F1: Alonso não vai deixar que outros "ditem seu destino", e afirma que Aston tem prioridade
Espanhol é cotado para a vaga deixada por Hamilton na Mercedes e é especulado na Red Bull em uma eventual saída de Verstappen
Principal nome do mercado de pilotos da Fórmula 1 em 2025, Fernando Alonso insiste que não vai deixar que os outros "ditem seu destino", mantendo-se em controle de seu futuro na categoria.
O espanhol afirma que vai tomar uma decisão sobre seguir ou não na F1 em 2025 em um primeiro momento, e somente depois baterá o martelo sobre qual equipe correrá, afirmando que seguir na Aston Martin é sua prioridade.
A saída de Lewis Hamilton para a Ferrari deixou uma vaga em aberto na Mercedes para o próximo ano, enquanto as conversas sobre uma possível saída de Max Verstappen da Red Bull podem abrir outra cobiçada posição para o espanhol de 42 anos.
Porém, Alonso afirma que não vai depender dos outros para tomar a decisão, optando pelo que for melhor para ele.
"Sempre fui assim. De vez em quando isso me ajudou, outras me prejudicou, ser o dono do meu destino. Eu escolho quando saio de uma equipe, quando vou para outra, quando deixar a F1. E escolho quando voltar. E vou escolher o que fazer no próximo ano. Não vou seguir o que os outros dizem, deixando eles ditarem meu destino. Farei por mim mesmo, por mim ou por mal, é como eu sou".
Alonso diz que sua filosofia não é algo que vem com idade ou experiência, lembrando da decisão de sair de uma Renault vencedora para a McLaren em 2007, com um ano ainda em seu contrato com o time francês.
"Eu era jovem. Venci meu primeiro título [em 2005], e assinei com a McLaren. E anunciei um ano antes. Eu tinha 24. Isso não mudou com a idade".
Em Jeddah, Alonso deixou no ar a possibilidade de tomar uma decisão sobre seu futuro nas próximas semanas. Ele afirma que não houve progressos desde então, focando em melhorar o carro de 2024.
"Não mudou muito. E não vai mudar nas próximas semanas ou corridas. Não quero esperar até o verão, porque acho que não seria justo comigo e com a equipe, se eles tiverem que buscar uma opção. Mas não quero ter pressa, tomar uma decisão enquanto não penso no próximo ano".
"Estou focado agora nas coisas que quero testar no carro após o aprendizado das primeiras corridas. Tudo é tão emocionante sobre a performance que, se eu penso sobre o ano que vem, é tipo: 'ah, agora não é hora'".
Fernando Alonso, Aston Martin AMR24
Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images
Alonso reiterou que ficar na Aston é sua prioridade, desde que opte por seguir na F1.
"Como disse no lançamento do carro, quando eu tomar a decisão, o primeiro lugar que eu vou é a sede da Aston Martin. E essa será minha prioridade, minha lealdade à equipe. Sou grato à oportunidade que eles me deram há dois anos".
"Se chegarmos a um acordo, essa será minha decisão, se eu seguir correndo e chegarmos a um acordo. Se não, vou olhar para outros lugares. Mas isso será em um segundo momento".
"A sede, o túnel de vento, os compromissos futuros. Tudo me chamou a atenção e foi muito atraente. E, ao mesmo tempo, na Alpine, não tínhamos esse cenário, sem progresso por muitos meses. A decisão naquela época foi muito clara para mim".
ALPINE PODE VENDER EQUIPE E COMPRADOR JÁ É COTADO
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Podcast: Verstappen fora da Red Bull? Drugo tem chances em 2025?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.