F1: Bahrein deve realizar corrida sprint no anel externo em 2022

Responsável pela pista se diz aberto à ideia, caso ela se concretize entre os chefes da categoria

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000, Lando Norris, McLaren MCL35 and Kevin Magnussen, Haas VF-20

Com os três testes de corrida sprint este ano em Silverstone, Monza e Interlagos, foram considerados um sucesso, a Fórmula 1 está visando seis eventos desse tipo em 2022.

Conforme revelado no último fim de semana, os chefes da F1 indicaram às equipes que suas pistas preferidas para realizar as sprints são Bahrein, Ímola, Montreal, Áustria, Zandvoort e Interlagos.

Leia também:

Parte das discussões em andamento com as equipes inclui a ideia de tornar as sprints eventos autônomos. Isso significa que, embora eles contem para os pontos, eles não definirão o grid para o GP principal no domingo.

Se essa ideia for aprovada, então isso oferece espaço para a F1 ser mais radical, com mais ajustes de formato para as corridas mais curtas no sábado para apimentá-los.

Fontes sugeriram que uma ideia mencionada nas primeiras discussões entre a F1 e as equipes poderia ser que o primeiro evento sprint no Bahrein fosse executado em um layout de pista diferente.

O plano seria realizar os treinos e qualificação na sexta-feira em todo o circuito ‘normal’, mudar a corrida de sábado para a configuração do traçado externo e, em seguida, ter o GP no domingo de volta à pista completa.

George Russell, Mercedes F1 W11, Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11, Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35, Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20, and the rest of the field at the restart

George Russell, Mercedes F1 W11, Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11, Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35, Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20, and the rest of the field at the restart

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

O traçado externo foi usado para o GP de Sakhir em 2020 e provou ser um sucesso em entregar emoção e drama, com Sergio Pérez conquistando sua primeira vitória na F1.

Embora a ideia de uma sprint assim seja apenas uma consideração no momento, os chefes do circuito do Bahrein estão abertos a essa perspectiva.

O xeique Salman Bin Isa Al-Khalifa, que é o presidente-executivo do circuito do Bahrein, disse que a questão ainda não foi levantada com a pista, mas acha que pode funcionar.

“Em teoria, podemos fazer isso e apoiaremos tudo o que a F1 quiser que façamos”, disse ele ao Motorsport.com.

“É como em 2020, quando nos pediram para sediar duas corridas e tínhamos a pista externa, e fizemos isso.”

“Então, sim, nós apoiaríamos. Mas com essas coisas e com as equipes, haverá dúvidas sobre como você utiliza uma pista e depois outra. Então, vou esperar e ver como eles discutirão isso primeiro.”

F1 2021: QUEM CONQUISTA O TÍTULO NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA: VERSTAPPEN OU HAMILTON? | TELEMETRIA

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #151: Hamilton x Verstappen é a maior decisão da história da F1?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Fittipaldi vê disputa Hamilton/Verstappen como a que antecedeu bi de 1974
Próximo artigo F1 - Verstappen: "É injusto como sou tratado diferentemente de outros pilotos"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil