F1: Aston Martin evitará problemas com Alonso sendo honesta, diz de la Rosa

Ex-piloto garante que comportamento 'agressivo' do espanhol faz parte do seu lado competitivo

Fernando Alonso, Alpine F1 Team, arrives at the track

Foto de: Carl Bingham / Motorsport Images

A Aston Martin não terá problemas em lidar com Fernando Alonso na Fórmula 1, desde que seja aberta e honesta com ele, avaliou o novo embaixador da equipe Pedro de la Rosa.

O ex-piloto assinou um novo papel na Aston Martin. Além de ajudar com os compromissos de mídia e marketing, ele também se envolverá no programa de desenvolvimento de jovens pilotos da equipe.

Leia também:

A nova posição do espanhol vem antes da chegada do compatriota Alonso no próximo ano, que está se juntando como substituto do aposentado Sebastian Vettel. Embora Alonso tenha a reputação de ser um capataz duro e difícil de lidar às vezes, de la Rosa acha que a situação não é tão complicada quanto alguns sugeriram.

Tendo trabalhado com Alonso durante períodos juntos na McLaren e na Ferrari, de la Rosa diz que a atitude do veterano é alimentada por um espírito competitivo.

Questionado pela Autosport sobre qual seria seu conselho para a Aston Martin sobre como tratar Alonso, de la Rosa disse: “Não acho que Fernando seja um cara difícil de lidar. Ele é muito genuíno, muito honesto.

“O fato de o inglês não ser sua língua nativa às vezes o torna um pouco duro quando tenta descrever as coisas. Mas ele é muito honesto. E o que ele diz é o que ele sente sobre o carro, sobre a equipe, sobre como ser competitivo.

“Então, contanto que você sempre diga a ele exatamente o que está acontecendo, e qual é a verdade, você nunca terá problemas com ele.

“Mas no momento em que você tentar esconder uma informação ou ele sentir que você está tentando manter alguma informação de lado, você terá problemas. Ele é apenas um indivíduo muito competitivo. Essa é a realidade. Se você for tão competitivo quanto ele, não terá nenhum problema com Fernando.”

Carlos Rodriguez Santiago, Gamer & Founder of G2 Esports, Fernando Alonso, McLaren and Pedro De La Rosa

Carlos Rodriguez Santiago, Gamer & Founder of G2 Esports, Fernando Alonso, McLaren and Pedro De La Rosa

Photo by: Sutton Images

De la Rosa não tem dúvidas de que Alonso entregará tudo o que se espera dele, porque está convencido do compromisso que o atual piloto da Alpine tem para ter sucesso na F1.

“Sempre disse que possivelmente existem três pilotos especiais na F1, e não direi quais nomes, mas Fernando sempre esteve lá. Sempre disse que Fernando é um dos melhores pilotos da história da F1, e quando disse isso alguns anos atrás, todos acharam que eu estava louco.

“Mas ainda estou louco porque acho que ele é único e está totalmente motivado: o que também é um detalhe muito, muito, muito importante na vida de um piloto de F1, especialmente quando você chega aos 40 anos.

“Já estive lá com 40 também. Então eu sei um pouco. É por isso que acho que Fernando chega no melhor de seu talento e em seu auge de desempenho.”

Embora de la Rosa tenha se mantido próximo a Alonso, ele diz que seu novo papel não visa que ele seja um canal entre o piloto e o gerenciamento da equipe.

“Estou entrando como embaixador da equipe, e não há planos até agora para atuar como uma ligação entre a equipe e Fernando ou qualquer outro piloto: Lance [Stroll] ou Felipe [Drugovich] ou quem quer que seja.

“A maior diferença nesta função [em comparação com quando eu dirigia] é que não vou me envolver nos aspectos técnicos ou em decisões desse tipo. Isso não faz parte do plano.

“Eu honestamente não sei onde meu papel irá evoluir no futuro. Este é o primeiro capítulo de um livro muito, muito grande, cheio de capítulos e capítulos interessantes.”

Os riscos que a Red Bull corre em função da quebra do teto de gastos

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!

Podcast: feitos da RBR podem ser 'manchados' por violação do teto de gastos?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Di Grassi projeta ePrix de São Paulo da Fórmula E e fala de polêmica da F1
Próximo artigo F1: Arábia Saudita deixa claro que 'adoraria' realizar mais que uma corrida por ano

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil