Recomendado para você

Verstappen na briga, caos na McLaren: Vencedores e perdedores do GP de Las Vegas de F1

Verstappen na briga, caos na McLaren: Vencedores e perdedores do GP de Las Vegas de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
Verstappen na briga, caos na McLaren: Vencedores e perdedores do GP de Las Vegas de F1
MotoGP "poderia usar" alguns dos circuitos de rua da F1 no futuro, diz CEO

MotoGP "poderia usar" alguns dos circuitos de rua da F1 no futuro, diz CEO

MotoGP
MotoGP
MotoGP "poderia usar" alguns dos circuitos de rua da F1 no futuro, diz CEO
Mick Schumacher correrá pela RLL na temporada 2026 da Indy

Mick Schumacher correrá pela RLL na temporada 2026 da Indy

Indy
Indy
Indy October Testing
Mick Schumacher correrá pela RLL na temporada 2026 da Indy
F1: Ferrari deve "se acalmar" após pessimismo de Hamilton em Las Vegas, diz Vasseur

F1: Ferrari deve "se acalmar" após pessimismo de Hamilton em Las Vegas, diz Vasseur

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Ferrari deve "se acalmar" após pessimismo de Hamilton em Las Vegas, diz Vasseur
VÍDEO F1: Terry Crews recria momento do filme "As Branquelas" com Verstappen, Norris e Russell

VÍDEO F1: Terry Crews recria momento do filme "As Branquelas" com Verstappen, Norris e Russell

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
VÍDEO F1: Terry Crews recria momento do filme "As Branquelas" com Verstappen, Norris e Russell
F1: Quem é o concorrente de Horner na briga pela vaga de chefe da Aston Martin?

F1: Quem é o concorrente de Horner na briga pela vaga de chefe da Aston Martin?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Quem é o concorrente de Horner na briga pela vaga de chefe da Aston Martin?
F1: Marko ironiza mensagem no rádio da McLaren que mandava Norris atacar Verstappen

F1: Marko ironiza mensagem no rádio da McLaren que mandava Norris atacar Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Marko ironiza mensagem no rádio da McLaren que mandava Norris atacar Verstappen
F1: Button 'descarta' Piastri de briga pelo título após GP de Las Vegas

F1: Button 'descarta' Piastri de briga pelo título após GP de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Button 'descarta' Piastri de briga pelo título após GP de Las Vegas
Últimas notícias

Exclusivo: Saiba o que vai mudar na largada da F1 a partir do GP da Bélgica

A entidade quer que o início de cada prova dependa da habilidade do piloto e que não conte com ajuda externa. Haverá mais rigor no ponto do uso da embreagem e nas informações via rádio.

Largada Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team
Max Verstappen, Scuderia Toro Rosso STR10 na largada da corrida
Max Verstappen, Scuderia Toro Rosso STR10 e Jenson Button, McLaren MP4-30 no fim do grid antes da largada
Largada Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team
Largada: Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team lidera
Largada: Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team lidera
Largada: Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team lidera

Para garantir que as largadas da Fórmula 1 tenham muito mais influência do piloto do que da eletrônica, a FIA concordou com as mudanças sugeridas pelo grupo de estratégia na semana passada, em que a ajuda dos coaches fosse eliminada no momento do início de cada prova.

A entidade que comanda a maior categoria do automobilismo mundial comunicou por escrito a cada equipe que o artigo 20.1 do regulamento esportivo - que diz que o "piloto deve guiar seu carro sozinho e sem ajuda" - tem que ser respeitado.

LEIA MAIS: Montoya afirma que os fãs querem mais combate na pista

Na nota enviada às escuderias - e que foi vista pelo Motorsport.com - há uma mensagem do diretor de provas Charlie Whiting, dizendo que o regulamento será aplicado de maneira mais rigorosa para garantir que "os pilotos sejam os únicos responsáveis pela preparação de suas largadas."

Nova ordem técnica

A nova ordem técnica, TD/017-15 - intitulada "Prática de largada e Procedimentos de largada" revela que a FIA vai abordar a questão do uso da embreagem tanto do ponto de vista técnico quanto das mensagens via rádio.

A partir de agora, o ponto de uso da embreagem não pode ser mais alterado a partir do momento em que o carro sai da garagem, antes da corrida, até o uso após o início da prova. Além disso, a FIA pretende limitar a capacidade das equipes de ajudar os pilotos a encontrar o ponto certo para o uso da embreagem. A começar por Spa-Francorchamps, os pilotos devem desabilitar qualquer tipo de botão que auxilie no uso do equipamento.

Informações via rádio

A FIA também esclareceu que não vai aceitar tantos auxílios de largada via rádio. A TD informa que as equipes poderão falar com seus pilotos somente questões de segurança esportivas, não podendo acontecer qualquer outro tipo de orientação.

Whiting deixa claro que a única informação que será tolerável será em relação à segurança - como um problema crítico no carro, aviso de algum dano ou indicação de problemas com os carros concorrentes.

LEIA TAMBÉM: Após blefe da Mercedes, FIA ressalta que paradas falsas são ilegais

Além disso, também será permitida instruções para a entrada no pitlane - como ordem de conserto ou retirada do carro da prova -, informações a respeito de pista molhada, óleo, detritos em determinadas curvas ou a necessidade de troca de posição com algum outro piloto. Esta última instrução seria no caso de algum carro ter perdido o contato com o restante do grid durante a volta de apresentação.

A FIA garante que qualquer outro tipo de informação estará sujeita a punição pelo artigo 20.1 do regulamento esportivo da categoria.

Artigo anterior Emerson Fittipaldi se torna o embaixador do GP do México
Próximo artigo Chefão da F1 sugere que “rasgar livro de regras” seja a solução

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros