F1: Alpine confirma saída de Szafnauer após GP da Bélgica

Bruno Famin, substituíra interinamente; Alan Permane também está de saída

Otmar Szafnauer, Team Principal, Alpine F1 Team

A aventura na Alpine chegou ao fim para Otmar Szafnauer e Alan Permane pouco depois das saídas de Depois Laurent Rossi e Pat Fry. Com isso, quatro 'chefes' deixaram a equipe de Enstone na Fórmula 1 no espaço de uma semana. 

Leia também:

Szafnauer ingressou na Alpine no início de 2022 vindo da Aston Martin, uma equipe que ele administrou por muito tempo quando tinha o nome de Force India e depois Racing Point.

"A BWT Alpine F1 Team anunciou hoje que Otmar Szafnauer deixa o cargo de chefe de equipe por consentimento mútuo após o GP da Bélgica de 2023", disse o comunicado da Alpine.

"Otmar continuará suas funções normalmente para a corrida deste fim de semana na Bélgica, antes de deixar a equipe antes das férias de verão. A equipe gostaria de agradecer a Otmar por seu trabalho duro nos últimos 18 meses e por levar a equipe ao quarto lugar no Campeonato de Construtores de 2022. A equipe deseja a ele o melhor para o futuro."

Sua passagem no comando da Alpine foi marcada por sua estagnação na zona intermediária da tabela e, principalmente, pelo fiasco do mercado de pilotos de 2023: a Alpine tinha três pilotos para duas vagas com Esteban OconFernando Alonso e Oscar Piastri, mas a falta de persuasão e o rigor administrativo permitiram a saída dos dois últimos, um para a Aston Martin e outro para a McLaren.

Bruno Famin , que chegou ao mesmo tempo que Szafnauer para chefiar o departamento de motores, foi nomeado vice-presidente da Alpine Motorsports neste mês e agora assume o cargo de chefe de equipe interinamente.
 

Com 14 anos de experiência como diretor técnico da Peugeot Sport, Famin é agora o único sobrevivente dos principais dirigentes da Alpine F1, potencialmente aguardando novas contratações.

A equipe também anunciou a saída de Alan Permane como diretor esportivo, bem como do chefe técnico, Pat Fry, que seguirá carreira na Williams. Permane será substituído interinamente pelo atual diretor da Alpine Academy, Julian Rouse, enquanto Matt Harman liderará a equipe técnica da equipe Enstone.

Norris ironiza Hamilton e Pérez: passou do ponto?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se Red Bull de 2023 pode ser comparada à McLaren de 1988

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: "Desempenho do primeiro semestre foi fora da curva", afirma Alonso
Próximo artigo F1: Williams anuncia Pat Fry como novo diretor-técnico

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil