conheça as duplas e trios confirmadas para os 500km de Interlagos
MotoGP: Quartararo revela o que ainda falta na moto V4 da Yamaha após teste de Valência

MotoGP: Quartararo revela o que ainda falta na moto V4 da Yamaha após teste de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Quartararo revela o que ainda falta na moto V4 da Yamaha após teste de Valência
Porsche Cup: Matheus Comparatto regressa do Junior Programme de olho no título do Endurance Challenge

Porsche Cup: Matheus Comparatto regressa do Junior Programme de olho no título do Endurance Challenge

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Matheus Comparatto regressa do Junior Programme de olho no título do Endurance Challenge
Últimas notícias

Exclusivo: Saiba o que vai mudar na largada da F1 a partir do GP da Bélgica

A entidade quer que o início de cada prova dependa da habilidade do piloto e que não conte com ajuda externa. Haverá mais rigor no ponto do uso da embreagem e nas informações via rádio.

Largada Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team
Max Verstappen, Scuderia Toro Rosso STR10 na largada da corrida
Max Verstappen, Scuderia Toro Rosso STR10 e Jenson Button, McLaren MP4-30 no fim do grid antes da largada
Largada Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team
Largada: Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team lidera
Largada: Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team lidera
Largada: Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team lidera

Para garantir que as largadas da Fórmula 1 tenham muito mais influência do piloto do que da eletrônica, a FIA concordou com as mudanças sugeridas pelo grupo de estratégia na semana passada, em que a ajuda dos coaches fosse eliminada no momento do início de cada prova.

A entidade que comanda a maior categoria do automobilismo mundial comunicou por escrito a cada equipe que o artigo 20.1 do regulamento esportivo - que diz que o "piloto deve guiar seu carro sozinho e sem ajuda" - tem que ser respeitado.

LEIA MAIS: Montoya afirma que os fãs querem mais combate na pista

Na nota enviada às escuderias - e que foi vista pelo Motorsport.com - há uma mensagem do diretor de provas Charlie Whiting, dizendo que o regulamento será aplicado de maneira mais rigorosa para garantir que "os pilotos sejam os únicos responsáveis pela preparação de suas largadas."

Nova ordem técnica

A nova ordem técnica, TD/017-15 - intitulada "Prática de largada e Procedimentos de largada" revela que a FIA vai abordar a questão do uso da embreagem tanto do ponto de vista técnico quanto das mensagens via rádio.

A partir de agora, o ponto de uso da embreagem não pode ser mais alterado a partir do momento em que o carro sai da garagem, antes da corrida, até o uso após o início da prova. Além disso, a FIA pretende limitar a capacidade das equipes de ajudar os pilotos a encontrar o ponto certo para o uso da embreagem. A começar por Spa-Francorchamps, os pilotos devem desabilitar qualquer tipo de botão que auxilie no uso do equipamento.

Informações via rádio

A FIA também esclareceu que não vai aceitar tantos auxílios de largada via rádio. A TD informa que as equipes poderão falar com seus pilotos somente questões de segurança esportivas, não podendo acontecer qualquer outro tipo de orientação.

Whiting deixa claro que a única informação que será tolerável será em relação à segurança - como um problema crítico no carro, aviso de algum dano ou indicação de problemas com os carros concorrentes.

LEIA TAMBÉM: Após blefe da Mercedes, FIA ressalta que paradas falsas são ilegais

Além disso, também será permitida instruções para a entrada no pitlane - como ordem de conserto ou retirada do carro da prova -, informações a respeito de pista molhada, óleo, detritos em determinadas curvas ou a necessidade de troca de posição com algum outro piloto. Esta última instrução seria no caso de algum carro ter perdido o contato com o restante do grid durante a volta de apresentação.

A FIA garante que qualquer outro tipo de informação estará sujeita a punição pelo artigo 20.1 do regulamento esportivo da categoria.

Artigo anterior Emerson Fittipaldi se torna o embaixador do GP do México
Próximo artigo Chefão da F1 sugere que “rasgar livro de regras” seja a solução

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros