Advogado de Massa afirma: Ecclestone, FIA e F1 'esconderam os fatos'
Nick De Marco alegou que a FIA, a FOM e Bernie Ecclestone estiveram envolvidos em uma "tentativa criminosa de encobrimento"
 
    Nos primeiros dias do julgamento em andamento na Corte de Londres, Nick De Marco, advogado de Felipe Massa no processo contra a FIA, a FOM e Bernie Ecclestone, alegou que o então presidente da Federação, Max Mosley, e o ex-'chefão' da Fórmula 1 intencionalmente ocultaram todas as informações relacionadas ao caso, impedindo a investigação do escândalo.
Massa exige ser reconhecido como o “campeão mundial legítimo” da temporada de Fórmula 1 de 2008 e busca uma indenização total de 64 milhões de libras esterlinas da FOM, Ecclestone e FIA. O advogado do brasileiro argumentou que o processo não está prescrito, pois a verdade dos fatos só veio à tona em 2023, com a, agora ínfame, entrevista concedida por Ecclestone.
De Marco declarou no tribunal: “Graças àquela entrevista feita anos depois, o Sr. Massa percebeu que houve uma conspiração com o objetivo de ocultar informações. Os réus querem impedir que o tribunal examine as graves ilegalidades cometidas. A FIA e seus membros têm a obrigação de garantir a aplicação de suas próprias regras. Essa responsabilidade foi reconhecida por eles mesmos quando, em 2009, analisaram o acidente, ainda que tardiamente".
De Marco também afirmou que a FIA não cumpriu sua obrigação em 2008, pois, apesar de Nelson Piquet, tricampeão da F1 e pai de Nelsinho, ter informado na época que o acidente poderia ter sido proposital, nenhuma medida foi tomada.
“Essa situação é confirmada pela própria entrevista de Ecclestone. Ele admitiu claramente que a FIA tinha provas suficientes para iniciar uma investigação na época, mas optou por não fazê-la".
 
 Bernie Ecclestone
Foto: Joe Portlock / LAT Images via Getty Images
Segundo De Marco, o relatório do Conselho Mundial de Esportes a Motor da FIA, publicado em setembro de 2009 e assinado por Max Mosley, também foi redigido de forma intencional.
O advogado explicou: “A linguagem do relatório foi cuidadosamente escolhida para encobrir a responsabilidade de Ecclestone e Mosley em ocultar informações".
“Após a corrida, o desenrolar dos acontecimentos que garantiram a vitória da equipe Renault e do Sr. Alonso levantou sérias suspeitas. Por isso, começaram a circular rumores de que o Sr. Piquet Jr. teria causado o acidente de propósito, e essas alegações se fortaleceram nas semanas seguintes".
“Nelson Piquet Sr., pai de Piquet Jr., confidenciou a um representante da FIA que o acidente poderia ter sido intencional. Porém, na época, como seu filho ainda tinha contrato com a Renault, não se esperava uma declaração oficial à FIA”.
“O relatório da FIA afirmou que não havia provas suficientes para abrir uma investigação completa. No entanto, os autores do relatório – Ecclestone e Mosley – sabiam que tinham evidências suficientes, mas as esconderam por temerem as consequências".
De Marco disse ainda que Ecclestone, na entrevista de 2023, indiretamente reconheceu a verdade:
“Naquela entrevista, Ecclestone expressou sua tristeza pelo Sr. Massa, pois ele foi injustamente privado do título. Foi então que o Sr. Massa percebeu que Ecclestone e Mosley haviam mentido para ele. A entrevista de 2023 foi a primeira evidência concreta de que a informação foi intencionalmente ocultada".
NORRIS campeão? CHRISTIAN FITTIPALDI examina MAX x McLARENs, TRETAS pré-Brasil, BORTOLETO e R.CÂMARA
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
 
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
 
     
     
     
     
     
     
     
 
 
                            