Últimas notícias

F1: Bortoleto estreia no simulador e mira TL com McLaren em 2024

Brasileiro falou ainda sobre as expectativas para a temporada de estreia na F2

Gabriel Bortoleto, McLaren junior driver

Gabriel Bortoleto, McLaren junior driver

Simon Galloway / Motorsport Images

Na Cerimônia de Premiação da FIA em Baku, o campeão da Fórmula 3 Gabriel Bortoleto revelou que já fez sua estreia no simulador da McLaren e afirmou que, junto com seu programa na Fórmula 2 com a Virtuosi, deseja participar das sessões de treinos livres com o time de Woking na Fórmula 1.

Ao longo dos anos, o programa de jovens talentos da McLaren trouxe vários nomes para a principal categoria do automobilismo mundial. Sem dúvidas, o nome mais famoso é o de Lewis Hamilton, que estreou na F1 diretamente com a equipe em 2007. A lista ainda inclui nomes como Kevin Magnussen, Stoffel Vandoorne e Lando Norris. Mas, atualmente, a Academia mantém sua busca por novos talentos.

Leia também:

A adição mais recente é a de Bortoleto, anunciado como membro do programa em outubro, logo após a conquista da F3. O brasileiro de 18 anos trabalhará sob a orientação do ex-piloto de F1 e vencedor de Le Mans Emanuele Pirro,

Gabriel Bortoleto

Photo by: McLaren

Gabriel Bortoleto

Após dois anos nos karts a nível internacional, Bortoleto estreou nos monopostos em 2020 na F4 Italiana, vencendo etapas em Monza e Mugello. Na sequência, foi para a FRECA em 2021/2022 antes de sua estreia na F3 com a Trident, onde foi campeão logo em seu primeiro ano.

Isso colocou Bortoleto em condições de subir para a F2 em 2024 com a Invicta Virtuosi, tendo feito sua estreia com o carro da categoria nos testes de pós-temporada de Abu Dhabi. Seu objetivo é manter a trajetória de ascensão criada na F3, mesmo tendo rivais difíceis pela frente, como o italiano Andrea Kimi Antonelli.

Além do compromisso na F2, como membro da Academia McLaren, Bortoleto terá um programa no simulador para ajudar a equipe nos finais de semana de corrida. E durante a premiação da FIA, ele revelou que já concluiu sua primeira sessão.

"Essa semana eu fiz dois dias no simulador. Na verdade, foram meus dois primeiros dias no simulador da McLaren. Foi uma ótima experiência, a minha primeira vez em um simulador de F1. Acho que a equipe ficou feliz com o que viu e como eu me saí. Claro que ainda há muito espaço para melhorias, pois foi a minha primeira vez, mas terei muitos trabalhos com a McLaren".

Bortoleto já está de olho no futuro e mira também as duas sessões de treinos livres que cada equipe tem que ceder a pilotos novatos durante as sextas-feiras da temporada 2024. Em 2023, Pato O'Ward, piloto da Indy, cumpriu essa cota, mas o brasileiro sabe que essa tarefa pode cair em seu colo caso vá bem na F2.

"Agora a F1 obriga as equipes a darem chances aos novatos de fazerem pelo menos dois TLs durante o ano. Eu não tenho nada assinado sobre isso no meu contrato, mas é óbvio que, se você se sair bem, e se você for o piloto da Academia mais próximo da F1, eu sou o único da McLaren na F2, faria sentido".

Gabriel Bortoleto, Andrea Stella, McLaren, Emanuele Pirro, Director, McLaren Driver Development programme

Photo by: McLaren

Gabriel Bortoleto, Andrea Stella, McLaren, Emanuele Pirro, Director, McLaren Driver Development programme

Em relação ao futuro, claramente é cedo para fazer planos de longo prazo por vários motivos, incluindo o fato da McLaren ter Lando Norris e Oscar Piastri em contratos de grande duração, mas Bortoleto acredita que tem tudo para dar o grande salto. Claro, muito vai depender de seu desempenho na F2, além da existência (ou não) de vagas no grid, o que nem sempre acontece.

"Acredito no projeto que a McLaren criou para mim, eles estão me preparando para estar na F1 no futuro. Não sinto pressão, depende muito do momento e acho que estou em uma boa janela de tempo, mas o timing não conta se você não provar que é rápido. Fiz um bom trabalho na F3 e agora é a vez da F2. Tenho certeza de que, se eu me sair bem na F2, posso dar o salto".

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Diretor técnico da Mercedes revela motivos que fizeram equipe desmoronar em 2 anos
Próximo artigo F1 - FIA joga 'balde de água fria' sobre GP de Madri: "Processo não está sendo seguido"

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil