Recomendado para você

Quem são os candidatos ao título da NASCAR em Phoenix?

Quem são os candidatos ao título da NASCAR em Phoenix?

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Quem são os candidatos ao título da NASCAR em Phoenix?
NASCAR Brasil: Rubinho lidera primeiro treino da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil: Rubinho lidera primeiro treino da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Rubinho lidera primeiro treino da Special Edition no Velocitta
F1: FIA absolve Lawson após incidente com comissários no México

F1: FIA absolve Lawson após incidente com comissários no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: FIA absolve Lawson após incidente com comissários no México
Moto3: Dettwiler sai da UTI e mostra progresso na recuperação

Moto3: Dettwiler sai da UTI e mostra progresso na recuperação

Moto3
Moto3
Sepang
Moto3: Dettwiler sai da UTI e mostra progresso na recuperação
Circuitos de Grau 1 da FIA: O que são e por que podem sediar corridas de F1

Circuitos de Grau 1 da FIA: O que são e por que podem sediar corridas de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Circuitos de Grau 1 da FIA: O que são e por que podem sediar corridas de F1
Aos 53 anos, Rubinho revela novo sonho nas pistas: "24h de Le Mans com meus filhos"

Aos 53 anos, Rubinho revela novo sonho nas pistas: "24h de Le Mans com meus filhos"

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Aos 53 anos, Rubinho revela novo sonho nas pistas: "24h de Le Mans com meus filhos"
F1 - Steiner ironiza McLaren por reviravolta de Verstappen: "Regras papaia são para Max"

F1 - Steiner ironiza McLaren por reviravolta de Verstappen: "Regras papaia são para Max"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Steiner ironiza McLaren por reviravolta de Verstappen: "Regras papaia são para Max"
F1 - Villeneuve: Liderança do campeonato de 2025 deixou Piastri acomodado

F1 - Villeneuve: Liderança do campeonato de 2025 deixou Piastri acomodado

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Villeneuve: Liderança do campeonato de 2025 deixou Piastri acomodado

Advogado de Massa afirma: Ecclestone, FIA e F1 'esconderam os fatos'

Nick De Marco alegou que a FIA, a FOM e Bernie Ecclestone estiveram envolvidos em uma "tentativa criminosa de encobrimento"

Felipe Massa e seu irmão e empresário Dudu Massa chegam à Corte Inglesa, acompanhados pelos advogados Bernardo Viana, Nick de Marco, Kendrah Potts, Rowan Senett, Luke Duggan, Jeffrey Sullivan e Callum Nichols.

Nos primeiros dias do julgamento em andamento na Corte de Londres, Nick De Marco, advogado de Felipe Massa no processo contra a FIA, a FOMBernie Ecclestone, alegou que o então presidente da Federação, Max Mosley, e o ex-'chefão' da Fórmula 1 intencionalmente ocultaram todas as informações relacionadas ao caso, impedindo a investigação do escândalo.

Leia também:

Massa exige ser reconhecido como o “campeão mundial legítimo” da temporada de Fórmula 1 de 2008 e busca uma indenização total de 64 milhões de libras esterlinas da FOM, Ecclestone e FIA. O advogado do brasileiro argumentou que o processo não está prescrito, pois a verdade dos fatos só veio à tona em 2023, com a, agora ínfame, entrevista concedida por Ecclestone.

De Marco declarou no tribunal: “Graças àquela entrevista feita anos depois, o Sr. Massa percebeu que houve uma conspiração com o objetivo de ocultar informações. Os réus querem impedir que o tribunal examine as graves ilegalidades cometidas. A FIA e seus membros têm a obrigação de garantir a aplicação de suas próprias regras. Essa responsabilidade foi reconhecida por eles mesmos quando, em 2009, analisaram o acidente, ainda que tardiamente".

De Marco também afirmou que a FIA não cumpriu sua obrigação em 2008, pois, apesar de Nelson Piquet, tricampeão da F1 e pai de Nelsinho, ter informado na época que o acidente poderia ter sido proposital, nenhuma medida foi tomada.

“Essa situação é confirmada pela própria entrevista de Ecclestone. Ele admitiu claramente que a FIA tinha provas suficientes para iniciar uma investigação na época, mas optou por não fazê-la".

Bernie Ecclestone

Bernie Ecclestone

Foto: Joe Portlock / LAT Images via Getty Images

Segundo De Marco, o relatório do Conselho Mundial de Esportes a Motor da FIA, publicado em setembro de 2009 e assinado por Max Mosley, também foi redigido de forma intencional.

O advogado explicou: “A linguagem do relatório foi cuidadosamente escolhida para encobrir a responsabilidade de Ecclestone e Mosley em ocultar informações".

“Após a corrida, o desenrolar dos acontecimentos que garantiram a vitória da equipe Renault e do Sr. Alonso levantou sérias suspeitas. Por isso, começaram a circular rumores de que o Sr. Piquet Jr. teria causado o acidente de propósito, e essas alegações se fortaleceram nas semanas seguintes".

Nelson Piquet Sr., pai de Piquet Jr., confidenciou a um representante da FIA que o acidente poderia ter sido intencional. Porém, na época, como seu filho ainda tinha contrato com a Renault, não se esperava uma declaração oficial à FIA”.

“O relatório da FIA afirmou que não havia provas suficientes para abrir uma investigação completa. No entanto, os autores do relatório – Ecclestone e Mosley – sabiam que tinham evidências suficientes, mas as esconderam por temerem as consequências".

De Marco disse ainda que Ecclestone, na entrevista de 2023, indiretamente reconheceu a verdade:
“Naquela entrevista, Ecclestone expressou sua tristeza pelo Sr. Massa, pois ele foi injustamente privado do título. Foi então que o Sr. Massa percebeu que Ecclestone e Mosley haviam mentido para ele. A entrevista de 2023 foi a primeira evidência concreta de que a informação foi intencionalmente ocultada".

NORRIS campeão? CHRISTIAN FITTIPALDI examina MAX x McLARENs, TRETAS pré-Brasil, BORTOLETO e R.CÂMARA

Ouça versão áudio do Podcast:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Ferrari não deve renovar com Hamilton após 2026, diz ESPN
Próximo artigo F1 - Massa revela: Ferrari me proibiu de falar sobre Alonso em 2009

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros