Fórmula 1 GP de Singapura

F1: Alonso critica o formato de classificação da categoria

Piloto espanhol da Aston Martin defende que a solução viável é um sistema de volta única

Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team

Fernando Alonso sugeriu mudança no formato da classificação da Fórmula 1. O piloto pede que seja implantado o sistema de volta única. Essa sugestão foi feita após a classificação do GP de Singapura. No briefing dos pilotos na noite de sexta-feira, o Motorsport.com apurou que o grid votou unanimemente para eliminar o procedimento usual de tempo máximo de volta.

Normalmente, é imposto um limite máximo de tempo para uma volta de entrada e outra de saída na classificação, que os pilotos devem respeitar ou serão considerados "desnecessariamente lentos".

Leia também:

Mas, ficar dentro dessa restrição, pode prejudicar a preparação dos pneus e, ao mesmo tempo, os pilotos acreditam que há espaço na pista para evitar problemas de tráfego, os pilotos pressionaram para que essa cláusula fosse retirada.

No entanto, no final do Q1, ainda havia uma disputa pela posição na pista - com Max Verstappen notavelmente liberado de impedir o novato da Williams, Logan Sargeant, com o argumento de que não havia lugar para o piloto da Red Bull ir em meio ao congestionamento.

O piloto da Aston Martin, Fernando Alonso, acredita que isso mostra que todo o formato de classificação em três estágios não é mais adequado para o propósito, tendo sido introduzido pela primeira vez em 2006. 

Atualmente, a classificação é dividida em Q1, Q2 e Q3. Na primeira parte, os cinco carros mais lentos são eliminados. No Q2, também são eliminados cinco. Restam dez carros no Q3 para disputar a pole position. Nesse modelo, todos os carros saem na mesma hora para tentar dar a volta mais rápida.

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19, George Russell, Mercedes F1 W14, Lance Stroll, Aston Martin AMR23, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19, George Russell, Mercedes F1 W14, Lance Stroll, Aston Martin AMR23, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

O bicampeão afirmou que os pilotos continuarão a dificultar a vida da FIA, forçando as regras de qualquer maneira: "É difícil lidar com isso, eu acho.

"O que quer que [a FIA] faça, nós encontraremos uma maneira de burlar esse tipo de regra.

"Eles têm um trabalho muito difícil em termos de gerenciamento de tráfego em circuitos de rua e coisas do gênero."

Portanto, Alonso propôs um sistema de volta única - como usado em 2003 - em que os carros correm individualmente com apenas uma chance de marcar um tempo. O piloto de 42 anos considerou que esse era o único caminho possível.

O espanhol continuou: "Eu já disse muitas vezes que só há uma maneira de encontrar uma solução, que é a classificação com uma única volta.

"Todas as outras soluções podem ser testadas, mas nunca funcionarão porque encontraremos uma maneira.

"Acho que esse formato de classificação é obsoleto. Ele é o mesmo há 20-25 anos [sic], mas os carros não são os mesmos.

"Temos motores híbridos, temos que carregar [a bateria], temos que resfriar os pneus, então a única maneira de avançar é em uma volta."

O piloto da McLaren, Lando Norris, esclareceu os esforços dos pilotos para mudar as regras de tempo de volta, dizendo: "Inicialmente, a razão para isso era limitar as diferenças de velocidade de aproximação, especialmente em Monza.

"Eles disseram que a razão para isso não era tentar resolver o problema do tráfego e das ultrapassagens, mas sim resolver o problema das pessoas que andavam a 10 km/h quando você entrava a 300 km/h na última curva.

"Isso não é uma questão de segurança, é apenas dirigir para encontrar sua própria posição. Se você não quiser isso, pode sair cinco minutos mais cedo, continuar sua volta e fazer isso sozinho.

"Acho que foi uma boa decisão que eles tomaram, foi melhor para todos."

Reportagem adicional de Adam Cooper

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #247 - Há espaço para Drugovich na F1 em 2024? E Norris na Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Chefe rival 'barrou' contratação de piloto pela Sauber, que preteriu Drugovich duplamente
Próximo artigo F1: Horários e previsão do tempo para o domingo de corrida do GP de Singapura

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil