Fórmula 1 GP da Grã-Bretanha

F1 - Análise Técnica: As 11 mudanças que transformaram a McLaren em um "foguete"

Pacotes de atualização introduzidos na Áustria e em Silverstone ajudaram time de Woking a se destacar no último GP

McLaren side comparison (Silverstone endplate Inset)

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

A atualização mais recente da McLaren transformou o ritmo da equipe na Fórmula 1, com o MCL60 surgindo como um dos melhores carros em curvas de alta. Na verdade, a vantagem era tamanha que levou Lewis Hamilton a chamar o carro de "foguete", sem ter como atacar Lando Norris.

O primeiro pacote de novidades apareceu no GP da Áustria, seguido de mais atualizações na Grã-Bretanha, incluindo uma nova asa dianteira. Combinados, eles ajudaram Norris a garantir a segunda posição no grid de largada e na corrida.

Leia também:

Enquanto alguns rivais sugeriram que as mudanças na McLaren seriam apenas cópias da Red Bull, tamanha simplificação do trabalho é injusta, já que uma análise profunda deixa claro o tamanho do esforço próprio da equipe em busca de melhorias.

Essa comparação exclusiva lado a lado acima mostra o quão substancial foi a revisão, e agora vamos olhar para os detalhes dessas melhorias.

1 - Foram feitas mudanças na forma e na posição das cercas do assoalho, casando com as alterações feitas ao longo do carro.

2 - A McLaren já vinha flertando com um design de entrada do sidepod similar ao da Red Bull desde o ano passado, mas essa atualização resultou em um modelo ainda mais próximo do rival. A borda superior da entrada foi jogada mais para trás, enquanto o 'lábio' inferior está posicionado mais acima no chassi, aumentando o tamanho do corte abaixo.

3 - A superífice superior do assoalho já tinha uma bola fortemente contornada para acomodar a antepara lateral de impacto (SIS em inglês) inferior, ao mesmo tempo em que criava o bolsão de espaço necessário para o assoalho inferior. A bolha foi redesenhada como parte da atualização, acompanhada ainda de uma bolha menor dentro dela.

4 - As mudanças feitas na porção dianteira do sidepod e a entrada levaram a um redesign do espelho retrovisor e suas peças associadas, com a ripa superior retirada e uma área externa revisada para casa melhor com o perfil aerodinâmico necessário na parte inferior.

5 - A carenagem aerodinâmica ao redor do halo conta agora com uma lâmina vertical, com a perna traseira passando por uma transição em direção à carenagem traseira, enquanto uma aleta passa a ser utilizada na lateral da estrutura também.

6 - A mudança geral na forma dos sidepods resultou na exclusão da linha estampada na lateral da carenagem.

7 - A McLaren é a mais nova equipe a adotar um canal em forma de escorregador na superfície superior do sidepod, seguindo o caminho da Aston Martin, que passou a adotar uma abordagem mais agressiva, em um caminho iniciado pela Alpine. A altura do flanco do sidepod também foi aumentada para maximizar o layout do canal interno.

8 - O painel superior de 'guelras' de resfriamento foi movido de uma posição transversal para uma mais comumente utilizada pelos rivais, 'abraçando' o ombro da cobertura esticada do motor. A equipe deve variar a configuração do painel de resfriamento dependendo das necessidades de cada circuito.

9 - A mudança da cobertura do motor foi otimizada para considerar a realocação do painel de resfriamento, pensando ainda nas mudanças feitas na parte inferior do carro.

10 - Uma das grandes mudanças visuais no assoalho do MCL60 é a borda, onde o corte e a configuração da aleta flap foram removidas.

11 - A pegada da cobertura do motor e da saída traseira de resfriamento foram reduzidas, permitindo ainda o aumento da 'barbatana de tubarão', com a carenagem ao seu redor se afunilando rapidamente na traseira.

Mudanças na asa dianteira

Nova asa dianteira do McLaren MCL60

Nova asa dianteira do McLaren MCL60

Photo by: Giorgio Piola

Norris está recebendo as atualizações uma corrida antes de Oscar Piastri e, em Silverstone, teve direito a uma asa dianteira revisada. A principal característica dessa mudança é uma que já vimos em outros lugares, com a McLaren seguindo o caminho da Mercedes em um layout de flap semi-separado.

Isso resulta nas três aletas flaps superiores sendo desconectadas da junção da placa final, com uma pequena longarina de metal sendo usada para reduzir a distância entre cada elemento e a placa final.

Também fica claro que as pontas são viradas para fora, com os engenheiros buscando usar a superfície como forma de controle do outwash gerado pela asa. Isso trabalha em conjunto com outras superfícies de controle, como a placa final modificada, a placa de mergulho e os suportes do separador de fendas.

Comparação das asas dianteiras do McLaren MCL60

Comparação das asas dianteiras do McLaren MCL60

Photo by: Uncredited

Essa não foi a única porção externa da asa que foi modificada, como é possível ver na comparação entre a especificação de Piastri e a de Norris no fim de semana. Há um desvio claro no design das seções não-móveis da asa além do bico, com a ponta sendo colocada um pouco mais atrás em relação à borda do segundo elemento, levando ao painel com um formato um pouco diferente.

Isso tem um efeito indireto em relação à posição do pivô da aleta flap e sua relação com o separador de fenda, resultando em uma mudança no design das seções móveis das duas aletas superiores.

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate caos dos limites de pista na Áustria: qual a solução?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Podcast #238 – A ‘nova’ McLaren em Silverstone e a demissão de De Vries com a volta de Ricciardo
Próximo artigo F1: Chegada de Ricciardo reflete nova 'fase' da AlphaTauri

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil