F1: Alpine não deixará rivalidade entre Alonso e Ocon sair do controle, garante Prost
Retorno do bicampeão à categoria trouxe à tona emocionante perspectiva batalha entre pilotos da equipe
A Alpine afirmou que não permitirá que a rivalidade entre Fernando Alonso e Esteban Ocon evolua para uma força desestabilizadora dentro da equipe neste ano.
O retorno de Alonso à Fórmula 1 trouxe à tona a emocionante perspectiva de uma dura batalha entre o espanhol e seu jovem companheiro de equipe francês Ocon, que está na última temporada de um contrato de dois anos com o time.
Com o bicampeão mundial tendo uma história de ser implacável ao lidar com seus companheiros de equipe no passado, a Alpine está bem ciente de que precisa 'ficar de olho' em como o relacionamento se desenvolve. O consultor da escuderia, Alain Prost, disse que o time está bem atento aos riscos que podem advir da desestabilização de Ocon - então, trabalhará duro para garantir que haja um bom clima entre seus dois pilotos.
"Se um piloto está desestabilizado, isso não é normal", disse Prost em uma entrevista ao jornal Le Figaro.
“O normal é que ter um jogo psicológico. Sempre há um piloto que leva a melhor."
“Se uma hora for um piloto e depois o outro, fica equilibrado e as coisas vão bem. Agora, quando está mais recorrente, como Esteban experimentou no ano passado com Daniel [Ricciardo], é mais complicado. Então é muito importante que os pilotos trabalhem bem juntos e não tenham jogos mentais perigosos entre eles."
"Vai ser uma longa temporada e ainda mais complicada de lidar por conta da Covid-19. Não é muito divertido, presos em bolhas, confinamento e muitas restrições."
"A dinâmica e a atmosfera de uma equipe são extremamente importantes para o desempenho, então você tem que estar muito esperto para garantir que não haja atritos, especialmente entre os pilotos."
Alonso já mostrou determinação para dar tudo em seu retorno na F1, embora a Alpine não pareça estar em posição de lutar por vitórias este ano.
Prost disse que embora o asturiano fosse exigente, cabe ao time responder da maneira certa se quiser seguir em frente.
"Um piloto com essa personalidade traz algo automaticamente", disse.
“O Fernando é muito exigente e perfeccionista. Exige muito. Cabe a nós assumir."
“Mas ele também sabe que provavelmente não é este ano que vai conseguir vencer corridas regularmente. O que é certo é ele vai lutar de corpo e alma para trazer pontos mesmo que pelo décimo lugar.“
"Mas não podemos esquecer que é sempre a dupla de pilotos que faz uma equipe progredir. Esperamos muito de Esteban. Ele agora conhece a equipe."
"Mudamos as coisas por ele. Tudo foi feito para deixá-lo o mais confortável possível", concluiu.
GENIALIDADE, CAUSOS e 'TRETAS' de GALVÃO BUENO: Ex-diretor faz revelações do narrador de F1 da Globo
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST – Quais são os pilotos mais carismáticos da F1, mas sem grandes resultados?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.