F1: Aston Martin volta atrás e admite que Alonso lideraria GP de Mônaco se tivesse com intermediários na primeira parada

Sistemas da Aston Martin apontaram que com erro da Red Bull, espanhol lideraria a corrida se tivesse feito a estratégia de pneus correta

Fernando Alonso, Aston Martin AMR23

Foto de: Erik Junius

Fernando Alonso estava na briga pela vitória com Max Verstappen no GP de Mônaco de Fórmula 1 e teve uma oportunidade clara de passar à frente do holandês durante uma fase crítica de pitstop quando a chuva começou a cair em Monte Carlo

Leia também:

No entanto, quando Alonso fez sua primeira parada, optou por usar pneus slicks, pois ele e a equipe estavam céticos quanto à possibilidade de a chuva durar muito tempo. A manobra provou ser um erro, pois a chuva piorou imediatamente. Alonso teve que fazer uma segunda parada para colocar os pneus de chuva apenas uma volta depois, pouco depois de Verstappen ter trocado e colocado os mesmo compostos.

A chamada da Aston para os boxes gerou um intenso interesse após a corrida sobre o que teria acontecido se Alonso tivesse ido para os pneus intermediários imediatamente e se ele e a equipe perderam ou não a chance de assumir a liderança da corrida.

Questionado pelo Motorsport.com no GP da Espanha sobre o que diziam os dados da Aston Martin em sua análise após o fim de semana, o diretor da equipe, Mike Krack, revelou que os dados previam que o espanhol quase certamente teria saído na frente de Verstappen.

"O sistema de computador diz que, se tivéssemos ido para os intermediários, provavelmente teríamos chegado na frente de Max", explicou Krack. "Mas isso não significa que teríamos vencido a corrida. "Portanto, com o benefício total da retrospectiva, esse teria sido o caso. Mas quando você toma essas decisões, precisa confiar nos dados que possui."

O próprio Alonso defendeu a decisão que ele e a Aston Martin tomaram e Krack deixou claro que o que aconteceu no último fim de semana não fará com que a equipe corra mais riscos no futuro.

Fernando Alonso, Aston Martin AMR23

Fernando Alonso, Aston Martin AMR23

Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images

Perguntado se ele previa que a equipe seria mais agressiva na estratégia a partir de agora, ele disse: "Se agressividade significa jogo, a resposta é claramente não. Não somos jogadores. Somos uma equipe orientada por dados. Analisamos todas as informações que temos. Portanto, se é isso que você quer dizer, a resposta é clara."

Estrategistas de sofá

Embora, em retrospectiva, a Aston Martin pudesse ter feito algo diferente, Alonso acha injusto que a equipe tenha sido criticada pelo que fez.

"O que eu não gosto na F1 é que sempre vemos os pontos negativos e sempre vemos tudo muito fácil do sofá", disse ele. "Vou lhe dar um exemplo: se parássemos para fazer a interseção, esta semana só falaríamos sobre a decisão errada da Red Bull, porque eles pararam uma volta tarde demais com Max."

"Nunca diriam que a Aston Martin foi muito corajosa e escolheu o pneu certo. Só falariam que a Red Bull escolheu o pneu errado e parou Max uma volta depois. Essa é apenas a mentalidade da F1, a busca ilimitada pela perfeição que, às vezes, não é possível alcançar."

Krack disse que enfrentar essas críticas é parte integrante de ser uma equipe líder na F1.

"Essa é a natureza da F1 e é algo com o qual temos que conviver", disse ele. "Estamos expostos. "Queremos que seja noticiado quando tudo corre bem, por isso temos que aceitar se surgirem relatos de que as coisas poderiam ter sido melhores. Não é realmente um drama."

SEXTA-LIVRE AO VIVO: Tudo sobre o primeiro dia da F1 em Barcelona!

Como funciona a estratégia de um time e por que a Ferrari vai mal? Rico Penteado explica

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #232 - É o 'fim da linha' para o GP de Mônaco na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Confira os resultados dos treinos livres para o GP da Espanha
Próximo artigo F1: Hamilton admite que teme não avançar ao Q3 da classificação na Espanha

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil