F1: Alpine espera que Gasly e Ocon recuperem amizade deteriorada

Chefe da equipe francesa revelou bastidores da contratação de francês, após imbróglio das férias de verão com saída de Oscar Piastri

Pierre Gasly, Esteban Ocon, BWT Alpine F1 Team

Foto de: Alpine

O chefe da Alpine na Fórmula 1, Otmar Szafnauer, espera que Pierre Gasly e Esteban Ocon reacendam sua amizade quando trabalharem juntos como companheiros de equipe no próximo ano.

Gasly foi confirmado neste sábado como substituto de Fernando Alonso na Alpine em 2023, depois que o francês foi liberado de seu contrato na AlphaTauri pela Red Bull.

Leia também:

Gasly e Ocon eram amigos quando jovens, e suas famílias também eram próximas. No entanto, eles tiveram uma briga e tiveram um relacionamento desconfortável desde que ambos chegaram à F1.

Quando Gasly surgiu pela primeira vez como candidato ao assento na Alpine, muitos membros do paddock foram rápidos em descartá-lo como uma opção por causa do cenário aparentemente improvável dos dois trabalhando juntos.

Mas, questionado pelo Motorsport.com sobre o estado atual da relação Gasly/Ocon após as notícias de sábado, Szafnauer disse que a equipe conversou sobre a situação com os dois pilotos.

“Tomamos uma decisão informada”, disse ele. “E isso significa conversar com toda a equipe, incluindo Esteban antes, para ter certeza de que, se tomarmos uma decisão, é um esporte de equipe e temos que ser capazes de trabalhar juntos e otimizar.

“Esteban deu muito apoio, Pierre também. Eles são profissionais. E eles não têm problema em trabalharmos juntos. E espero que a amizade reacenda – eles eram amigos em um ponto. Mas do ponto de vista profissional, ambos estão muito felizes em trabalhar um com o outro.

“Eles se conhecem há muito tempo e correram juntos. Eles são igualmente experientes, ambos são muito rápidos, ambos ambiciosos, então acho que funcionarão bem juntos.”

Pierre Gasly, AlphaTauri, and Esteban Ocon, Alpine F1, in the Press Conference

Pierre Gasly, AlphaTauri, and Esteban Ocon, Alpine F1, in the Press Conference

Photo by: FIA Pool

Szafnauer deixou claro que Gasly preenche todos os requisitos que a Alpine tinha em relação a um substituto para Alonso, que pilotará pela Aston Martin na próxima temporada.

“Como todos sabem, tínhamos um assento disponível depois ou perto das férias de verão”, disse ele. “E então começamos a procurar quem se encaixaria melhor e tínhamos alguns critérios para trabalhar.

“As três coisas que queríamos eram naturalmente velocidade, um piloto rápido, um com experiência e também juventude ao mesmo tempo. E somando as três coisas, não há muitas pessoas que têm tudo isso e Pierre definitivamente tem.

“Achamos que ele se encaixaria muito bem para nós. Então, nós o colocamos em nossa lista e, em seguida, começamos a fazê-lo.”

Pierre Gasly, AlphaTauri AT03

Pierre Gasly, AlphaTauri AT03

Photo by: Red Bull Content Pool

Szafnauer disse que as coisas aconteceram rapidamente após a confirmação da saída de Alonso e logo ficou claro que Oscar Piastri estava determinado a ir para a McLaren.

“Foi talvez uma semana ou mais, nem mesmo?” ele esclareceu. “Quero dizer, primeiro na lista. Quando parecia que Oscar não estava 100% certo com alguns dos problemas contratuais que tínhamos, começamos a trabalhar em uma lista de quem mais poderia ser, e Pierre estava nela.

“Ficou bastante evidente para nós que, como eu disse antes, ele tem juventude, experiência e velocidade, e isso é difícil dizer para muitos pilotos que ainda estão na F1.

“Mesmo os outros dois que você mencionou [Alonso e Piastri] não tinham essas coisas. Então, temos a sorte de garantir Pierre e estamos ansiosos para trabalhar com ele."

Szafnauer insistiu que foi fácil lidar com a Red Bull, apesar do tempo que levou para a liberação de Gasly acontecer.

“Bem, existem alguns elementos de tudo isso, mas o que posso dizer é que foi muito simples trabalhar com Franz [Tost], Helmut [Marko] e Christian [Horner] para garantir o futuro de Pierre”, acrescentou.

“Eles foram muito corretos e fiéis à sua palavra e fizeram exatamente o que disseram que fariam, e foi um prazer trabalhar com eles.”

Quando perguntado se foi um alívio fechar o negócio, Szafnauer disse: “É ótimo seguir em frente. Isso é para o ano que vem. Então ainda temos esse ano para focar, o que precisamos fazer, precisamos fazer um bom trabalho.

“Mas é bom saber que o próximo ano está resolvido e podemos continuar com este ano e também nos preparar para o próximo.”

Que punições RBR e Aston podem tomar caso tenham violado teto de gastos da F1?

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Verstappen mostra força e lidera treino antes de quali em Suzuka
Próximo artigo F1: AlphaTauri admite que atuação de De Vries na Itália foi chave para escolha

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil