Recomendado para você

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1
F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos

F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos
F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown

F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown
Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

F1 - Análise técnica: agora é a Red Bull que 'copia' a Aston Martin

Além da guerra de desenvolvimento já travada até Miami, punições e benefícios relacionados a teto de gastos e túnel de vento podem ter efeitos interessantes

Red Bull Racing RB19 side pods comparison, Azerbaijan GP

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

O Red Bull RB19 de Adrian Newey introduziu um sistema de resfriamento inspirado no Aston Martin AMR23, cujo design foi feito por um de seus velhos conhecidos, Dan Fallows, que deixou o time taurino de Fórmula 1 para migrar para a equipe de Silverstone.

O editor recomenda:

Ter Fallows, engenheiro de aerodinâmica e antigo braço direito de Newey, como diretor técnico da Aston Martin facilita a compreensão: a filosofia de design do AMR23 é guiada por decisões outrora já tomadas em Milton Keynes, embora alguns aspectos que evoluíram em Silverstone tenham ido muito além das soluções vistas no impressionante RB19, que domina a cena neste início da atual temporada da F1.

Red Bull RB19

Red Bull RB19

Photo by: Giorgio Piola

Mesmo comparada com a da Red Bull (ilustração acima), a 'barriga' da Aston é sem dúvida a mais extrema: não se buscou apenas a exasperação do Efeito Coandă, que leva ao 'piso' inferior um fluxo de outras pressões 'aprisionado' na parte frontal acima do chassi, direcionando-o para o difusor...

Red Bull RB19: ecco le bocche dei radiatori più strette apparse a Baku

Red Bull RB19: ecco le bocche dei radiatori più strette apparse a Baku

Photo by: Uncredited

Aston Martin AMR23, dettaglio della bocca dei radiatori molto stretta

Aston Martin AMR23, dettaglio della bocca dei radiatori molto stretta

Photo by: Uncredited

Não é só isso: a Aston teve coragem de criar entradas de radiador largas, mas muito estreitas, especialmente na borda externa, onde são mais afuniladas (acima). A RBR propôs solução menos cônica para não comprometer o resfriamento do motor (foto acima e foto-destaque desta matéria).

Em Baku, a equipe técnica liderada por Pierre Waché na Red Bull forneceu um pacote aerodinâmico que foi rumo à direção do AMR23, propondo entradas de radiador mais estreitas com lábio inferior mais alto, o que é útil para aumentar o fluxo de ar sob os bicos do carro.

O objetivo, portanto, é melhorar a eficiência aerodinâmica, claro, mas sem afetar a confiabilidade da unidade de potência. E tivemos a prova disso em Miami, apenas uma semana depois. Na Red Bull, eles não se limitaram a "miniaturizar" as entradas de ar, mas também revisaram a dinâmica dos fluidos: menos fluxo de resfriamento requer mais extração de calor.

Red Bull RB19

Red Bull RB19

Photo by: Giorgio Piola

Em Miami, portanto, esperávamos um RB19 com aberturas visíveis cortadas nas laterais, ou seja, na 'raiz' do capô, mas não foi o caso. Apesar da temperatura do ar na casa de 30 graus e do asfalto na casa de 46 graus, a Red Bull se permitiu uma configuração muito 'fechada' (acima) mesmo no circuito de rua da Flórida, contentando-se com uma única ventilação aberta, enquanto a Aston, ao contrário de Baku, teve que recorrer a uma ventilação muito grande na lateral, como se vê abaixo.

Aston Martin AMR23

Aston Martin AMR23

Photo by: Giorgio Piola

Não sabemos quão diferente é a capacidade de dissipação de calor da unidade de potência do Mercedes F1 M14 E Performance em comparação com a do Honda RBPT H001, mas as diferenças visíveis parecem bastante marcantes.

Na verdade, a Red Bull tem um slot que libera o ar quente dos radiadores montados acima do turbo de 6 cilindros, na continuação da aleta do capô. Parece claro que as equipes estão trabalhando para direcionar as saídas de ar quente em áreas que menos afetam a eficiência da traseira e, em particular, da asa traseira, elemento muito importante para criar desempenho quando se abre a asa móvel.

Aston Martin AMR23

Aston Martin AMR23

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

De acordo com rumores que vazaram da Aston, os engenheiros aerodinâmicos de Fallows também estão ocupados olhando para um sidepod substancialmente 'fechado' para reduzir o arrasto do carro e melhorar a velocidade máxima, que continua sendo o aspecto mais deficitário no projeto.

Na equipe verde, que também tem o italiano Luca Furbatto no comando, há o objetivo de explorar bem as horas de túnel de vento a mais às quais o time tem direito por ter ficado em sétimo no campeonato de construtores de 2022, em função das regras desportivas da categoria máxima.

Será curioso ver o que a Aston será capaz de produzir para Ímola e Montreal na tentativa de alcançar a Red Bull, que está muito à frente, antes que o time taurino sofra os efeitos da punição que recebeu pela quebra do teto de gastos no passado. Aguardemos os próximos capítulos...

Artigo anterior Indy detona F1 por GP de Miami: "Não roube" a nossa existência
Próximo artigo F1: Em meio a rumores envolvendo Shakira, Hamilton fala sobre possibilidade de correr na IndyCar

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros