F1: Button diz que teria 'mais medo' de enfrentar Verstappen

Campeão de 2009 fica do lado do piloto da Red Bull, após provocação de Lewis Hamilton sobre Max não ter enfrentado tantos companheiros de equipe fortes na F1

Max Verstappen, Red Bull Racing and Lewis Hamilton, Mercedes-AMG

Jenson Button elogiou Max Verstappen por sua capacidade de adaptar seu estilo de pilotagem ao carro que lhe é oferecido, sugerindo que nem todos os pilotos da Fórmula 1 conseguem lidar com isso da mesma forma.

O campeão mundial de 2009, que piloto ao lado de Lewis Hamilton na McLaren em 2010 e 2012, disse que teria "mais medo" de enfrentar Verstappen.

Nas últimas semanas, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, sugeriu que os carros da Red Bull foram projetados para Verstappen, enquanto Hamilton indicou que enfrentou companheiros de equipe mais fortes do que o holandês.

"Acho que Lewis teve alguns companheiros de equipe muito difíceis, ele teve campeões mundiais como companheiros de equipe, enquanto Max não teve", disse Button à Sky Sports no Goodwood Revival.

"Mas, para mim, eu teria mais medo de enfrentar Max no mesmo carro. E acho que é porque o carro foi projetado de acordo com o estilo dele ou porque ele pode dirigir um carro que Adrian Newey lhe dá. Acho que Adrian lhe dá um carro e diz: 'Este é o carro mais rápido do mundo. Se você tirar o downforce dianteiro, ele ficará mais lento, mas será mais fácil de dirigir'.

"E Max diz: 'Certo, tenho que pilotar como você fez esse carro e preciso guia-lo o mais rápido possível'. Então, acho que ele é muito bom nisso e que muitos pilotos têm dificuldade com isso", completou.

Podium: race winner Jenson Button, McLaren, second place Lewis Hamilton, McLaren

Pódio: vencedor da corrida Jenson Button, McLaren, segundo lugar Lewis Hamilton, McLaren

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Ampliando o debate provocado por Hamilton, ele acrescentou: "É difícil. Acho que Lewis teve companheiros de equipe mais difíceis, mas eu também não gostaria de enfrentar Max. Todos eles são pilotos incríveis, os melhores do mundo e alguns dos melhores que já vimos na F1. Eu gostaria que houvesse mais competição na frente, entre Max, Lewis e Fernando [Alonso], esses três são os que mais se destacam, mas não é assim na F1. É uma corrida de tecnologia e a Red Bull, com justiça, está fazendo um trabalho melhor no momento", disse.

Lando Norris, McLaren, Max Verstappen, Red Bull Racing

Lando Norris, McLaren, Max Verstappen, Red Bull Racing

Foto de: Erik Junius

Button também foi questionado sobre o conselho que daria ao atual piloto da McLaren, Lando Norris, que tem sido associado a um possível futuro como companheiro de equipe de Verstappen na Red Bull.

"A questão é que você precisa ser o melhor para ser campeão mundial", disse Button. "E essa era a questão para mim quando saí da Brawn [no final de 2009]. Eu pensava: 'Tenho que ir para a McLaren, porque preciso correr contra Lewis Hamilton', que era considerado o melhor. E acho que é isso que ele tem de decidir o que quer fazer", completou.

"Acho que, se ele for esperto, escolherá um carro que se adapte ao seu estilo. Acho que vimos que a Red Bull não combina com muitos pilotos, com exceção de Max. Portanto, não é uma decisão fácil para ele. Ele não está em um carro que possa vencer no momento. E provavelmente também não vencerá no próximo ano, eu acho", opinou.

"Ele tem que procurar outro lugar para 2025 ou depositar sua confiança na McLaren. Eles venceram corridas, venceram campeonatos, e isso pode voltar a acontecer. Portanto, se ele conseguir enxergar o futuro e achar que a equipe está em uma boa posição, que fique lá. Se não, vá lutar com Max Verstappen em sua própria equipe. Mas essa é uma tarefa difícil", finalizou.

Massa detalha judicialização da F1 2008 ao Motorsport.com

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Motorsport.com debate Ferrari pós-Monza, futuro de Sainz e possibilidade de Palou na F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Gasly quer ação contra invasão de torcedores no paddock
Próximo artigo F1: Chefes de equipe reclamam de comportamento contraditório de Wolff; entenda

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil