F1: Briatore avisou Alonso que Hamilton seria protegido na McLaren
Polêmico chefe de equipe pondera que o piloto espanhol foi prejudicado no time britânico pela presença do então novato na F1
Ex-chefe de Fernando Alonso na Renault, o dirigente Flavio Briatore alertou seu piloto de que Lewis Hamilton seria o preferido da McLaren, equipe para a qual o espanhol se transferiu em 2007, ano de estreia do britânico na Fórmula 1.
Ao podcast Beyond the Grid da F1, Briatore disse: "Ele foi para a McLaren e não fiquei feliz com isso porque não era como o Schumi para ir à Ferrari. Era o Fernando indo à McLaren, e para Fernando, a McLaren nunca foi um sonho”.
"Especialmente, eu disse a ele: tem o novo cara, e o novo cara era Lewis Hamilton, e o novo cara estava ‘no bolso’ de Ron Dennis, como você comigo! E eu prometo que você terá que brigar e o cara estará protegido por Ron Dennis".
O chefe de equipe italiano disse que o então bicampeão mundial estava ciente do desafio, mas achou que sua velocidade seria suficiente para superar qualquer batalha política interna na McLaren.
Questionado sobre como Alonso respondeu às suas preocupações, Briatore simulou: "Não, não, não. Eu sou mais rápido. Mas o ponto é que ninguém, incluindo Ron Dennis, entendeu quão rápido era Lewis Hamilton”.
"Porque, se Ron Dennis entendesse quão rápido era Hamilton, ele [não] gastaria a quantia que pagou a Fernando. Se eu sei em minha casa que tenho um piloto tão rápido, por que preciso de outro? Foi uma grande briga".
Briatore disse que, quando o relacionamento entre Ron Dennis e Alonso entrou em colapso em 2007, ele optou por não interferir. Além de ex-chefe do espanhol na Renault, o italiano também era empresário do bicampeão mundial.
"Eu estava apenas assistindo. Depois de duas corridas, quando você via as trocas de pneus, era feita primeiro para Hamilton e depois para Alonso. Já foi o suficiente, porque eu conhecia o Fernando..."
Alonso está de olho no retorno à F1, e Briatore não duvida que o bicampeão possa ter sucesso se tiver a chance de ocupar uma boa vaga em 2021: "100%. Ele é um Rottweiler, 100%. Muitos contratos expiram e pilotos vão e vêm, então veremos”.
"Gostaria de ver Fernando em um time que tem pelo menos 50% de possibilidade de começar a corrida para vencer. [Mas] não são tantas [equipes]. Você tem Mercedes, você tem Ferrari e você tem Red Bull".
Renault, McLaren, Ferrari e mais: relembre todos os carros de Fernando Alonso na F1
VÍDEO: Top-5 de corridas mais geniais de pilotos na F1, por Felipe Motta
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.